ROI do RH: como medir o retorno financeiro do setor?

ROI do RH: como medir o retorno financeiro do setor?
transformação cultural

Um bom gestor tem que pensar além. Se você é um e pretende deixar o seu setor de recursos humanos mais moderno e mostrar os resultados mais expressivos da área para os líderes, de forma mais objetiva, existem algumas estratégias que permitem que essa tarefa seja feita com eficácia

Já ouviu falar de ROI? No mundo das finanças, é conhecido como retorno sobre o investimento. Pode ser chamado também de taxa de retorno ou só retorno.

As duas são a relação entre a quantidade de dinheiro, como o resultado de um investimento que foi aplicado pela empresa. 

Geralmente, uma métrica utilizada, que visa calcular o retorno financeiro, após um investimento ser realizado pela empresa. 

A ideia é trazer melhorias ao entendimento, com isso. A estratégia serve basicamente para identificar quais estão sendo os ganhos ou perdas dentro da empresa.

É um dos mecanismos utilizados pelo RH estratégico de uma empresa. Ele vem se tornando cada vez mais capacidade e, de fato, estratégico, sendo uma tendência utilizar dados ao seu favor, em diversas situações na atuação do setor, dentro da empresa.

Essa é a tendência atual de mostrar os seus resultados, perante os gestores e diretores de organizações.

No RH, o que é o ROI?

Como falamos, de forma breve, no tópico anterior, ROI significa retorno sobre o investimento, que foi aplicado por determinada organização. 

É uma fórmula básica, que permite o cálculo dos resultados de uma atividade específica realizada por uma área ou setor, como recrutamento, seleção ou treinamento de funcionários, com base nos investimentos financeiros.

A utilização do RH ROI mostra à empresa o quanto os investimentos realizados na área renderam retorno para a organização. No entanto, apesar dos benefícios dessa ação, calcular o ROI do RH traz alguns desafios que precisam ser enfrentados pela empresa.

Entenda, é que departamento de recursos humanos de uma empresa é um campo “não exato”, da coisa. Neste caso, torna-se muito difícil mensurar resultados de forma objetiva. 

Na realidade, o parágrafo anterior foi um “blefe”, na verdade não. Apesar da visão dessa visão de RH ser antiga, ela permanece em muitos negócios, nos dias atuais, o que é um dos grandes desafios na hora de calcular o ROI, no RH. 

Outro problema que você pode encontrar ao usar esse método é a falta de pessoal treinado para usar a fórmula. 

Muita burocracia e tarefas operacionais, podem circundar o seu RH. Estas, consomem o tempo dos colaboradores, limitando a disponibilidade da equipe para investir em tarefas mais estratégicas.

Por fim, os funcionários desconhecem o conceito de ROI e podem ter problemas para calcular e interpretar os resultados.

Sensibilizar a equipa de gestão de uma empresa para o papel estratégico do setor de recursos humanos, automatizar processos operacionais e formar os seus colaboradores podem ser boas estratégias para enfrentar este desafio.

Com isso, você pode criar uma área focada em ROI e aproveitar todos os benefícios que essa operação traz para a empresa como um todo.

teamhub gestão de cultura

Por isso, o RH estratégico deve criar possibilidades e desenvolver a habilidade de técnicas de ROI para garantir um RH ainda mais sólido.

Como calcular o ROI?

Calcular o ROI é simples. Para calculá-lo, é necessário subtrair o custo do investimento, sobre o ganho através dele.

A fórmula, na prática, é essa = Lucro do investimento – custo do investimento / custo do investimento.

Por exemplo, vamos imaginar que você queira conhecer o ROI de um processo de capacitação da equipe, pela área de RH. 

O custo do treinamento foi de R $1.000,00 e após treinar os funcionários, percebeu que o lucro da empresa aumentou em R $10.000,00. O ROI neste caso seria:

ROI = (10.000 – 1.000) / 1.000 = 

Isso significa que o retorno do investimento obtido foi de 90% do valor investido na capacitação.

É bem simples, não há segredos, é só realmente praticar antes, de fato, realizar o investimento para obter o retorno.

Benefícios de usar o ROI no seu RH

O ROI gera inúmeros benefícios à empresa. No entanto, é necessário que você entenda alguns deles!

Aumenta o conhecimento da equipe do RH

Ao calcular o ROI, é possível mostrar à empresa de forma numérica e mensurável, o efeito do setor nos lucros da organização. Assim, o RH torna-se mais visível e mais valioso para os gestores.

RH fica mais próximo do setor financeiro

Os funcionários da empresa compõem a maioria das despesas da organização. Aproximar o RH do departamento financeiro ajudará você a entender melhor o fluxo de caixa da sua empresa.

O setor cria um posicionamento e fica um RH estratégico

Calcular o ROI do RH dá a você uma compreensão de quais atividades geram mais receita e quais não agregam valor ao negócio. 

Isso gera subsídios para a tomada de decisões sobre ações no setor e posiciona os recursos humanos de forma mais estratégica dentro da organização.

Você agora já sabe tudo sobre o ROI de RH. Então, a gente te convida a utilizar no seu negócio.

Com isso, você consegue medir efetivamente os resultados da área e atuar como um parceiro estratégico de negócios!

O seu RH estratégico é fundamental: nós podemos te ajudar!

Sabia que os dados são fundamentais para a sua gestão ser mais específica e ter mais eficácia? Sua empresa precisa decolar!

Nós somos apoiadores de empresas que queiram ter seu RH estratégico hoje, amanhã e sempre! Através dos dados de cultura organizacional, a TeamHub está pronta para te ajudar.

Conheça agora nossa plataforma e entenda como deixar o seu RH cada vez melhor! Pensando sempre, no crescimento da sua empresa.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 115 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *