A Diversidade e a Comunicação Interna nas Organizações

A Diversidade e a Comunicação Interna nas Organizações
transformação cultural

A importância dada à questão da diversidade, é essencial para se repensar os espaços, padrões e comportamentos da sociedade como um todo. Nas organizações não é diferente, e mais, o tema ganhou ainda mais espaço e relevância com o passar dos anos.

É possível ver nos dias de hoje, empresas que contam com profissionais, comitês, áreas específicas e dedicadas à debater, agir e planejar ações relacionadas à diversidade.

Também há muitos estudos e pesquisas procurando entender como o tema vem sendo implementado dentro das organizações e no mundo corporativo como um todo. 

Estudos e pesquisas mostram o panorama do Brasil 

Em 2020, em parceria com o Instituto Ethos, a Revista Exame publicou a segunda edição do Guia Exame de Diversidade no Brasil. 96 empresas, divididas em 18 setores participaram do estudo, sendo 81% representadas por empresas de grande porte, 15% de médio porte e 4% de pequeno porte e micro empresas. 

O Guia é um importante estudo sobre o cenário geral do Brasil em relação à diversidade. As empresas que fizeram parte do estudo, afirmam que investem na diversidade e na inclusão internamente com o objetivo de atingir resultados positivos específicos, sendo: 90% melhoria no clima organizacional, 90% atração e retenção de talentos, 84% aumento da produtividade, 77% pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços. 

Em parceria com a OpinionBox, a Revista HSM Management divulgou o estudo  “Diversidade nas empresas – o que os dados nos contam?”,  realizado com mais de 2 mil profissionais de organizações de diversos portes no Brasil.  

Os dados mostram que muitas organizações preocupam-se com a diversidade, e cada vez mais isso acontece, mas ainda há um longo caminho.

O estudo mostra ainda que: 44% não têm funcionários transexuais, 29% não têm funcionários PCD’s,  37% afirmam já ter havido casos de discriminação na empresa e 8% afirmam que teriam dificuldade em ter chefe de raça diferente da sua.

Público Interno

É importante lembrar que, quando se fala em diversidade e inclusão, não estamos nos referindo apenas em questões de cor de pele e/ou raciais, mas em diferentes tipos de questões.

Ainda há uma diferença em relação à diversidade quando se observa o público interno, em que a base sobre mulheres lidera em campanhas de conscientização e equidade. O público LGBTQI+ ainda é o público que conta com poucos programas de contratação em relação aos outros públicos.

Neste sentido, sempre falamos por aqui da importância de ter uma equipe diversa e inclusiva para a promoção de um ambiente corporativo que proporcione a troca de relações sociais e não apenas de ter uma equipe que cumpra leis e cotas.

Também já falamos sobre os benefícios variados de contar com um corpo de colaboradores bem diverso, em que as experiências, culturas, vivências favorecem os resultados em um âmbito geral. 

teamhub gestão de cultura

A Comunicação Interna como fator essencial

Assim como também não é o suficiente ter equipes que representam a diversidade e a inclusão, sem garantir a manutenção do clima organizacional.

Por isso, é tão fundamental que a Comunicação Interna planeje e trabalhe em cima de ações de conscientização e relacionamento. É preciso garantir um alinhamento de todos os colaboradores com o propósito estratégico da empresa e os motivos que permeiam a intenção da organização de ser mais diversa. 

É necessário que a história da empresa seja vivida, acontecer no dia a dia entre os colaboradores. A diversidade precisa estar presente o tempo todo e principalmente, no discurso.

Qualquer projeto, qualquer ideia, qualquer ação é necessário incluir a diversidade. É preciso falar sobre, inserir sobre. E este é o papel fundamental da área de Comunicação Interna. 

A Comunicação Interna precisa trabalhar com o objetivo de fazer com que a empresa como um todo entenda e reconheça a importância de um ambiente interno de trabalho inclusivo e diverso. Talvez este seja o primeiro passo.

Não é apenas reconhecer e levantar a bandeira de uma empresa que investe na diversidade, mas é preciso antes de tudo abrir espaço para o diálogo sobre o assunto e envolver todos os colaboradores. 

Em todo esse processo, a Comunicação Interna é a principal aliada, o que traz a eficácia da inclusão e da diversidade interna.

Ela irá agir para conscientizar, explicar, e trazer esclarecimento, iniciando uma sensibilização. Um ótimo trabalho começa quando a empresa faz com que os colaboradores menos próximos ao tema comecem a entender a importância, e que os colaboradores que fazem parte de grupos de minorias sintam-se contemplados por uma narrativa dentro da empresa que os reconhece.

Além disso, a Comunicação Interna é fundamental para que a organização construa um posicionamento de marca sólido e coerente com relação a causas sociais.

O que a empresa faz e representa no discurso interno precisa refletir nas ações e no posicionamento externo. Se esse processo como um todo acontece de forma natural, harmônica e coesa, os resultados chegam de forma satisfatória. 

O que fazer para ajudar?

Não é preciso ir muito longe para encontrar materiais e guias que contribuam para a diversidade e inclusão nas organizações. Mas, separamos algumas dicas que podem ajudar nesse processo:

  • Ouvir seus colaboradores: é extremamente importante conhecer a opinião das pessoas que fazem parte do dia a dia da empresa sobre a forma como a empresa lida com essas questões. Como elas se sentem dentro da empresa, se é um ambiente acolhedor para todos os tipos de pessoas, se as oportunidades são igualitárias para todos.
  • Começar com os pequenos grupos: inicie o processo da causa da diversidade engajando os pequenos grupos e aos poucos vá expandindo a sua comunicação até que todos internamente estejam prontos para consumir as campanhas que promovam o respeito de várias causas. 
  • Rever a cultura organizacional: ela é a peça chave no trabalho com a diversidade dentro das organizações. Tenha uma cultura voltada para o tratamento igualitário, a colaboração e a igualdade de oportunidades para todos. A cultura organizacional precisa fornecer suporte à criação de  equipes diversificadas. 
  • Utilizar uma linguagem adequada: quando se cria as estratégias e as ações sobre a inclusão da diversidade na rotina da organização, muitas pessoas podem de início não entender e terem dificuldade de assimilar o tema, exatamente pela falta de familiaridade com os conceitos e termos desse universo. Explicar de forma didática, simples e objetiva, pode ajudar.  
  • Acompanhar os resultados: ter bem estruturado quais são os objetivos e como acompanhar de perto. Este também é um passo muito importante. Como falamos, não basta apenas criar ações, planos e estratégias e se não há um monitoramento e acompanhamento dos resultados. Se for necessário, procure ajuda de empresas especializadas. 

Lembre-se que o incentivo à diversidade é um trabalho constante e contínuo. Não é apenas uma ação pontual de implementação. É preciso ir além. É preciso agir o tempo todo, mudando, refazendo, ressignificando continuamente. 

Papo de Cultura Podcast
(Visited 67 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *