Teste de Perfil Comportamental: O que avalia em um candidato?

Teste de Perfil Comportamental: O que avalia em um candidato?
transformação cultural

Aplicado por organizações ao redor do mundo, o teste de perfil comportamental avalia as habilidades fundamentais de candidatos ou colaboradores para identificar suas características dominantes, pontos fortes e áreas a serem trabalhadas para garantir o sucesso no ambiente de trabalho.

O teste de perfil comportamental mais famoso é o DISC, sendo usado para observar, descrever, explicar e, em certa medida, prever a reação da pessoa testada em diversas situações que podem ser encontradas no ambiente profissional.

No contexto empresarial, o teste de perfil comportamental avalia em um candidato o quão compatível ele é para um determinado cargo, para a equipe e para a cultura organizacional, ao estilo de trabalho e à missão da empresa.

Algumas empresas nunca fizeram este tipo de estudo e acabam gastando muito dinheiro em processos de contratação, treinamento e demissão, sem saber onde erram. 

Por isso, para interromper esse ciclo, é importante entender o que o teste de perfil comportamental avalia em um candidato e como implementar um recrutamento inteligente na organização.

Entenda o que o teste de perfil comportamental avalia em um candidato

Existem diversos tipos de testes que traçam o perfil comportamental dos candidatos. Cada um deles utiliza sua própria nomenclatura e divisão de arquétipos comportamentais. Tais aspectos afetam quais elementos são avaliados. 

Porém, de maneira geral, o que o teste de perfil comportamental avalia em um candidato são as soft skills.

Trata-se de um conjunto de habilidades essenciais para o sucesso no ambiente de trabalho. Elas são diferentes das hard skills, habilidades técnicas adquiridas por meio de cursos, por exemplo, e que são mensuradas e identificadas com certa exatidão.

As soft skills estão relacionadas aos estilos de trabalho que as pessoas podem assumir. Isso inclui as relações interpessoais com os colegas, a postura assumida ao solucionar problemas e ao superar desafios, o gerenciamento do tempo e outros fatores intimamente ligados ao desempenho no ambiente de trabalho.

Além disso, o teste de perfil comportamental avalia um candidato de acordo com o seu caráter, estilo de pensamento, as motivações, os valores, as capacidades de liderança, entre outros.

Com base nos dados levantados por meio das respostas obtidas, o teste comportamental fornece um resultado que enquadra o candidato em um perfil específico que, como adiantamos, dependerá do tipo de avaliação aplicada.

Quais são os tipos de teste de perfil comportamental mais utilizados?

O estudo do comportamento humano remete à Antiguidade, período desde o qual numerosos modelos de teorias comportamentais foram desenvolvidos.

Com o passar do tempo e com os avanços tecnológicos, tais teorias foram refinadas, esquematizadas com auxílio de plataformas ou softwares e adotadas pelo ambiente corporativo como ferramentas para avaliar a compatibilidade entre um indivíduo e os interesses da empresa.

teamhub gestão de cultura

Conheça as três principais metodologias empregadas para fazer o teste de perfil comportamental dos candidatos a vagas.

Teste comportamental Big Five

O Big Five é uma teoria baseada na existência de cinco dimensões principais da personalidade humana. Todos os principais traços apresentam duas extremidades sendo que cada indivíduo pode ter comportamentos associados a uma ou a outra ponta do espectro.

Openness: associada à imaginação, essa dimensão diz respeito a como as pessoas lidam com pensamento abstrato e teórico, com novas ideias e desafios, etc.

Conscientiousness: esse traço da personalidade humana está relacionado ao planejamento, controle de impulsos, direcionamento de comportamentos com base no cumprimento de objetivos, atenção aos detalhes, gerenciamento de tempo, etc.

Extroversion: caracterizado pela sociabilidade, assertividade, expressividade e capacidade de se comunicar com os demais, a dimensão da extroversão ajuda a avaliar como o indivíduo se sente em situações de interação social.

Agreeableness: está associada à capacidade de ser amigável, agradável, confiável, altruísta, gentil e afetuoso com os demais.

Neuroticismo: esse traço é caracterizado pela tristeza, emotividade e instabilidade.

Você pode perceber acima que o teste de perfil comportamental avalia em um candidato diversas informações que são impossíveis de medir apenas pela observação do seu currículo ou do histórico profissional. Ele faz um estudo completo sobre como o indivíduo se encaixa na equipe e nas ambições da empresa.

Teste comportamental STAR

Frequentemente empregado em entrevistas, o STAR é um teste de perfil comportamental focado em descobrir como o candidato lidou com uma situação real no ambiente de trabalho.

A vivência deve ser relatada com base na seguinte estrutura de acontecimentos (da qual deriva a sigla do teste):

  • Situação: o contexto no qual o candidato estava inserido, quais eram os envolvidos, o que originou a situação;
  • Tarefa: qual foi a tarefa delegada ao candidato ou quais responsabilidades ele assumiu para solucionar o problema;
  • Ação: qual foi a sequência de ações tomadas para lidar com o problema;
  • Resultado: qual foi o resultado final alcançado em decorrência das ações.

Este é um tipo de teste que leva em conta a experiência já adquirida pelo trabalhador/ candidato.

Teste comportamental DISC

Utilizado como base para o desenvolvimento de outras avaliações, o DISC é o teste de perfil comportamental mais utilizado entre as empresas, inclusive é o método que aplicamos aqui na TEAMHUB.

O teste de perfil comportamental DISC avalia em um candidato quatro fatores principais para traçar comportamentos previsíveis:

  • Dominância: aspecto que, quando analisado, gera informações sobre a postura do indivíduo em relação a desafios e solução de problemas;
  • Influência: trata da capacidade de exercer influência e persuadir os demais;
  • Estabilidade: traço relacionado a como o candidato lida com transformações e como estabelece seu próprio ritmo para tomar decisões, realizar tarefas etc.
  • Conformidade: descobre como o indivíduo interage com estruturas, normas e padrões a serem seguidos.

Independente da teoria que o sustenta, todo teste de perfil comportamental depende da sinceridade do candidato ao respondê-lo, pois as questões estão ligadas à autoimagem que ele tem de si.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 193 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *