Arquétipos Culturais TeamHub

Arquétipos Culturais TeamHub
transformação cultural

Os arquétipos culturais são representações de padrões de comportamentos e valores dentro de uma empresa.

A TeamHub desenvolveu tipologias próprias, fruto de sólida experiência em consultoria organizacional e o conhecimento técnico-científico de seus fundadores.

Portanto, acreditamos que os Arquétipos Culturais TeamHub são indicadores consistentes para análise e planejamento estratégico assertivo. Confira no conteúdo.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos que norteiam a estratégia de uma empresa.

Dentro de um negócio, a cultura da empresa serve como um guia de comportamento e mentalidade para os funcionários. Ou seja, suas práticas, hábitos, comportamento, princípios, política, crenças entre outros fatores.   

O que são os Arquétipos Culturais TeamHub?

Para entendermos o que são os Arquétipos Culturais TeamHub é necessário observarmos algumas premissas. Há diferentes tipos de cultura que se desenvolvem no interior das organizações.

Entretanto, não se pode classificá-las como boas ou ruins. No âmbito empresarial, é necessário avaliar se a cultura estabelecida vai de encontro aos valores defendidos pela empresa, são coerentes com sua missão e favorecem o alcance da visão da organização.

Este texto tem como objetivo passar uma ideia geral de cada um dos Arquétipos Culturais TeamHub, destacando seus conceitos.

arquétipos culturais

Quais são os arquétipos culturais e suas definições

Arquétipo cultural de regra

Forças: Forte preocupação para que os processos sejam bem construídos, padronizações e clareza nas regras, primam pela qualidade das entregas e combinados claros.

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta hierarquia e subordinação e, no trabalho, existe uma morosidade nas entregas e burocratização. Ambiente de baixa confiança devido ao excesso de controle e fiscalização.

Crença básica: Uso do controle para gerar estabilidade.

Construção de futuros: Tendo como ponto de partida o passado.

Arquétipo cultural de complacência

Forças: Tolerância, paciência e manutenção de um bom clima. Cuidado na tomada de decisão, capacidade de avaliar probabilidades e antever consequências.

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta condescendência com procedimentos e atitudes negativas e paternalismo e, no trabalho, existe procrastinação, resistência passiva diante de mudanças.

Crença básica: Tolerância para manutenção de um bom clima.

Construção de futuros: Tendo como base as histórias pessoais.

Arquétipo cultural de aprendizado

Forças: Valorização do desenvolvimento da equipe, constância de feedback, aperfeiçoamento e crescimento. 

Pontos de atenção:  Tanto nas relações interpessoais, quanto nas relações com o trabalho, o ponto de maior atenção está na necessidade de se perceberem como parte de um ecossistema maior. É importante ter uma percepção mais acurada de tempos, modos e pessoas para saber no que investir e quando.

Crença básica: Crescimento através do desenvolvimento.

Construção de futuros: Tendo como base a contribuição de cada pessoa.

Arquétipo cultural de clã

Forças: Forte cumplicidade, vínculos, companheirismo e cuidado mútuo. Maior colaboração entre os seus.

teamhub gestão de cultura

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais – alta cumplicidade pode promover um ambiente tóxico e permissivo. Evitam conflitos. Relações paternalistas e, no trabalho, existe união dos membros da equipe em oposição à ideias, mudanças e novos modelos de gestão.

Crença básica: Cumplicidade e apoio.

Construção de futuros: Tendo como base a força do relacionamento.

Arquétipo cultural de colaboração

Forças: Postura colaborativa, orientação para o ambiente externo, abertura para novas ideias e compartilhamento de pontos  de vista.

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais tendência a desenvolver dependência extrema da participação de outros para a tomada de decisão e dificuldade em assumir responsabilidades individuais e, no trabalho, existe dificuldade para perceber com maior clareza os talentos de cada um e posicioná-los estrategicamente.

Crença básica: Fazer junto.

Construção de futuros: Tendo como base as múltiplas perspectivas, pontos de vista.

Arquétipo cultural empreendedor

Forças: Agilidade na tomada de decisão, alta produtividade, liberdade de criação, foco no futuro, risco, objetividade, dinamismo e motivação para qualquer atuação.

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais as relações são mais superficiais, e os vínculos surgem de acordo com os interesses do momento e, no trabalho, existe uma tendência a alta competitividade negativa e briga de egos.

Crença básica: Fazer o que precisa ser feito. 

Construção de futuros: Tendo como base a capacidade de execução.

Arquétipo cultural de inovação

Forças: Dinamismo, busca por inovação, melhoria de processos/produtos e preocupação para que a tomada de decisão seja mais assertiva e em tempo hábil. Busca por caminhos mais rápidos. 

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais comunicação mais objetiva e de baixa afetividade e, no trabalho, falta cuidado com o desenvolvimento e manutenção do ambiente interno. Pessoas mais lentas, não são muito bem vindas nessa cultura.

Crença básica: Agilidade com qualidade. 

Construção de futuros: Tendo como base a capacidade de imaginar e criar o futuro desejado.

Arquétipo cultural de autoridade

Forças: Padrões de qualidade pré estabelecidos, comunicação direta, definição clara  de papéis. Hierarquias bem estabelecidas como forma de delimitar espaços. 

Pontos de atenção: Nas relações interpessoais formalismo nas relações, distanciamento e baixa confiança e, no trabalho, existe um Clima mais tenso, baixa confiança no time e liderança e alto controle.

Crença básica: Ordem e limites claros. 

Construção de futuros: Tendo como base o que já deu certo.

Como saber quais Arquétipos Culturais TeamHub minha empresa possui?

A TeamHub é a plataforma digital capaz de fazer um diagnóstico de cultura na sua empresa.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar sua empresa diagnosticar os Arquétipos Culturais TeamHub e alinhá-los com os objetivos estratégicos da sua organização.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 1.319 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *