33 Perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador
Não sabe quais perguntas fazer na pesquisa de satisfação dos colaboradores da sua empresa? Fique tranquila e acompanhe o conteúdo. Vamos lá!
Por que aplicar pesquisa de satisfação do colaborador?
O pagamento regular de bons salários e benefícios além dos exigidos por lei não são suficientes para manter um funcionário na empresa.
A motivação e empenho de uma equipe envolve outros fatores, como condições de trabalho adequadas, líderes inspiradores, transparência da cultura organizacional e possibilidade de ascensão.
A partir do momento em que o colaborador não conhece o plano estratégico da empresa, percebe não ter tempo para si e sua família, atua em ambiente de trabalho ruim, pode ter o salário muito bom, mas a tendência é que ele não fique muito tempo na organização.
O gestor perceberá que o funcionário está insatisfeito com a empresa e verá o seu rendimento cair. Como neutralizar isso?
Estudando as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador, aplicando a avaliação periodicamente e tomando medidas para melhorar os processos internos e a qualidade de vida dos trabalhadores.
É importante consultar os funcionários e gestores de forma periódica, a fim identificar o que precisa ser melhorado ou mantido na rotina e própria cultura organizacional.
Quando aplicar a pesquisa de satisfação do colaborador?
Há sinais que mostram a necessidade de implantar a cultura das pesquisas de satisfação dentro de uma organização. Entre os mais óbvios, podemos elencar:
- Clima de insatisfação: a empresa torna-se desagradável, com “caras amarradas”, fofocas, intrigas e conflitos internos;
- Alto índice de reclamações: colaboradores insatisfeitos reclamam dos colegas e dos próprios gestores, além das atividades que desempenham;
- Erros, retrabalho e perdas: o colaborador insatisfeito não se empenha em fazer um trabalho bem feito, torna-se desfocado e, consequentemente, erra mais, o que acarreta perdas e retrabalho;
- Reclamações de clientes: um dos sinais mais graves, uma vez que interfere nos lucros da empresa. Colaborador insatisfeito pode tratar mal o cliente que não retorna mais;
- Índice de demissões, faltas, afastamentos e atrasos: primeiro, o colaborador faz o possível para se manter distante do trabalho. Quando isso já não basta, procura outra oportunidade.
O gestor e o departamento de Recursos Humanos devem observar os sinais acima. Conforme eles sejam mais frequentes, é hora de ligar um alerta e avaliar a satisfação dos trabalhadores antes que a crise seja instalada.
O que colocar na pesquisa de satisfação do colaborador?
Quanto mais a empresa souber das expectativas e impressões do trabalhador, maiores as chances de mensurar e garantir que ele está feliz na organização.
Logo, é recomendável estudar as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador para avaliar temas como:
- Saúde;
- Desempenho dos líderes;
- Plano de carreira;
- Clima organizacional.
Perguntas para pesquisas de satisfação dos colaboradores
Abaixo estão algumas perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador. Inspire-se e faça adaptações para que façam sentido dentro da sua estrutura:
- O que você acha da empresa?
- Quão estimulante é o seu trabalho?
- O quanto seu trabalho é significativo?
- O quanto você é bem remunerado pelo trabalho que realiza?
- Quantas oportunidades de promoção você tem onde trabalha?
- Com que frequência você se sente estressado no trabalho?
- Com que frequência as tarefas que seu supervisor atribui a você o ajudam a crescer profissionalmente?
- O quanto suas opiniões são importantes para seus colegas de trabalho?
- Qual é a probabilidade de você procurar outro emprego fora da empresa?
- Você realiza um trabalho além do escopo combinado?
- Você tem os materiais e equipamentos que necessita para realizar seu trabalho?
- Percebe a oportunidade de fazer o que faz de melhor todos os dias?
- Você recebeu reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho nos últimos dias?
- Seu gestor parece se importar com você como pessoa ou profissional?
- A missão da empresa faz com que você sinta que seu trabalho é importante?
- Seus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um bom trabalho?
- Nos últimos três meses, alguém conversou com você sobre o seu progresso?
- Quais são seus objetivos pessoais?
- Como seu gestor pode ser melhor?
- Qual o principal obstáculo que impede você de alcançar seus objetivos?
- Na sua visão, o que você mudaria na empresa?
- Quais são suas maiores dificuldades diárias?
- O que você mais gosta no seu trabalho?
- Como podemos atender melhor nossos clientes?
- Você conhece os objetivos e propósitos da empresa?
- Você vê oportunidade de crescimento na empresa?
- Seu gestor te auxilia de forma correta?
- O tempo que passa na empresa é suficiente para realizar suas tarefas?
- Está satisfeito com as tarefas que realiza e sente-se motivado em trabalhar na empresa?
- Aprende coisas novas constantemente ou participa de treinamentos periódicos?
- Como você classificaria a relação com seus colegas de trabalho?
- Você se sente realizado profissionalmente?
- Trabalhar nesta empresa lhe faz bem?
- Seu trabalho te traz segurança?
É importante também avaliar os funcionários em relação a compatibilidade deles com os valores da empresa.
Saber escolher as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador é fundamental, uma vez que elas direcionam ao objetivo da ferramenta: medir as expectativas e resolver problemas internos. Assim, a avaliação será bem sucedida.