Diversidade e Inclusão nas empresas: Por que aplicar essa ideia?

Diversidade e Inclusão nas empresas: Por que aplicar essa ideia?
transformação cultural

A diversidade e inclusão nas organizações é uma preocupação constante da gestão das empresas que se comprometem com o desenvolvimento de seus talentos e mercados. Isso porque uma equipe com características distintas pode promover a inovação, o que é um fator competitivo muito importante.

Pode-se encarar a diversidade nas empresas como um ambiente que abrange uma pluralidade de perfis comportamentais, sociais e culturais variados, podendo envolver raça, religião, capacidade física, idade, gênero, estado civil, conceitos ideológicos, entre outros.

Importância da Diversidade e Inclusão

Se comprometer com a criação de um ambiente organizacional diverso não é contratar aleatoriamente qualquer profissional apenas para estabelecer o cumprimento da lei.

Isso porque, questões como cor, raça, religião, deficiência, orientação sexual, entre outros, não definem competência. É preciso definir um planejamento de inclusão da diversidade e agir para que as equipes possam render o esperado: inovação, produtividade, qualidade e sucesso.

A diversidade nas empresas pode proporcionar um ambiente de trabalho saudável, além de providenciar uma troca de experiências entre perfis profissionais distintos.

Além disso, promove a motivação e aumento da produtividade, fatores que são capazes de elevar a competitividade da empresa no mercado em que atua.

Outro ponto importante é que uma empresa diversa promove um novo significado para a sociedade em que está inserida, o que gera mais valor para os serviços e produtos da organização.

Benefícios da Diversidade e Inclusão

Ampliação do ponto de vista dos integrantes da equipe à inovação, a diversidade traz diversos benefícios que são diferenciais competitivos para a organização. Listamos os principais:

Crescimento do capital intelectual da empresa

Quando a equipe se vê em situações e condições diferentes, cria um ambiente passível para a entrada ao novo.

Em suma, novos hábitos podem ser adquiridos com a exposição a culturas diferentes, e do comparativo de ideias nascem os melhores projetos e soluções. Com isso, surgem novas áreas propensas à inovação em toda a empresa.

Melhores resultados para a organização

Colaboradores com diferentes perfis conseguem promover e unir a equipe em sua rotina profissional, trazendo mais produtividade e resultados. Isso ocorre porque, em um ambiente diverso, as pessoas tendem a ser mais solidárias e empáticas.

O resultado é um meio organizacional mais estimulante, onde o respeito e a contribuição mútua estão presentes.

Clima organizacional mais favorável

Com a cultura da diversidade definida, isso favorece gradativamente um ambiente voltado para cooperação e o respeito.

Então, a convivência entre as pessoas melhora e a rotina de trabalho se torna mais pacífica, fazendo com que o clima organizacional fique mais positivo.

Diminuição da rotatividade de pessoal

Quando o clima organizacional está mais harmonioso, o turnover tende a diminuir. Isso acontece porque os colaboradores passam a reconhecer que na empresa há oportunidade de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Esse é um ótimo diferencial para as empresas, já que uma abundância de desligamentos gera custos altos com treinamento de novos colaboradores e encargos com as demissões, além dos gastos com novos processos seletivos.

teamhub gestão de cultura

Time mais criativo

Os ambientes diversos colaboram para o aumento da criatividade, assim como a inovação e a motivação dos trabalhadores. Assim, temos mais soluções inovadoras e elas podem ser unidas para aumentar o nível de competitividade empresarial.

Diversidade e Inclusão na Prática

Para começar a implementar a diversidade em sua organização, é uma boa ideia iniciar por um diagnóstico de como a organização está em relação a isso, levantando dados que favoreçam tanto ações de contingência, que atendam as necessidades de curto prazo (pessoas em situação de vulnerável), e deem uma direção clara para construção de um plano estratégico com metas e objetivos de médio e longo prazos, de modo que garanta a sustentação no clima e, consequentemente, na cultura.

Também é bom perguntar aos seus funcionários sobre o tema, de modo a medir seu nível de conscientização e propagar boas práticas para receber novos colegas.

Dedique uma atenção especial aos líderes e colaboradores com compromissos em gestão de pessoas, como a equipe de Recursos Humanos, pois eles terão um papel-chave na prática dessa mudança de cultura. Futuros líderes com perspectivas de gestão de pessoas também devem ser considerados nesse processo de aprendizado.

Criar programas de diversidade na empresa é fundamental para unir as ações à estratégia da organização. Todas as direções devem estar em equilíbrio com os valores da companhia e com diretrizes que sejam aptas de serem praticadas.

É possível realizar isso com um bom planejamento e contando com o apoio de toda a equipe de Recursos Humanos para avaliar a situação atual.

Conquistar a diversidade nas organizações só se torna possível com contratações de perfis profissionais mais diversificados.

Para isso, estabeleça parcerias com instituições de acolhimento a causas relacionadas. Também lembre-se de divulgar as vagas em grupos de trabalho voltados para a diversidade.

É primordial também apostar em uma comunicação aberta e franca, com o compartilhamento de informações e metas sobre diversidade com todos os colaboradores da organização. Assim, as equipes saberão onde estão e aonde precisam chegar.

Principais Desafios

Uma pesquisa – “Diversidade no mercado de trabalho e nas empresas”, realizada pela consultoria Talento Incluir, em parceria com o Vagas.com – elegeu os principais obstáculos para o crescimento da diversidade nas empresas brasileiras:

  • Falta de Informação (48%), exigindo que haja uma conscientização a respeito do que significa e agrega ter um ambiente de trabalho diverso;
  • Aceitação e respeito dos gestores (25%), o que torna essencial iniciativas voltadas à educação da liderança;
  • Aceitação e respeito dos colegas (14%), destacando a necessidade de humanização e cultura ao respeito nos locais de trabalho;
  • Falta de preparo da área de recursos humanos (9%), evidenciando a importância de cursos e outros mecanismos para se tornarem aptos a apoiar e orientar os funcionários até a diversidade na empresa;
  • Discriminação (4%).

Veja como a falta de ações para proporcionar a diversidade e a inclusão, começando pela contratação de pessoas com perfis e características variadas, leva a um ciclo preocupante de desinformação e preconceito.

Ao delimitar a convivência a pequenas bolhas de pessoas com visões de mundo parecidas, os empregadores restringem a oportunidade de aprender e evoluir a partir de pontos de vista diferentes, o que salienta atitudes discriminatórias no trabalho.

Nesse sentido, o maior desafio para um ambiente mais diverso pode ser a ignorância e a inércia, que impedem que um primeiro passo seja dado em direção à inclusão de minorias.

Conclusão

A diversidade nas empresas ainda enfrenta muitos obstáculos que não podem ser ignorados pela gestão de Recursos Humanos ou pelas lideranças das organizações.

Isso ocorre bastante porque o ambiente empresarial tem o costume de ser pragmático, tendo em vista que perfis profissionais parecidos são encarados como mais fáceis de serem gerenciados, e isso é tido como um atalho para alcançar as metas.

No entanto, as mudanças na economia e no perfil dos novos trabalhadores exigem que as organizações se adaptem. Com isso, o que antes era visto como um “perfil padrão” nas organizações perde cada vez mais prioridade para a diversidade.

Nas diferenças existe uma oportunidade para usar do potencial das pessoas, não importando em que dimensão estamos falando: gênero, raça, credo, cultura, personalidade, origem, deficiência, valores.

Quando o assunto é diversidade nas empresas, é primordial sempre priorizar o potencial do profissional, e não as suas escolhas ou traços pessoais. Para isso, é necessário respeitar as diferenças para se poder colher o melhor de cada um.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 30 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *