RH Estratégico: O que é? Como implantar?

RH Estratégico: O que é? Como implantar?
transformação cultural

Quantas empresas não sonham em busca do crescimento, de forma mais acelerada? Claro, sabemos que é um conjunto de estratégias para trazer uma maior rentabilidade financeira, dentro de uma empresa.

Eu não sei se você gosta de futebol, mas já deve ter visto que um time ganha mais partidas, quando está bem entrosado. 

Da mesma forma é dentro de uma empresa. Utilizar o capital humano de forma assertiva e eficiente, faz uma organização, com certeza, garantir os melhores resultados no mercado.

Sei que não podemos confundir esporte com negócios. Mas entenda, na época em que o Barcelona ganhou todos os títulos do ano, ele teve estratégia. Seu técnico fez todo o traçado para que o time ganhasse os campeonatos. 

Um RH estratégico funciona assim, criando conexões assertivas para atingir os objetivos com o capital humano, que é tão precioso.

Mas, o que é um RH Estratégico?

Para que você entenda, primeiramente, um RH estratégico não é apenas aquela parte burocrática de uma empresa, que geralmente faz contratações, controle do contracheque, admissional, desligamentos e outras atividades operacionais.

O que torna o RH estratégico é que ele é um departamento integrado e estrategicamente localizado na empresa. 

Ou seja, trabalha com outras áreas interligadas para tomar decisões otimizadas, planejadas e antes de agir, busca sempre melhorar os processos para alcançar os resultados mais expressivos.

O RH estratégico também possibilita o crescimento dos negócios de uma organização por meio da gestão estratégica de pessoas, desenvolvendo ações para reter talentos e aumentar a eficiência do trabalho. 

Além disso, visa disseminar a cultura corporativa e fortalecer a marca empregadora.

Desta forma, a missão do RH é criar a ligação entre os colaboradores e a empresa e fortalecer o comprometimento e a motivação necessários para que todos avancem em harmonia com os objetivos da organização.

Mas a principal diferença entre o RH estratégico é que ele usa principalmente tecnologia de ponta para otimizar e integrar processos e operações. Com a ajuda da tecnologia de RH, é possível ter uma visão mais estratégica de tudo o que acontece na empresa.

RH estratégico X RH tradicional: quais são as diferenças?

Os dois são bem diferentes, apesar de algumas semelhanças, mesmo que à distância. A principal delas, é a respeito do modo de atuação, dia a dia. Por exemplo:

RH tradicional

Compreende dar mais atenção aos procedimentos burocráticos e oficiais da empresa. Exemplos desses procedimentos, são: a contratação e demissão, gestão de pessoal e folha de pagamento, cálculos de mão de obra, trabalhistas, além de questões, como eu disse no tópico anterior, mais maçantes.

Desempenha a maioria das tarefas administrativas e operacionais de uma organização

Pretende-se também apostar na gestão mais tradicional das relações laborais e no cumprimento das normas legais. Também controla as despesas do departamento de pessoal.

Com base na hierarquia, existe uma certa distância entre o líder e seus subordinados. 

Existe uma comunicação padronizada relacionada à hierarquia vertical, com pouco espaço para troca de informações mais precisas e integração de pessoas. Essa é uma das maneiras consideradas arcaicas pelo mundo empresarial, que vem crescendo a cada dia.

Outra característica que o RH tradicional costuma ter é o uso de planilhas, processo manual, falta de priorização de resultados ou alcance de metas e adivinhação, na hora de tomar as decisões, sem analisar os dados mais precisamente.

RH estratégico

Recursos humanos estratégicos, o famoso RH estratégico, não se resumem às características naturais e administrativas da empresa, apenas. 

Mas também visa garantir o sucesso da organização por meio da adaptação cultural e outras medidas que visem à integração de colaboradores que realmente entendem a missão e o propósito da empresa.

teamhub gestão de cultura

Também se diferencia por privilegiar a hierarquia horizontal na comunicação, o que facilita cada vez mais o acesso entre o líder e sua equipe. 

O contato direto garante a menor chance de mal-entendidos e mais acertos, assim o processo fica mais seguro e o acesso a mais informações é alcançado.

Oferece diversidade e inovação, como forma de melhorar as tarefas dos departamentos, que buscam diariamente pelo sucesso da organização. 

Além disso, estimula a criatividade para encontrar ideias, realiza avaliações para aumentar o desempenho, utiliza pesquisas para entender melhor o ambiente interno e também soluções voltadas para o crescimento e evolução da empresa com seus funcionários.

RH estratégico: sua implementação é fundamental nos dias atuais

O RH estratégico coordena os interesses da empresa, em parceria com o bem estar e aumento da produtividade dos funcionários, de forma sadia. Ou seja, sem “ignorância”, mas garantindo um ambiente digno e cordial ao trabalho. 

A maneira de “cobrar”, no RH estratégico, não é uma coisa “do nada”, mas sim com propósito. Se o funcionário bater as metas, sejam elas da semana ou do mês, ele pode receber um bônus por isso. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Os profissionais de RH que adotam a gestão estratégica treinam e direcionam os seus colaboradores de forma eficaz, dentro da organização. 

Há também incentivos para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Isso ajuda reter o funcionário, que ama trabalhar ali, como também colabora para 

Vale destacar que o RH estratégico tem comunicação horizontal justamente por entender que a empresa é composta por quem faz funcionar: as pessoas. 

Nesse sentido, é importante ter políticas que valorizam o capital humano, como plano de carreira e sucessão de cargo, salários e bonificações.

O RH estratégico acompanha as mudanças cada vez mais voláteis do mercado, contrata e treina colaboradores de forma mais estratégica dentro da empresa e utiliza ferramentas como análise de pessoas para observar o cenário e tomar decisões mais assertivas.

Como implantar o RH estratégico na minha empresa?

Não existe uma receita de bolo para isso. Mas a dedicação de querer evoluir e mudar o estilo de uma organização, visando o seu crescimento. Existem alguns hábitos que podem ser modificados, na gestão de pessoas, para iniciar esse processo. Veja alguns:

Faça monitoramento dos indicadores da atualidade

Os KPIS, indicadores, são responsáveis por medir o desempenho dos funcionários em relação às metas e objetivos estratégicos, que são criados durante o processo de planejamento da empresa. 

Essas informações ajudam os recursos humanos a serem mais eficientes e tomar as decisões certas.

Alinhe bem os objetivos estratégicos

É importante saber onde você e sua empresa desejam chegar. Isso é ter objetivo! E a diretoria do RH estratégico, deve estar alinhada com a visão da empresa. 

Consequentemente, serão definidas todas as metas e objetivos que desejam alcançar para buscar o crescimento da organização.

Saiba o momento de investir na atração e retenção de talentos

A função do RH vai além da contratação, acredite. É preciso reter talentos e incentivar aos colaboradores, a sua formação e desenvolvimento. 

Desta forma, além de atrair bons olhos para a organização, seus profissionais vão desejar ficar ali para sempre.

Comunicação interna, tenha muita atenção nela

É fundamental planejar ações de comunicação interna que façam com que os colaboradores se sintam importantes e parte da empresa fortalecendo ainda mais a cultura na organização.

Implemente a tecnologia para ter um RH Estratégico!

A tecnologia é uma parceira do RH estratégico! Um verdadeiro amigo da gestão e que não serve apenas para automatizar e padronizar determinadas tarefas, mas também otimiza o tempo e as funções da gestão de pessoas, como um todo.

A tecnologia é valiosa e, por isso, deve ser utilizada dentro da gestão de RH estrategicamente. 

Para garantir uma cultura organizacional forte, você deverá ter inovação, motivação, competitividade, tolerância ao erro, boa comunicação, entre outros fatores. E com isso, a TeamHub pode te ajudar a solucionar todos os detalhes!
Baixe agora o ebook gratuito sobre cultura organizacional e entenda melhor o que é a cultura organizacional, a importância de engajar na cultura e as ações a serem implementadas de cultura organizacional! Você precisa ter um RH estratégico hoje!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 195 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *