20 indicadores de RH estratégicos para a sua empresa
Você precisa saber se a sua estratégia de RH está gerando resultados para a empresa. Mas para isso, é necessário monitorar indicadores e o impacto das atividades de RH em sua organização.
O motivo é porque isso se tornou uma das coisas mais inteligentes que uma empresa precisa fazer para crescer e, quem sabe, chegar à liderança do mercado atual.
Caso isso não seja realizado, seus empenhos não serão reconhecidos e as áreas de melhoria não serão identificadas com precisão, o que será considerado um recurso humano ineficaz, por não possuir métricas de resultados.
Para evitar esta situação, você pode contar com métricas de RH, ou KPIs, que são indicadores de performance de estratégias que detalham os pontos fracos do seu processo.
Se seu RH estratégico quer mensurar os resultados e trabalhar melhor em cima deles, este conteúdo é para você.
O que são esses indicadores?
Trata-se de métricas que ajudam a medir o desempenho do departamento de RH em um determinado período de tempo.
Uma das melhores formas de mensurar, é utilizando o método de KPI, que é o principal indicador de desempenho, a ser observado.
Ele rastreia valores, sejam numéricos ou de porcentagem. Estes, medem as ações e fornecem as respostas necessárias para melhorar os processos do departamento.
Mas atenção, nem todo objetivo é um KPI. Métricas de desempenho são simplesmente indicadores usados nas decisões estratégicas de uma empresa. Baseiam-se nos resultados de recursos humanos relacionados ao alcance das metas de negócios.
Por exemplo, o custo médio de uma entrevista não é um KPI, assim como tempo médio para realização de um serviço, nem mesmo o número de horas que um funcionário realizou um treinamento.
Esses dados que citamos acima podem demonstrar eficiência, mas não eficácia de KPIs. O RH estratégico deve ser atentar, em todas as métricas, incluindo as de KPIs, que são mensuráveis, a curto, médio e longo prazo.
Quais os principais indicadores chave (KPIs) de um RH estratégico?
Vamos mostrar aqui quais são os mais utilizados para que você compreenda as funcionalidades e particularidades de cada um. Desta forma, saberá como utilizar os KPIs de forma correta.
Avaliação de aprendizagem
Este indicador é um dos mais aplicados em equipes de aprendizagem e desenvolvimento.
A aplicação de treinamento a esses indivíduos pode melhorar o desempenho, a qualidade e alastrar o conhecimento para outros membros da equipe.
Uma maneira muito comum de coletar dados é avaliar usando questionários somente após o treinamento ou avaliações pré e pós-atividade para comparar
Um teste pode ser usado para quem não participou do treinamento e para os presentes. Esta opção mostra as necessidades dos funcionários e se elas são resolvidas após a preparação.
Investimento em capacitação
Quando uma empresa decide investir na formação dos seus colaboradores, o fará de forma a compensar de acordo com os objetivos traçados. Serve para entender e determinar se os investimentos são eficazes, medindo a eficiência dos funcionários.
Por exemplo, imagina que você está fazendo uma apresentação sobre pontualidade no trabalho. Se a pontualidade esperada for de 50% em termos de histórico e aumentar para 70%, a variação de 20%, esse foi o efeito causado pelo treinamento.
Clima organizacional e satisfação
Esse indicador é responsável por medir a qualidade no ambiente de trabalho. A ideia é ajudar a entender como os funcionários se sentem em relação ao bem-estar e como são tratados, bem como a satisfação e o engajamento.
ROI em treinamentos
O retorno sobre o investimento em treinamento mede se a capacitação aumenta a qualidade dos resultados e reduz prejuízos, acidentes e perdas na empresa.
Este indicador é calculado somando o custo anterior ao treinamento e comparando-o com o mesmo cálculo após o treinamento dos colaboradores.
Índice de reclamações do trabalho
Este KPI mede as condições de trabalho e também a responsabilidade social da empresa. Além disso, mantém a saúde e integridade dos seus colaboradores ou apresenta problemas irregulares dentro do ambiente de trabalho.
Observe a taxa de reclamações e funcionários desligados na empresa para fazer uma mensuração deste KPI.
Absenteísmo
Esse KPI é responsável por medir as ausências dos funcionários com base em suas abstenções, faltas justificadas ou inexplicáveis, atrasos e dias de doença. A partir dele, você prevê quantas ausências aconteceram em determinado período e quais os custos disso.
Turnover/índice de rotatividade
Este indicador é responsável por apresentar o número de trabalhadores que deixaram a empresa ao longo do tempo. Ele é um dos principais e deve ser observado com carinho.
O cálculo deste indicador é baseado em dados de movimentação, desde as entradas e saídas dos funcionários e no número total de funcionários.
Se essa média não for boa, pode significar que a organização está perdendo relacionamento com clientes e capital intelectual na sua empresa.
Custos de Turnover
Trata-se de medir o impacto financeiro da rotatividade de trabalhadores dentro da empresa.
Esse índice pode ser somado, a partir dos custos de recrutamento e seleção, programa de novas contratado e redução de produtividade.
Frequência
Além da pontualidade, esse cálculo também avalia as ausências dos funcionários. Seu objetivo é definir o comprometimento e a participação de todos da equipe. A partir desse índice, pode ser criada uma estratégia para motivar o trabalhador.
Taxa de promoção
É um indicador calculado com base no plano de desenvolvimento individual (PDI), medida estratégica de retenção de talentos das empresas, responsável pelos objetivos que cada trabalhador estabelece e pelo que deve fazer para chegar ao seu objetivo final.
Promoções internas vs. externas
O indicador de promoções internas vs. externas é uma comparação entre os profissionais promovidos e os contratados em cargos de liderança.
Esses dados são importantes para verificar se o plano de carreira atribuído a cada talento é cumprido ou se a empresa não aplica treinamentos para formação de novos núcleos de liderança.
Esses são fatores importantes para o crescimento da área de treinamento e desenvolvimento para os times.
Vagas fechadas no prazo
Compreensão da pontualidade do recrutamento e da seleção de pessoas. Essa métrica responde a duas perguntas que são interessantes.
Reúna informações sobre o total de vagas abertas, no período selecionado e quantas vezes o cronograma foi cumprido. Desta forma, é só encontrar um percentual.
Relação HR para FTE
É usado, geralmente, para comparação dos níveis de envolvimento dos trabalhadores, independente de sua carga horária. É indicada a produtividade individual de cada um, sendo observadas as horas úteis trabalhadas.
Este indicador é fundamental para comparar o desempenho de funcionários que atuam em tempo parcial e em tempo integral.
Retorno sobre Investimento (ROI)
Calcular o ROI, tem como objetivo principal entender se o investimento feito foi positivo para a empresa e se o dinheiro consumido gera, de alguma forma, retorno dentro de um determinado período de tempo.
Se você investiu 10 mil em produtividade e retornou 20 mil de lucro, significa que você teve 10 mil de retorno sobre o seu investimento.
Desempenho e produtividade
A partir deste KPI é possível avaliar quais funcionários precisam de menos atenção. E quem ainda está se desenvolvendo dentro da empresa e exigem mais observação e investimentos.
Custo per capita dos benefícios da empresa
Com o número em mãos, você pode ver se os investimentos em benefícios nas diversas áreas da empresa deram certo ou não. A conta pode ser feita com todos os fundos recebidos ou separados por tipo de pagamento, como salários e subsídios.
Competição salarial
Esse KPI te dará a oportunidade de entender se a oferta salarial é atrativa para os profissionais e verificar se a renda deve ser integrada a outros benefícios para complemento.
Folha de pagamento
O objetivo é verificar se a empresa reequilibra os dois números para determinar se a remuneração era muito superior ao que a empresa tolerava ou um custo mais baixo do que pode ser custeado.
Desta forma, é possível calcular valores brutos e líquidos, dependendo de como sua empresa opera e de suas tendências… preferências.
Headcount
Esse indicador é a contagem do número total de colaboradores da empresa. A intenção é ver se aumentou ou diminuiu, nos últimos anos.
Índice de retenção de talentos
Permite diagnosticar a eficácia das estratégias da empresa dirigidas aos colaboradores, de acordo com as suas competências e resultados. Ele ajuda você a descobrir como aumentar o engajamento e diminuir a rotatividade.
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