Transformação cultural nas empresas: o que é e como fazer?

Transformação cultural nas empresas: o que é e como fazer?
transformação cultural

A cultura organizacional é um assunto que exploramos bastante aqui em nosso site, justamente porque acreditamos ser esta uma forma importantíssima para que empresas consigam resultados efetivos com seus times.

No entanto, quando falamos de cultura organizacional, pode surgir o seguinte problema: a cultura vivida por líderes e colaboradores está distante da ideal e, por isso, faz-se necessária a transformação cultural.

Neste texto, vamos falar sobre este assunto, definindo transformação cultural, compreendendo os motivos para buscá-la e mostrando como promover.

O que é transformação cultural?

Transformação cultural é um processo de reeducação promovido em uma empresa, de modo a garantir que a cultura organizacional possa refletir os valores pretendidos pela organização.

Nem sempre a cultura vivida reflete aquilo que está presente nos manuais e na placa na parede. O trabalho de influenciar as pessoas a adotarem um estilo de vida renovado e coerente com os valores da empresa, é chamado transformação cultural.

Motivos para buscar a transformação cultural

A transformação cultural é a ação mais inteligente diante de uma realidade onde os valores não são respeitados, os conflitos reinam e as relações não são éticas. 

Empresas que contam com grande rotatividade de funcionários também são sintomáticas de uma cultura organizacional deficiente.

Investir na transformação cultural significa caminhar em direção a uma cultura excelente, com muito mais resultados e reflexos na produtividade das pessoas.

Confira, a seguir, alguns dos motivos para buscar a transformação cultural:

Criar melhores ambientes

Empresas que promovem a transformação cultural experimentam de um reflexo imediato, que é justamente a melhoria no ambiente de trabalho, influenciando positivamente os relacionamentos, elevando-os a um outro nível, tendo sempre por base os valores da organização e permitindo superar conflitos particulares.

A cultura organizacional é revolucionada, graças à transformação cultural. Ambientes positivos favorecem o desenvolvimento dos trabalhos.

Crescer a produtividade

Ambientes mais saudáveis, frutos da transformação cultural, influenciam na percepção do colaborador a respeito do próprio trabalho. 

Essa percepção, é mais positiva e feliz. E é sabido que a felicidade influencia diretamente na produtividade.

Funcionários felizes são funcionários mais produtivos. Essa vantagem da transformação cultural é, talvez, a mais mensurável de todas. Já que os números de produção crescerão de forma exponencial.

Aumento da eficiência do endomarketing

O endomarketing não é apenas um dos canais possíveis de serem utilizados para a transformação cultural, mas também, é beneficiado pela promoção dessa ação. 

Isso ocorre sobretudo porque a função do endomarketing é comunicar a cultura organizacional.

teamhub gestão de cultura

Ora, com uma cultura melhor definida e uma transformação cultural em andamento, o endomarketing ganha muito mais sentido, tendo uma finalidade mais específica e clara.

Crescimento na retenção de talentos

Por fim, podemos destacar que a transformação cultural, consegue aumentar a retenção de talentos. Mas o que isso significa?

Ora, reter talentos é uma das principais metas de recursos humanos. Isso porque reter jovens talentos é uma forma de construir um capital intelectual que potencializa os resultados da organização.

O principal motivo de evasão de talentos é justamente uma cultura organizacional imatura ou problemática.

O caminho, portanto, é justamente promover a transformação cultural, criando ambientes mais atrativos e com mais oportunidades de aprendizado e crescimento para talentos.

Como promover a transformação cultural

A transformação cultural vai tocar em pontos bastante delicados da empresa. Isso porque, estamos aqui falando de situações onde grande parte dos colaboradores já estão confortáveis com suas ações.

Buscar alterar essas situações é um desafio. Por isso, deve haver um método para promover essa transformação. Confira, a seguir, algumas dicas práticas para transformar a cultura organizacional da sua empresa:

Rompa as divisões entre times

A primeira grande dica é acabar com as divisões de equipes. Aquele modelo tradicional, segmentado e isolado de equipes, já não é cabível nos dias atuais. Ambientes colaborativos representam parte fundamental da metodologia de empresas de sucesso.

Por isso, para haver transformação cultural, a mentalidade de colaboração precisa entrar na empresa. E o primeiro passo para isso é romper com as divisões entre times e promover o compartilhamento livre de ideias e informações.

Defina missão, visão e valores

Não é possível promover transformação cultural se a cultura organizacional não estiver bem definida. E a cultura é definida justamente através da missão, visão e valores. Esse tríplice conceito é o que é chamado no ambiente corporativo de identidade da empresa.

Ora, é preciso definir essa identidade, para que a transformação saiba para onde deve ir. A finalidade da transformação cultural, é justamente a identidade da empresa. 

Crie ambientes flexíveis

A flexibilidade também é uma marca forte das empresas do futuro. Por isso, como parte integrante da transformação cultural, está o foco não mais no cumprimento de horários, mas na entrega pretendida e na produtividade.

Portanto, a flexibilidade deve marcar o modo como as empresas modernas se comportam.

Procure inspirações em casos de sucesso

Vale a pena registrar a importância de procurar por inspirações em empresas que conseguiram implantar a transformação cultural efetivamente. Sobretudo, aquelas organizações com anos de história, que passaram por verdadeiras revoluções nos últimos anos.

Priorize o capital humano

Por fim, para ter uma transformação cultural eficiente, é preciso priorizar o ser humano e colocá-lo no centro de todas as decisões. O cliente não está no centro do negócio, o ser humano sim!

Isso significa que o colaborador também precisa ser considerado em cada novo passo que a empresa dá. Esse valor não pode ficar apenas na parede, é preciso que se traduz na realidade.

Conclusão

Que tal uma ajuda na transformação cultural da sua empresa? Conte com quem entende de gestão de cultura. Acesse o site da TeamHub e conheça mais sobre as soluções disponíveis para você.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 386 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *