Qual a relação entre gestão e cultura organizacional?

Qual a relação entre gestão e cultura organizacional?

Quando a gente quer falar em sucesso, não tem como falar em organização, planejamento e gestão. E quando a gente fala em gestão e cultura organizacional, estamos citando o complemento de um ao outro para o sucesso de uma empresa.

O primeiro ponto, a gestão, é responsável pela administração de toda organização. Quando esta desenvolvida da melhor maneira possível, acredite, o resultado é o melhor. Já o segundo ponto, podemos classificar como um ótimo bônus para aumentar o faturamento.

Acontece que as empresas são compostas por pessoas, certo? Por isso elas são os principais elementos para fazer um negócio decolar.

E por isso, é fundamental e de suma importância que os colaboradores estejam alinhados com a visão e a gestão de cultura, que a organização quer mostrar para o público e da sua atuação no mercado.

Primeiro, o que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas possui diversas práticas, que possibilitam uma melhor gestão dos recursos humanos, dentro de uma organização. 

Por isso, colabora diretamente com o colaborador, envolvendo e desenvolvendo suas habilidades, além de promover o seu bem-estar, desenvolvimento pessoal e profissional dentro e fora da empresa.

Através de uma boa gestão, os colaboradores são motivados a entregar os melhores resultados, contribuindo positivamente para o sucesso da empresa. Uma boa gestão de pessoas inclui os seguintes pontos:

  • Práticas de resoluções de conflitos;
  • Observar qualquer problema que prejudique o desenvolvimento da equipe;
  • Escutar e colaborar para o interesse dos funcionários da empresa;
  • Ser responsável pela motivação e bem-estar de todos os envolvidos dentro da empresa.

A gestão eficiente ajuda bastante a diminuir a frequência de substituição de colaboradores, já que visa otimizar, com eficiência, o bem-estar dentro do ambiente organização e a gestão de cultura e de qualidade.

A gestão de qualidade possui seus pilares, que são:

  • Motivação;
  • Comunicação eficiente;
  • Trabalho em grupo;
  • Conhecimento;
  • Competência;
  • Treinamento e desenvolvimento dos colaboradores.

Fazer um investimento em um profissional vai além de pagar altos salários. Trata-se principalmente de proporcionar um bom ambiente corporativo para desenvolver com sucesso seus pré-requisitos, apresentando o desempenho e eficientes resultados, que muitas vezes, vão além do esperado pela gestão.

Gestão da cultura ou cultura organizacional

Trata-se de tudo aquilo que inclui a rotina de trabalho da empresa. Desta forma, serve como um guia para o comportamento e o mindset dos funcionários. 

Essa cultura inclui as boas práticas, hábitos, símbolos, crenças, princípios, cerimônias, política interna, sistemas, entre outros pontos.

Porém, sabemos que esse termo é abrangente demais. Consequentemente, é necessário definir uma linguagem para que a sociedade dentro da organização fale a mesma linguagem, por exemplo. 

Os principais responsáveis ​​por criar essa gestão de cultura são os fundadores e sócios de uma instituição. Pode ser até que eles não a criem de forma completa, mas pelo menos, estabeleçam uma base para isso.

No entanto, é importante enfatizar que gestão e cultura estão indissociavelmente ligadas. As pessoas mais influentes de uma empresa, coordenadores, gerentes e outros, são responsáveis ​​por ajustar o que é e o que não é admitido nela.

Saiba que a gestão e a cultura organizacional andam sempre juntas!

O principal suporte da cultura organizacional é o gestor da empresa, sendo um dos principais responsáveis ​​por transmitir sua verdadeira mensagem à sua equipe. Em outras palavras, comunicar as lições, valores e visão da empresa aos funcionários da organização.

É possível orientar o comportamento dos profissionais da organização, a partir dessas premissas, e influenciar determinados comportamentos. 

Assim, o colaborador faz parte da cultura da empresa de modo que seu posicionamento seja condizente com a mensagem que a empresa deseja transmitir ao mercado.

A lição que levamos disso, é que a gestão e a cultura andam de mãos dadas. Acontece que a missão do líder é contagiar sua equipe, mostrando a ela o que a empresa espera do time. Mas claro, sem esquecer que é preciso valorizar cada colaborador que contribui para atingir esse objetivo.

Como desenvolver a gestão de cultura na sua empresa?

Através da valorização dos colaboradores, você conseguirá manter um time sempre ativo e entusiasmado para aumentar os resultados da sua empresa.

Para desenvolver a cultura organizacional, é necessário seguir alguns passos:

Observe os processos de recrutamento e estabeleça padrões

Ao contratar um profissional, identifique nele os objetivos e valores que a empresa propõe que uma pessoa carregue. 

Essa é uma forma de garantir que seu perfil corresponda ao que a instituição procura. Além de um currículo impecável, é mais importante que o profissional tenha valores compatíveis com a empresa. Senão, essa tarefa pode dar errado.

Dois pilares juntos: integração e comunicação

O conhecimento harmonioso entre os colaboradores faz total diferença no ambiente corporativo e empresarial. Isso promove um comportamento em comum para todos os profissionais. 

Compartilhe sempre os pilares que regem a cultura corporativa da sua empresa para que todos lembrem sempre, isso será possível, com uma boa comunicação.

Outra boa estratégia é criar um manual do funcionário, uma espécie de guia. Com isso, é possível traçar toda a cultura organizacional. Assim, sempre que tiver alguma dúvida, pode consultar o seu manual e solucionar o problema.

Tenha objetivos e clareza

Ao transmitir uma mensagem sobre a cultura organizacional da empresa, o gestor deve ser claro. É necessário também incluir todos os objetivos da mensagem. 

Isso só pode ser alcançado com uma boa comunicação, que seja assertiva, na prática. Quando os colaboradores entendem isso, ele compreende e costuma se sentir mais motivado e disposto a praticar para obter os melhores resultados dentro da organização.

Busque o desenvolvimento contínuo dos colaboradores

A empresa que tem gestão de cultura ou a cultura organizacional, também deve ter o papel de estimular os colaboradores a buscar pelo desenvolvimento, além de investir nas capacitações para que isso aconteça.

É necessário que isso aconteça, para que o profissional se sinta apto a vestir a camisa da instituição.

Como resultado, os funcionários se tornam mais proativos, sua visão empreendedora cresce e isso as ajuda a capitalizar os resultados. Lembre-se, todo talento tem um potencial infinito, só precisa ser cultivado.

Cultura organizacional impulsiona os negócios!

Entendemos que a cultura está diretamente relacionada aos resultados apresentados pela organização e seu desenvolvimento no mercado.

Por isso, o que se espera é a obtenção de melhores resultados e a conquista de uma posição superior no mercado contribuindo assim para o desenvolvimento e evolução da empresa. Isso vem sendo visto por muitas empresas no mundo todo e aqui no Brasil não é diferente.

O sucesso das empresas está ligado diretamente à gestão da cultura dentro da organização.

Então, o primeiro passo para a ação cultural é entender: qual é a cultura organizacional atual? 
Para alavancar sua gestão organizacional ou gestão de cultura, além dos resultados da sua empresa, conheça a TeamHub, que apoia empresas de forma estratégica através da dados da cultura organizacional.

(Visited 33 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *