Fit cultural: Entenda os casos da Nubank e Natura

Fit cultural: Entenda os casos da Nubank e Natura
transformação cultural

No momento de escolher qual o melhor profissional para ocupar uma  vaga de emprego, é preciso analisar questões que vão além do currículo e do seu histórico. Um critério que deve ser avaliado é o fit cultural.

Esse procedimento nada mais é do que a verificação do perfil do candidato para saber se ele possui os mesmos valores e pretensões da empresa. Em algumas companhias, essas características passaram a ser mais valorizadas que as habilidades profissionais. 

E o seu contrário também é verdadeiro, uma vez que cada dia mais, as pessoas buscam trabalhar em um ambiente de acolhimento, identificação e ideologias que vão de encontro às suas crenças, às vezes, até abrindo mão de ótimos benefícios ou do melhor salário, apenas para estar em uma empresa que acredita no seu potencial mais verdadeiro.

Caso Natura&Co

Exemplo disso é o que acontece na Natura&Co, maior conglomerado de beleza da América Latina, que reúne marcas como Natura, Avon, The Body Shop e Aesop. 

Seu cuidado com a cultura organizacional e a forma como ela é transmitida aos times, se tornou um dos principais elementos da estratégia.

Dessa forma, a companhia procura trazer seus colaboradores para o centro da decisão e, assim, garantir que suas jornadas estejam asseguradas por propósito, sentimento de pertencimento e prosperidade.

Para demonstrar alinhamento com esses valores, a empresa implementou medidas para disseminar um ecossistema mais inclusivo, com políticas de conscientização e sensibilização sobre a importância da equidade de direitos e o combate a comportamentos discriminatórios.

Caso NuBank

Com quase oito anos de mercado, o NuBank foi capaz de reproduzir um modelo de aculturamento híbrido, ágil e assertivo que zela pela saúde e bem-estar dos seus colaboradores.

teamhub gestão de cultura

A exemplo de ações realizadas em prol das equipes, desde o começo da pandemia, seus colaboradores passaram a trabalhar remotamente e a contar com aulas virtuais de yoga e sessões de mindfulness, sempre procurando manter seu papel social.

A cultura é um elemento-chave para seu crescimento e, por isso, a arquitetura de times diversos também é um valor fundamental para a empresa.

A empresa reforçou este aspecto em seu dia a dia e conta com mais de 500 profissionais autodeclarados negros ou pardos em todas as áreas e níveis de senioridade, além de contar com mais de 35 nacionalidades em sua força de trabalho.

E qual o impacto do fit cultural no negócio?

Ter uma cultura bem definida é uma vantagem competitiva dentro de um mercado de trabalho cada vez mais acirrado. É comum uma maior rotatividade de colaboradores no primeiro ano de empresa em razão da falta de alinhamento cultural. 

Como resultado da convivência de um grupo de pessoas que trabalham juntas no dia a dia, a cultura não é estática. Ela é moldada e influenciada por fatores externos, e a boa leitura do meio as torna mais atrativas e lucrativas.

Prova disso são os temas que ganharam espaço nos últimos tempos. Além das discussões acerca da saúde mental, assuntos como futuro do trabalho, anywhere office, home office e jornadas flexíveis também conquistaram espaço dentro das empresas, antecipando tendências.

E os ganhos são incontáveis. Aumento de receita, engajamento e reputação, e diminuição de turnover são alguns dos exemplos palpáveis e esperados na estratégia de cultura. 

Uma mão lava a outra

É verdade que as empresas se tornaram um canal para as pessoas se realizarem profissionalmente, exercitando os seus valores e colocando as suas competências e talentos a serviço do desafio diário que as move.

Com isso, quanto mais definida e estabelecida for a cultura de uma organização, melhor ela poderá expressá-la para os ambientes interno e externo, trazendo para o negócio perfis com fit cultural, potencializando tanto os resultados da empresa, quanto a realização e o bem-estar das pessoas.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 294 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *