Arquétipos Culturais TeamHub

O que são os Arquétipos Culturais TeamHub?
Para entendermos o que são os Arquétipos Culturais TeamHub é necessário observarmos algumas premissas. Há diferentes tipos de cultura que se desenvolvem no interior das organizações. Não se pode classificá-las como boas ou ruins. Entretanto, no âmbito empresarial, faz-se necessária uma avaliação se a cultura estabelecida vai de encontro aos valores defendidos pela empresa, são coerentes com sua missão e favorecem o alcance da visão da organização.
A TeamHub desenvolveu tipologias próprias, fruto de sólida experiência em consultoria organizacional e o conhecimento técnico cientifico de seus fundadores. Portanto, acreditamos que os Arquétipos Culturais TeamHub são indicadores consistentes para análise e planejamento estratégico assertivo.
Este texto tem como objetivo passar uma ideia geral de cada um dos Arquétipos Culturais TeamHub, destacando pequenas porções de seus conceitos.
VEJAMOS QUAIS SÃO ESSES ARQUÉTIPOS E SUAS DEFINIÇÕES
ARQUÉTIPO CULTURAL DE REGRA
Forças: Forte preocupação para que os processos sejam bem construídos, padronizações e clareza nas regras, primam pela qualidade das entregas e combinados claros.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta hierarquia e subordinação e, no trabalho, existe uma morosidade nas entregas e burocratização. Ambiente de baixa confiança devido ao excesso de controle e fiscalização.
Crença básica: Uso do controle para gerar estabilidade.
Construção de futuros: Tendo como ponto de partida o passado.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE COMPLACÊNCIA
Forças: Tolerância, paciência e manutenção de um bom clima. Cuidado na tomada de decisão, capacidade de avaliar probabilidades e antever consequências.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta condescendência com procedimentos e atitudes negativas e paternalismo e, no trabalho, existe procrastinação, resistência passiva diante de mudanças.
Crença básica: Tolerância para manutenção de um bom clima.
Construção de futuros: Tendo como base as histórias pessoais.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE APRENDIZADO
Forças: Valorização do desenvolvimento da equipe, constância de feedback, aperfeiçoamento e crescimento.
Pontos de atenção: Tanto nas relações interpessoais, quanto nas relações com o trabalho, o ponto de maior atenção está na necessidade de se perceberem como parte de um ecossistema maior. É importante ter uma percepção mais acurada de tempos, modos e pessoas para saber no que investir e quando.
Crença básica: Crescimento através do desenvolvimento.
Construção de futuros: Tendo como base a contribuição de cada pessoa.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE CLÃ
Forças: Forte cumplicidade, vínculos, companheirismo e cuidado mútuo. Maior colaboração entre os seus.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta cumplicidade pode promover um ambiente tóxico e permissivo. Evitam conflitos. Relações paternalistas e, no trabalho, existe união dos membros da equipe em oposição à ideias, mudanças e novos modelos de gestão.
Crença básica: Cumplicidade e apoio.
Construção de futuros: Tendo como base a força do relacionamento.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE COLABORAÇÃO
Forças: Postura colaborativa, orientação para o ambiente externo, abertura para novas ideias e compartilhamento de pontos de vista.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – tendência a desenvolver dependência extrema da participação de outros para a tomada de decisão e dificuldade em assumir responsabilidades individuais e, no trabalho, existe dificuldade para perceber com maior clareza os talentos de cada um e posicioná-los estrategicamente.
Crença básica: Fazer junto.
Construção de futuros: Tendo como base as múltiplas perspectivas, pontos de vista.
ARQUÉTIPO CULTURAL EMPREENDEDORA
Forças: Agilidade na tomada de decisão, alta produtividade, liberdade de criação, foco no futuro, risco, objetividade, dinamismo e motivação para qualquer atuação.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – as relações são mais superficiais, e os vínculos surgem de acordo com os interesses do momento e, no trabalho, existe uma tendência a alta competitividade negativa e briga de egos.
Crença básica: Fazer o que precisa ser feito.
Construção de futuros: Tendo como base a capacidade de execução.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE INOVAÇÃO
Forças: Dinamismo, busca por inovação, melhoria de processos/produtos e preocupação para que a tomada de decisão seja mais assertiva e em tempo hábil. Busca por caminhos mais rápidos.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – comunicação mais objetiva e de baixa afetividade e, no trabalho, falta cuidado com o desenvolvimento e manutenção do ambiente interno. Pessoas mais lentas, não são muito bem vindas nessa cultura.
Crença básica: Agilidade com qualidade.
Construção de futuros: Tendo como base a capacidade de imaginar e criar o futuro desejado.
ARQUÉTIPO CULTURAL DE AUTORIDADE
Forças: Padrões de qualidade pré estabelecidos, comunicação direta, definição clara de papéis. Hierarquias bem estabelecidas como forma de delimitar espaços.
Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – formalismo nas relações, distanciamento e baixa confiança e, no trabalho, existe um Clima mais tenso, baixa confiança no time e liderança e alto controle.
Crença básica: Ordem e limites claros.
Construção de futuros: Tendo como base o que já deu certo.
Como saber quais Arquétipos Culturais TeamHub minha empresa possui? A TeamHub é uma plataforma digital capaz de diagnosticar a Cultura instalada na empresa. É exatamente esta Cultura que compõem os Arquétipos Culturais TeamHub. Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar sua empresa diagnosticar os Arquétipos Culturais TeamHub e alinhá-los com os objetivos estratégicos da sua organização.