Características do perfil comportamental conforme

Características do perfil comportamental conforme
transformação cultural

Entender como cada indivíduo reage a determinadas situações e como ele se encaixa na necessidade da empresa é um grande desafio que ocupa a mente dos gestores e profissionais de Recursos Humanos (RH). A ideia desse artigo é explicar um pouco sobre as características do perfil comportamental conforme.

O estudo do comportamento dos indivíduos tem fornecido insights valiosos para o setor de RH, que costuma utilizá-lo para avaliar candidatos em processos seletivos.

Dentre os diferentes métodos já desenvolvidos para delimitar padrões comportamentais previsíveis, o modelo DISC tem sido um dos mais adotados no mercado de trabalho.

Construída por dr. William Moulton Marston, a metodologia DISC é pautada por quatro perfis, o de dominância, de influência, de estabilidade e de conformidade.

Para explicar mais detalhes e as principais características do perfil conforme, o “C” da sigla, elaboramos este artigo aqui no blog da TEAMHUB.

Você conhece os atributos apresentados por indivíduos com esse perfil? Acompanhe a leitura para descobrir:

  • O que é o perfil conforme;
  • As características do perfil comportamental conforme (pontos fortes e a desenvolver);
  • O perfil conforme na comunicação;
  • As profissões compatíveis com pessoas conformes.

Se você não consegue determinar hoje as necessidades da sua equipe ou sente dificuldade em implementar novas metodologias dentro da organização, saiba que a TEAMHUB atua como uma consultoria para avaliar a cultura empresarial e promover mudanças estratégicas.

O que é um perfil comportamental conforme?

Também chamado de ‘analista’, o perfil conforme é marcado pela determinação em fazer o que é correto, da melhor maneira possível.

O perfil comportamental conforme está associado à precisão a ao pensamento lógico, prático e objetivo. 

Portanto, aqueles que se enquadram no perfil conforme tendem a observar situações problemáticas de forma completa, envolvendo todos os seus detalhes, sendo capazes de propor soluções criativas.

A metodologia do dr. Marston indica que nosso comportamento apresenta os traços dos perfis DISC com maior ou menor intensidade. Dessa forma, há pessoas com características do perfil C fortes ou fracas.

Quando existe o predomínio de tais traços, o indivíduo se adequa com facilidade a regras, orienta suas ações com base em detalhes, toma atitude sistematicamente e é cooperativo.

Ao observar as características do perfil comportamental conforme com traços fracos, vemos posturas opostas às citadas acima, ou seja, rebeldia em relação a regras, certo desinteresse em detalhes, atitudes arbitrárias e demanda por independência.

Principais características do perfil comportamental conforme

Assim como ocorre nos três perfis restantes que formam o modelo DISC, os indivíduos do perfil comportamental conforme incluem fraquezas e pontos fortes.

teamhub gestão de cultura

Por exemplo, o desejo de entregar os melhores resultados e agir segundo um senso próprio de padrão de qualidade faz com  que indivíduos conformes sejam ótimos em resolver problemas e em trabalhar com excelência.

Em contrapartida, esse mesmo anseio por perfeição pode resultar em cobranças e críticas direcionadas a si próprios e aos colegas de trabalho que não alcançam tal padrão de qualidade.

Com base nisso e, de acordo com informações da Crystal e da Pacto RH, destacamos as seguintes características do perfil comportamental conforme que são identificadas como forças e os pontos a serem melhorados.

Traços positivos

As habilidades que diferenciam o perfil comportamental conforme dos demais são:

  • Dedicar tempo para pensar com calma durante o processo de tomada de decisões;
  • Determinar com clareza os procedimentos necessários para cumprir uma tarefa que lhe foi delegada;
  • Utilizar uma abordagem sistemática e planejada para lidar com problemas;
  • Sentir-se confortável em analisar informações muito detalhadas;
  • Esquematizar delegação de tarefas por escrito ou fornecer feedback;
  • Comprometer-se em entregar seus projetos com elevado grau de qualidade e respeitando o prazo previsto;
  • Focar em melhorar continuamente as próprias práticas de trabalho e a si próprio.

Traços a serem desenvolvidos

As características que podem limitar a prática de trabalho dos conformes são:

  • Gastar muito tempo recolhendo dados sobre os possíveis riscos de uma decisão antes de tomá-la;
  • Evitar e ter dificuldade em aceitar as ações de pessoas que agem de maneira pouco sistemática ao trabalhar;
  • Dificuldade em deixar a busca pela perfeição em segundo plano em prol de resultados alcançáveis;
  • Criticar os colegas de trabalho que não atendem ao seu padrão exigente de qualidade e precisão;
  • Questionar e consultar demais aqueles que estão desempenhando uma tarefa de autonomia.

Com base nestas características acima, os indivíduos do perfil conforme precisam ficar em um plano de desenvolvimento individual para neutralizar ao máximo os efeitos negativos em suas rotinas.

Características do perfil conforme na comunicação

Comumente, os indivíduos com perfil comportamental conforme assumem uma postura séria em relação ao trabalho e isso transparece na forma com que se comunicam.

Devido a essa seriedade, eles tendem a escrever e-mails formais e profissionais nos quais a mensagem é estruturada objetivamente.

Para lidar com esse perfil, recomendamos que você se comunique por meio de e-mails claros, detalhados e baseados em fatos e dados. 

Caso haja necessidade de reuniões presenciais, marque-as com antecedência formalmente e com a pauta a ser abordada já preparada.

Cargos compatíveis com o perfil conforme

No universo profissional, de acordo com a empresa Crystal, as pessoas com perfil conforme destacam-se em cargos que os permitem analisar e executar suas tarefas com tranquilidade, precisão e o maior nível de qualidade possível.

Outro fator que os define no trabalho é a preferência por agir de forma independente em vez de em grupos e lidar com ambientes cujas regras e processos são plenamente estabelecidos e estruturados.

Por esses motivos, o perfil comportamental conforme é compatível com as profissões de engenheiro químico, mecânico e de software, data scientist, diretor de engenharia, analista financeiro ou de investimentos, administrador de sistemas e atuário.

Destacamos aqui as principais características do perfil comportamental conforme para que você entenda melhor este tipo de profissional e como ele pode se encaixar na estrutura atual da sua equipe.

Se você sofre com processos excessivos de recrutamento, perda de talentos e falhas entre as equipes, talvez seja um bom momento de investir em uma avaliação completa da cultura organizacional.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 993 times, 10 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *