Principais vantagens do feedback individual
Você que hoje é um gestor, um dia já foi um profissional iniciante na carreira e sentiu falta de uma avaliação sobre o seu trabalho? Saiba que este sentimento é um dos principais motivos de perda de talentos nas organizações. Entender as vantagens do feedback individual é essencial para evolução de toda a equipe.
Ao implantar a cultura do feedback, além de deixar o colaborador mais seguro, também dá suporte para a reestruturação de equipes. Sendo assim, trata-se de uma prática indispensável para a saúde da empresa e para manter o foco nos resultados planejados.
Inclusive, uma das maiores vantagens do feedback individual é proporcionar maior fluidez no ambiente corporativo. Com ele, as pessoas vão saber os pontos que são positivos para o trabalho e aqueles que precisam ser melhorados.
Com este diagnóstico, os profissionais de Recursos Humanos podem promover palestras e treinamentos para agregar o conhecimento que falta aos trabalhadores avaliados.
O que é feedback?
A crescente competitividade do mercado traz a necessidade de manter a motivação dos colaboradores. Porém, mais do que recompensas, é importante acompanhá-los sobre o próprio desenvolvimento do trabalho, pontuando, de forma construtiva, o que pode ser melhorado e o que deve ser mantido.
De modo geral, o feedback é a devolutiva sobre o trabalho realizado com o objetivo de estimular mudanças positivas. Isso pode ser feito sob a forma de avaliação partindo do líder para o liderado e também do liderado para o gestor. Assim, aquele que recebe o resultado da análise pode entender seu próprio comportamento dentro da empresa.
A forma como o feedback é realizado faz toda a diferença nos resultados.
Quem o aplica deve ter cautela quanto ao tom de voz e expressão corporal, evitando dar a impressão de instaurar uma inquisição. Lembre-se de que, por meio do feedback, a empresa demonstra se importar em tirar o colaborador da zona de conforto e sempre evoluir.
Esse, inclusive, é uma das vantagens do feedback individual, já que mostra ao colaborador que a empresa e seu líder enxergam qualidades nele e querem investir para melhorar alguns pontos que impedem ou atrasam a realização de algumas atividades.
Quais são os tipos de feedback?
Existem diferentes tipos de feedback, adequados para situações e indivíduos específicos. O líder, então, precisa ter conhecimento e avaliar qual é o melhor momento para desenvolver a prática.
Algumas empresas, inclusive, adotam modelos que podem ser feitos entre líder e funcionário e também aqueles que são desenvolvidos diretamente pelo RH para avaliar possíveis gargalos de competência para que o negócio continue competitivo.
Antes de entender quais são as vantagens do feedback individual, saiba quais são os tipos mais comuns de avaliação:
- Feedback positivo: tem o propósito de elogiar um comportamento ou postura do profissional, mostrando os impactos reais na organização. Exemplo: citar as metas batidas, percepção por parte dos clientes e como é importante manter esse tipo de atitude;
- Feedback construtivo: o objetivo é levantar alguma ação ou comportamento que tenha impactado de forma negativa, apontando um caminho para melhorar. Exemplo: mencionar alguma atitude impulsiva do colaborador, entender os motivos, ajudar a melhorar e pontuar que aquilo não deve se repetir;
- Feedback negativo: aponta os problemas no desempenho do colaborador, equipe ou próprio gestor, ressaltando os impactos negativos no desenvolvimento das tarefas. Exemplo: atraso frequente na entrega de relatórios ou a demora no atendimento ao cliente.
Em qualquer uma das situações, o gestor(a) deve estar bem preparado(a) para oferecer o feedback individual especialmente naquelas que envolvam levantar problemas. Muitas pessoas lidam bem com receber críticas, mas elas devem ser acompanhadas de orientação, já que o acontecimento pode não ter sido proposital.
Este tipo de acompanhamento da vida do profissional dentro da empresa é muito valioso e serve de “munição” para a instalação de recrutamento inteligente, evitando o desperdício de tempo e dinheiro. Desta forma, é possível anular pontos negativos que impeçam o crescimento do negócio.
Entenda as vantagens do feedback individual
Se você ainda não implementou um sistema de avaliação continuada dentro da sua organização, abaixo é possível ver alguns dos benefícios que essa prática pode incorporar aos seus negócios.
Equipe motivada
Além de mostrar que a empresa se importa com a participação do colaborador, o feedback orienta a equipe sobre onde estão os erros e os acertos.
Assim, os funcionários sentem-se mais motivados a melhorar e corrigir os erros, pois percebem a importância e diferença que fazem na organização.
Para a gestão, é a oportunidade de aprimorar a condução de pessoas e equipes, além de reconhecer também o valor e os acertos que eles tiveram.
Melhora a qualidade do trabalho
Uma vez que o profissional percebe que pontos foram positivos ou negativos em seu trabalho, ele poderá desenvolver uma capacidade de analisá-los e ajustá-los, de acordo com os objetivos pessoais e com as intenções dele dentro da organização.
Neste ponto, é imprescindível acompanhar o fit cultural, já que o desalinhamento nos objetivos e valores pode levar ao descomprometimento.
Dentre as vantagens do feedback individual, vale destacar que ele vai avaliar o progresso individual e o comprometimento em atender aos padrões determinados pela empresa, sabendo o que se espera do funcionário e guiando-o neste objetivo.
Sendo assim, quanto melhor o colaborador desempenha suas tarefas, maior a produtividade e, claro, os resultados. A gestão também consegue monitorar o processo e evolução no desenvolvimento das atividades. Outra vantagem é a facilidade de delegar funções entre os colaboradores.
Fluidez na comunicação
O feedback não é apenas uma ferramenta de fala, mas também de escuta. Tanto colaborador quanto gestor podem usá-la para exercitar a habilidade de ouvir e ensinar o outro.
Isso resulta na fluidez comunicacional e, claro, no alinhamento direto dos resultados. Sem falar que gestão e equipe tornam-se mais próximas.
Reduz a rotatividade
Uma vez que o profissional sente-se mais seguro quanto ao desempenho e o que a empresa espera dele, ele passa então a aprimorar seus processos de trabalho.
Trata-se de uma reação em cadeia, pois os fluxos são também melhorados, a produtividade aumenta e a gestão fideliza seus colaboradores, evitando que eles saiam e sejam necessárias mais contratações.
Ou seja, entre as vantagens do feedback individual está a retenção dos talentos dentro da organização.
A cultura do feedback é um aprendizado
Implantar o sistema de avaliação faz com que gestão e equipes aprendam juntas, pois por meio de uma comunicação aberta, fica mais fácil corrigir falhas e fluxos que, até então, nem foram notados.
A empresa, então, torna-se um local melhor para trabalhar, consolidando a relação organizacional e colhe as vantagens do feedback individual.
Implementar este tipo de estratégia, nem sempre é simples. Passa por um ajuste da cultura organizacional e até uma avaliação do clima entre os profissionais.
Você pode ver aqui que as vantagens do feedback individual são muitas para o negócio, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Com a sua implementação, as ações passam a ser melhor planejadas e a equipe sabe que as atividades seguem em constante observação. Porém, a gestão deve estar aberta a dar e receber feedbacks, criando um ambiente sempre adequado e construtivo.