Processos seletivos durante a pandemia

Processos seletivos durante a pandemia
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Mesmo antes da pandemia, era comum encontrar algumas etapas online em processos seletivos, principalmente nas fases que buscavam entender a personalidade e o estilo de trabalho do candidato. Mas e agora, como estão os processos seletivos durante a pandemia?

Com a necessidade do distanciamento social, os recrutadores precisaram se adaptar e fazer o recrutamento e seleção totalmente à distância.

Agora, os processos seletivos online se apresentam como uma nova possibilidade prática e eficiente para atrair talentos para empresas.

Quem já contava com o auxílio da tecnologia no dia a dia não foi tão impactado. No entanto, se o RH da sua empresa ainda não tinha aderido aos processos e ferramentas digitais, com certeza a transformação precisou (ou precisa) ser mais intensa.

Não sabemos quando a pandemia vai acabar, portanto, não podemos esperar o seu fim para voltarmos ao ritmo normal de trabalho. Por mais que o plano inicial de muitas empresas fosse voltar a contratar só depois que o coronavírus chegasse ao fim, hoje já percebemos que essa não é mais a realidade de todos no mundo empresarial.

Como fica o processo seletivo em tempos de trabalho remoto?

Com essas mudanças, a mentalidade do RH deve se adaptar, trazendo o mindset digital para o seu dia a dia. Só assim será possível readaptar o que, antes da pandemia, dependia totalmente da presença física.

Como tudo na vida, aquilo que não conhecemos gera certo estranhamento no início, mas assim que passa a fazer parte da nossa rotina, fica tudo bem.

O mesmo acontece com a digitalização dos processos seletivos. Por mais que seja uma mudança drástica para algumas empresas, é necessária. No final do dia vai otimizar tempo e, se bem feito, atrair ótimos talentos.

A partir de agora, todas as etapas de recrutamento que dependiam de contato presencial passam para o mundo digital. Apesar dos benefícios, essa dinâmica traz novos desafios também, como:

  • Realizar os processos seletivos totalmente online, de maneira remota;
  • Criar dinâmicas e testes com suporte tecnológico;
  • Avaliar diferentes talentos e habilidades considerando o momento de crise;
  • Agilizar o recrutamento para realizar contratações mais rápidas;
  • Garantir que bons talentos não vão se perder por conta do alto volume de candidatos.

Quais são os benefícios dos processos seletivos remotos?

Entender os desafios do recrutamento de novos talentos online é importante, mas não podemos nos esquecer dos grandes benefícios dessa maneira de trabalhar.

Redução de Custos

Um dos principais e mais atrativos benefícios do processo seletivo remoto é que os custos são menores tanto para a empresa como para os candidatos.

Do lado da organização, deve ocorrer uma otimização de tempo por conta do auxílio da tecnologia e softwares. Isso impacta na produtividade e, portanto, na balança financeira. Por outro lado, os candidatos não precisam se locomover para realizarem testes e entrevistas.

Flexibilidade de Agendas

Ao precisar ir presencialmente até a empresa, podem ocorrer maiores conflitos de agenda para dar continuidade ao processo seletivo. Quando se faz tudo online, acaba sendo mais fácil casar as datas e horários.

Diminuição de Barreiras Geográficas

Por fim, outro benefício interessante do recrutamento totalmente online é que ele elimina barreiras geográficas. Isso significa que a atração de talentos deixa de se limitar apenas à cidade onde fica a sede do escritório da empresa. Assim, amplia-se o leque de oportunidades, encontrando pessoas qualificadas com maior facilidade.

Como reestruturar o recrutamento em tempos de pandemia?

Chegou a hora de compreender quais etapas não podem ficar de fora do seu planejamento para a reestruturação dos processos seletivos em tempos de trabalho remoto e pandemia. Confira algumas dicas para o seu RH ir além nesse contexto, e aplicar as mudanças no recrutamento.

1- Revisite a sua estratégia de employer branding

Antes de sair estruturando novos processos tecnológicos no seu RH, vale refletir sobre a estratégia de employer branding.

Esse conceito diz respeito a um conjunto de ações que têm como objetivo criar e manter uma imagem positiva de marca para os atuais e potenciais colaboradores da sua empresa.

Contextos de mudanças, como o da pandemia, fazem com que as empresas olhem para si mesmas com uma postura mais questionadora.

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Nesse momento, por exemplo, os profissionais estão em busca de empresas com uma proposta de valor ligada ao bem-estar e segurança pessoal. Para que a sua organização se destaque e seja realmente atrativa, é importante repensar como ela está se posicionando.

Nessas horas, é necessário falar sobre benefícios flexíveis, trabalho remoto, treinamentos online e outros temas que são de interesse de quem está em busca de um dia a dia estável e saudável em meio à pandemia.

Para essa comunicação, não se esqueça de que uma abordagem humana, sincera e empática faz a diferença. Lembre-se de que para atrair bons talentos, criar e fortalecer a imagem da sua empresa é essencial.

2- Analise habilidades relacionadas ao trabalho remoto

O trabalho remoto traz também novos desafios. Há uma grande diferença entre trabalhar diariamente em um escritório ao lado dos colegas e trabalhar sozinho em casa.

As adversidades não são as mesmas e, portanto, um dos pontos que deve mudar no recrutamento é a avaliação das habilidades dos candidatos.

Mais do que nunca, as soft skills e competências relacionadas ao trabalho remoto precisam ser analisadas. É preciso garantir que o profissional contratado conseguirá se adaptar ao novo formato de trabalho juntamente dos desafios que a empresa está enfrentando.

3- Faça descrições de vagas claras e com palavras-chave sobre trabalho remoto

As descrições das vagas em aberto também necessitam de uma atenção especial. Agora é a hora de deixar claro se a sua empresa está ou não trabalhando de maneira remota e se pessoas de outras cidades/estados podem se candidatar.

4 – Esteja atento ao Fit Cultural

No recrutamento, o fit cultural promove uma assertividade maior na contratação e torna o RH mais estratégico, ágil e eficiente. O resultado, portanto, é a conexão entre a empresa e os melhores talentos, reduzindo as chances de erros de contratação.

5- Faça entrevistas por vídeo

Antes da pandemia, a maioria das entrevistas ainda era feita presencialmente. Agora, no entanto, o formato virtual virou regra e se tornou uma peça-chave essencial ao longo do processo seletivo.

É interessante saber que nesse caso, existem várias possibilidades! É possível realizar entrevistas ao vivo individuais ou em grupo.

No entanto, também existe a modalidade pré-gravada, em que o recrutador deixa algumas perguntas prontas gravadas para que o candidato assista e responda.

6- Aplique a gamificação no processo seletivo

Outra ferramenta interessante para se utilizar ao longo das etapas de recrutamento é a gamificação, que utiliza elementos de jogos em contextos que não se resumem a entretenimento.

Alguns exemplos são: quiz para avaliar conhecimentos dos candidatos ou jogos que simulem vivências semelhantes à realidade do seu colaborador.

É, portanto, uma forma muito interessante de se analisar o perfil do candidato por meio de dados e algoritmos.

7- Foque em um onboarding totalmente online

Por fim, precisamos falar do onboarding, que se trata de um conjunto de ações que têm como objetivo adaptar e capacitar os profissionais que acabaram de chegar em uma empresa.

Também de responsabilidade do RH, o onboarding faz parte do processo de contratação de um funcionário, afinal, é o momento em que ele vai mergulhar totalmente na nova realidade.

O onboarding é diferente do presencial, mas também é possível proporcionar uma boa experiência se ele for bem executado e se o RH tiver o suporte dos gestores que estão recebendo os novos colaboradores.

O que está achando dos processos seletivos durante a pandemia? Deixe sua opinião nos nossos comentários.

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