Como sustentar a cultura organizacional à distância?
Diante de uma nova realidade de trabalho, gerir e sustentar a cultura organizacional à distância tem sido uma das principais tarefas de profissionais de RH, CEOs e líderes.
Percebendo que a realidade remota é positiva, muitas organizações reúnem esforços para conduzir suas culturas em novas direções a fim de aumentar a produtividade e resultados das companhias.
Como se constrói uma cultura?
Apesar do assunto cultura organizacional ter ganhado muito espaço nos últimos tempos, isso não quer dizer que o tema não fosse importante antes. O que acontece é que sua relevância e impacto foram expostos devido à pandemia.
No entanto, se essa é sua primeira vez lidando de forma estratégica com este tema; cultura, em linhas gerais, significa o jeito de ser de uma empresa.
A cultura se relaciona tanto com valores da organização quanto com os comportamentos dela, dos líderes e dos demais colaboradores, não se resumindo somente aos valores expostos na parede do escritório. Além disso, ela não se molda apenas com o espaço físico.
Embora todos os artefatos que ficam dispostos no espaço físico das organizações, assim como todas as regras e processos organizacionais influenciam o jeito de ser das organizações, a cultura se constrói a partir das relações pessoais na prática.
E claro que, mesmo com a pandemia e o distanciamento social, não deixamos de nos relacionar. Em alguns casos, as equipes podem ter até mais contato do que tinham no escritório.
Por isso, é nessa conjuntura que a liderança toma um papel importante, porque ela será responsável por conduzir e expressar a cultura da organização e promover uma ampliação das interações entre as pessoas como forma de suplantar a ausência que a convivência presencial patrocina.
Contudo, mesmo conseguindo manter as relações pessoais de maneira virtual, isso não significa que a cultura esteja sendo sustentada.
E esta é a questão principal: embora a cultura tenha sido forjada de forma presencial, é preciso ser mantida à distância neste novo contexto.
Os 5 maiores desafios da cultura organizacional à distância
A maioria das organizações enfrentou dificuldades em se adaptar ao modelo de trabalho remoto. Em uma pesquisa aplicada com cerca de 400 profissionais de RH, destacaram-se 5 grandes desafios que as organizações têm enfrentado quando o assunto é pessoas e cultura:
1- Comunicação
Como ter e manter uma linha de comunicação entre a organização e os colaboradores e entre as próprias equipes mantendo as relações ativas?
2- Conexão com as pessoas
Se conectar com alguém enquanto conversam cara a cara pode ser muito mais simples. Por outro lado, criar conexões pela tela de um computador pode ser um desafio muito maior.
3- Engajamento
Como manter os funcionários engajados com o trabalho sem que se sintam sobrecarregados?
4- Integração
Como receber novos colaboradores e integrá-los à organização de forma eficaz, construindo uma estratégia de onboarding totalmente nova?
5- Sobrecarga de reuniões
Como reuniões foram a maneira mais adotada para manter contato entre as equipes, muitos profissionais passaram a usar plataformas sem uma boa gestão do tempo, gerando sobrecarga e agravando problemas de saúde mental.
Mas nem tudo é negativo. Os profissionais de RH, participantes da pesquisa, reconhecem 5 pontos positivos que o trabalho remoto proporcionou:
- Flexibilidade;
- Colaboração;
- União;
- Empatia;
- Aumento de produtividade.
Sabendo disso, como superar esses desafios para alcançar os resultados positivos do trabalho remoto e gerir a cultura da organização de maneira efetiva?
Identidade como fator crucial para cultura organizacional
Nunca antes as organizações deram tanta atenção às pessoas, o que resultou em mudanças significativas na experiência organizacional.
Pesquisas revelaram o deslocamento do foco em performance para um foco maior em pessoas, do controle para a adaptabilidade e da hierarquia ao trabalho em conjunto.
Essa nova modalidade acentuou o desenvolvimento da colaboração entre as partes e isso já é um começo para trabalhar a manutenção da cultura de forma remota.
É vital que uma empresa tenha clareza de qual é sua identidade organizacional, porque quanto mais as pessoas compreendem qual é, mais fácil elas se conectam à cultura.
Nesse aspecto, o mais importante é deixar claro alguns questionamentos como: Quem nós somos? Porque nós existimos? O que fazemos para honrar com essa existência? Qual o nosso foco e objetivo? Onde queremos chegar enquanto organização? E de que forma faremos isso?
Independente do formato em que é expressa essa identidade, seja através de um manifesto, de frases ou palavras, devemos dar transparência a alguns elementos clássicos:
- Propósito;
- Missão;
- Visão;
- Valores.
Esses pontos são importantes, porque é sua junção que resumirá a identidade organizacional da sua empresa.
E agora, compartilhamos algumas dicas simples que podem te ajudar a gerir a cultura remotamente.
Uma consideração importante a se fazer antes de implementar novos projetos é estudar as camadas da cultura da sua empresa. Elas são: Valores e Crenças; Sistemas, regras, procedimentos e processo decisório; Comportamento e rituais; e Ambientes, artefatos e símbolos.
Por conta do trabalho remoto, cuidar da cultura ressignificou a forma de cuidar de três dessas camadas, já que Ambiente, artefatos e símbolos é um pilar atrelado ao espaço físico do escritório. Confira abaixo:
10 dicas para gerir a cultura organizacional à distância
1- Reconheça os funcionários por seu trabalho
As pessoas precisam sentir que são reconhecidas por aquilo que estão fazendo, com feedbacks constantes que apontem se estão indo bem ou não.
2- Conte a história da empresa
As histórias unem as pessoas, por isso, é importante compartilhar com cada colaborador a missão, a visão e o propósito da organização. Essa história deve ser conhecida pela empresa como um todo.
3- Crie um “Clube da Cultura”
Crie iniciativas que fomentem as relações. O “Clube da Cultura” tem o intuito de oferecer uma variedade de atividades, como clubes de leituras ou corrida. O objetivo é fortalecer um grupo de pessoas que represente os comportamentos valorizados pela empresa.
4- Apoie a aprendizagem contínua
Desenvolva trilhas curtas de aprendizagem para que as pessoas possam compartilhar conhecimentos e continuar o seu desenvolvimento diante de um contexto cada vez mais rápido e inconstante.
5- Crie um sistema de apadrinhamento
Crie uma rede de “padrinhos” ou coaches para adicionar uma camada de apoio mútuo, principalmente a novos colaboradores.
6- Reflita a cultura em toda a experiência do funcionário
A cultura não deve ser adotada somente pelos líderes, ela deve surgir e ressoar nas experiências dos colaboradores dentro da organização.
7- Aproveite as ferramentas de colaboração
Existe uma gama de ferramentas que podem ajudar as equipes a se reunirem mesmo que virtualmente. Adote uma para manter contato com todos.
8- Cuide da ergonomia
Esteja atento às questões ergométricas de cada colaborador nesse momento de home office: cadeira, mesa, apoio para note e muitos outros detalhes são relevantes nesse contexto.
9- Amplie os rituais e a frequência
Faça reuniões semanais com a equipe, marque Happy Hours virtuais e tenha contatos casuais diários.
10- Radicalize na transparência
Conte e conte de novo o que está acontecendo e as mudanças que a empresa está passando. Aproveite esse momento para quebrar a formalidade.
Está com dificuldades em alinhar a cultura da sua empresa com os objetivos estratégicos? Fale com a gente clicando aqui.