33 Perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador

33 Perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador
transformação cultural

Não sabe quais perguntas fazer na pesquisa de satisfação dos colaboradores da sua empresa? Fique tranquila e acompanhe o conteúdo. Vamos lá!

Por que aplicar pesquisa de satisfação do colaborador?

O pagamento regular de bons salários e benefícios além dos exigidos por lei não são suficientes para manter um funcionário na empresa.

A motivação e empenho de uma equipe envolve outros fatores, como condições de trabalho adequadas, líderes inspiradores, transparência da cultura organizacional e possibilidade de ascensão.

A partir do momento em que o colaborador não conhece o plano estratégico da empresa, percebe não ter tempo para si e sua família, atua em ambiente de trabalho ruim, pode ter o salário muito bom, mas a tendência é que ele não fique muito tempo na organização.

O gestor perceberá que o funcionário está insatisfeito com a empresa e verá o seu rendimento cair. Como neutralizar isso?

Estudando as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador, aplicando a avaliação periodicamente e tomando medidas para melhorar os processos internos e a qualidade de vida dos trabalhadores.

É importante consultar os funcionários e gestores de forma periódica, a fim identificar o que precisa ser melhorado ou mantido na rotina e própria cultura organizacional.

teamhub gestão de cultura

Quando aplicar a pesquisa de satisfação do colaborador?

Há sinais que mostram a necessidade de implantar a cultura das pesquisas de satisfação dentro de uma organização. Entre os mais óbvios, podemos elencar:

  • Clima de insatisfação: a empresa torna-se desagradável, com “caras amarradas”, fofocas, intrigas e conflitos internos;
  • Alto índice de reclamações: colaboradores insatisfeitos reclamam dos colegas e dos próprios gestores, além das atividades que desempenham;
  • Erros, retrabalho e perdas: o colaborador insatisfeito não se empenha em fazer um trabalho bem feito, torna-se desfocado e, consequentemente, erra mais, o que acarreta perdas e retrabalho;
  • Reclamações de clientes: um dos sinais mais graves, uma vez que interfere nos lucros da empresa. Colaborador insatisfeito pode tratar mal o cliente que não retorna mais;
  • Índice de demissões, faltas, afastamentos e atrasos: primeiro, o colaborador faz o possível para se manter distante do trabalho. Quando isso já não basta, procura outra oportunidade.

O gestor e o departamento de Recursos Humanos devem observar os sinais acima. Conforme eles sejam mais frequentes, é hora de ligar um alerta e avaliar a satisfação dos trabalhadores antes que a crise seja instalada.

O que colocar na pesquisa de satisfação do colaborador?

Quanto mais a empresa souber das expectativas e impressões do trabalhador, maiores as chances de mensurar e garantir que ele está feliz na organização. 

Logo, é recomendável estudar as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador para avaliar temas como: 

  • Saúde;
  • Desempenho dos líderes;
  • Plano de carreira;
  • Clima organizacional.

Perguntas para pesquisas de satisfação dos colaboradores

Abaixo estão algumas perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador. Inspire-se e faça adaptações para que façam sentido dentro da sua estrutura:

  • O que você acha da empresa?
  • Quão estimulante é o seu trabalho?
  • O quanto seu trabalho é significativo?
  • O quanto você é bem remunerado pelo trabalho que realiza?
  • Quantas oportunidades de promoção você tem onde trabalha?
  • Com que frequência você se sente estressado no trabalho?
  • Com que frequência as tarefas que seu supervisor atribui a você o ajudam a crescer profissionalmente?
  • O quanto suas opiniões são importantes para seus colegas de trabalho?
  • Qual é a probabilidade de você procurar outro emprego fora da empresa?
  • Você realiza um trabalho além do escopo combinado?
  • Você tem os materiais e equipamentos que necessita para realizar seu trabalho?
  • Percebe a oportunidade de fazer o que faz de melhor todos os dias?
  • Você recebeu reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho nos últimos dias?
  • Seu gestor parece se importar com você como pessoa ou profissional?
  • A missão da empresa faz com que você sinta que seu trabalho é importante?
  • Seus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um bom trabalho?
  • Nos últimos três meses, alguém conversou com você sobre o seu progresso?
  • Quais são seus objetivos pessoais?
  • Como seu gestor pode ser melhor?
  • Qual o principal obstáculo que impede você de alcançar seus objetivos?
  • Na sua visão, o que você mudaria na empresa?
  • Quais são suas maiores dificuldades diárias?
  • O que você mais gosta no seu trabalho?
  • Como podemos atender melhor nossos clientes?
  • Você conhece os objetivos e propósitos da empresa?
  • Você vê oportunidade de crescimento na empresa?
  • Seu gestor te auxilia de forma correta?
  • O tempo que passa na empresa é suficiente para realizar suas tarefas?
  • Está satisfeito com as tarefas que realiza e sente-se motivado em trabalhar na empresa?
  • Aprende coisas novas constantemente ou participa de treinamentos periódicos?
  • Como você classificaria a relação com seus colegas de trabalho?
  • Você se sente realizado profissionalmente?
  • Trabalhar nesta empresa lhe faz bem?
  • Seu trabalho te traz segurança?

É importante também avaliar os funcionários em relação a compatibilidade deles com os valores da empresa.

Saber escolher as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador é fundamental, uma vez que elas direcionam ao objetivo da ferramenta: medir as expectativas e resolver problemas internos. Assim, a avaliação será bem sucedida.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 12.847 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *