O que é avaliação comportamental?

O que é avaliação comportamental?
transformação cultural

Adotar uma postura de medição individual, seja para promoções ou mesmo para feedback, dentro da sua empresa vai ajudar a entender os pontos positivos de cada colaborador e poderá tratar as situações desfavoráveis. Para isso, é preciso entender o que é avaliação comportamental.

A avaliação comportamental nem sempre é levada em conta pelas empresas, mas é fundamental para o sucesso de um negócio. Vou te explicar em detalhes o motivo dessa afirmação!

Isso porque, esse tipo de análise pode ser aplicada em vários momentos, tais como na seleção dos colaboradores ou ainda em situações de promoção de cargo.

O objetivo de uma avaliação comportamental é analisar os indivíduos para identificar as suas qualidades e defeitos, o que pode ser trabalhado para melhorar e que trará benefícios à empresa.

Com esse tipo de cuidado, fica mais simples manter uma equipe integrada. Afinal, se você conhece as características dos seus colaboradores, sabe onde eles terão mais sucesso e poderá tomar decisões estratégicas para alcançar as metas do negócio.

Cada cargo precisa de características específicas, concorda? Então, uma boa avaliação comportamental ajuda a alocar cada indivíduo no lugar em que ele vai se sair melhor. 

Ou ainda, ajuda a encontrar um modo de motivá-lo. Assim, será possível usar gatilhos mentais para estimular cada colaborador e se manter em busca das metas do negócio.

Entender o que é avaliação comportamental e implementá-la, de forma profunda,  vai ajudar a sua empresa a compreender melhor a qualidade de cada recurso e ainda terá mais informações para desenvolver toda a equipe.

A avaliação comportamental pode ser bastante útil para manter a equipe integrada por um mesmo objetivo, movendo cada peça para o local em que ela entrega o seu melhor resultado.

Para que usar a avaliação comportamental?

Ao buscar informações sobre o que é avaliação comportamental, você verá que este tipo de análise é muito comum em processos de recrutamento e seleção.

Por meio dela, fica mais simples conhecer o candidato e o tipo de “reação” que ele terá no dia a dia. As reações serão assertivas? Combinam com o perfil da empresa e da equipe que já trabalha hoje?

Contratação assertiva

Esses são pontos fundamentais a serem avaliados pelo recrutador, pois são as respostas da avaliação que vão indicar uma maior sintonia do novo empregado com os demais. Os novos colaboradores precisam ter características que combinem com a cultura da empresa.

Aumento de produtividade

A avaliação comportamental também é uma ferramenta interessante para motivar a produtividade de todos. Por meio dela, é mais simples fazer um diagnóstico de cada indivíduo e entender o que pode motivá-lo. Assim, é possível definir ações eficazes para esse objetivo.

Seleção interna

O processo também é útil para fazer a realocação de funcionários em novos setores, ou para dar promoções. Afinal, uma boa análise permite entender se cada colaborador tem as características necessárias para determinado cargo.

Reduzir o Turnover

Além disso, a avaliação comportamental ainda ajuda a diminuir o turnover de uma companhia. Ou seja, índice de evasão dos funcionários, o que gera incômodo e custos para a empresa.

Até porque, para o treinamento de cada colaborador, são gastos tempo e dinheiro. Se ele sair da empresa em um curto período, são tempo e dinheiro “perdidos”.

Logo, a análise comportamental ajuda a entender como reter talentos e diminuir o turnover nos negócios.

teamhub gestão de cultura

Então, vale sempre lembrar que, caso perceba que a sua equipe não está comprometida ou não consegue se adaptar a uma nova realidade da empresa, talvez seja uma questão de fazer um estudo profundo da cultura empresarial e promover mudanças.

A TeamHub te ajuda a entender a estrutura atual e o perfil da equipe para ajustar as necessidades e alcançar os objetivos do negócio.

Testes para avaliação comportamental

Agora que você já sabe o que é avaliação comportamental, é possível utilizar diferentes metodologias para fazer esta análise. São testes que foram desenvolvidos e aprimorados por especialistas ao longo dos anos para ajudar empresas a organizar melhor o seu capital humano.

Teste DISC

A metodologia DISC é capaz de descrever 4 tipos de comportamento. São eles: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Por meio desse método, é possível melhorar as relações de trabalho nas equipes e entender as necessidades de melhoria por cada indivíduo.

Sendo assim, o teste DISC também ajuda no autoconhecimento do funcionário.

Metodologia LABEL

A sigla “LABEL” significa Lista de Adjetivos Bipolares e em Escala de Likert. Por meio dela, o indivíduo passa por uma análise psicológica.

Dessa forma, essa avaliação comportamental ajuda a medir perfis de personalidade de modo estratégico. Ou seja, fica mais simples compreender o comportamento de cada indivíduo.

A partir daí, é possível entender o modo que cada funcionário reage ou reagiria a determinadas situações do dia a dia do negócio.

Teste de Dominância Cerebral ou HBDI

No teste HBDI, busca-se entender qual quadrante do cérebro é dominante no indivíduo. A partir disso, é possível entender o perfil do colaborador.

São quatro perfis, uma vez que são quatro quadrantes do cérebro. São eles: analítico, organizador, relacional e imaginativo. Cada um desses perfis indica características específicas dos indivíduos.

Teste de perfil STAR

A metodologia STAR é uma opção que busca entender a habilidade de cada indivíduo perante uma situação real. Ela avalia: situação, tarefa, ação e resultado

Ou seja, é um método em que o indivíduo é convidado a descrever uma situação, sua responsabilidade nela, o que ele fez e os resultados que obteve.

É um tipo de avaliação comportamental que ajuda a entender e a resolver problemas de comportamento do colaborador.

Teste de perfil IAC

Para fazer a avaliação comportamental, também é possível usar o método chamado de Inventário de Aderência Cultural (IAC).

Ou seja, por meio dele, é possível identificar as características culturais de um indivíduo. Assim, fica mais simples compreender se essas informações são compatíveis com a da empresa.

Você teve a oportunidade de entender o que é avaliação comportamental, quais são os benefícios de implementá-la em sua empresa e também os diversos métodos usados.

Então, defina um modelo e um objetivo ao adotá-lo em seu negócio. Com a sua implementação, avalie se o método colaborou para alcançar o resultado desejado.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 304 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *