33 Perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador

33 Perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador
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Não sabe quais perguntas fazer na pesquisa de satisfação dos colaboradores da sua empresa? Fique tranquila e acompanhe o conteúdo. Vamos lá!

Por que aplicar pesquisa de satisfação do colaborador?

O pagamento regular de bons salários e benefícios além dos exigidos por lei não são suficientes para manter um funcionário na empresa.

A motivação e empenho de uma equipe envolve outros fatores, como condições de trabalho adequadas, líderes inspiradores, transparência da cultura organizacional e possibilidade de ascensão.

A partir do momento em que o colaborador não conhece o plano estratégico da empresa, percebe não ter tempo para si e sua família, atua em ambiente de trabalho ruim, pode ter o salário muito bom, mas a tendência é que ele não fique muito tempo na organização.

O gestor perceberá que o funcionário está insatisfeito com a empresa e verá o seu rendimento cair. Como neutralizar isso?

Estudando as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador, aplicando a avaliação periodicamente e tomando medidas para melhorar os processos internos e a qualidade de vida dos trabalhadores.

É importante consultar os funcionários e gestores de forma periódica, a fim identificar o que precisa ser melhorado ou mantido na rotina e própria cultura organizacional.

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Quando aplicar a pesquisa de satisfação do colaborador?

Há sinais que mostram a necessidade de implantar a cultura das pesquisas de satisfação dentro de uma organização. Entre os mais óbvios, podemos elencar:

  • Clima de insatisfação: a empresa torna-se desagradável, com “caras amarradas”, fofocas, intrigas e conflitos internos;
  • Alto índice de reclamações: colaboradores insatisfeitos reclamam dos colegas e dos próprios gestores, além das atividades que desempenham;
  • Erros, retrabalho e perdas: o colaborador insatisfeito não se empenha em fazer um trabalho bem feito, torna-se desfocado e, consequentemente, erra mais, o que acarreta perdas e retrabalho;
  • Reclamações de clientes: um dos sinais mais graves, uma vez que interfere nos lucros da empresa. Colaborador insatisfeito pode tratar mal o cliente que não retorna mais;
  • Índice de demissões, faltas, afastamentos e atrasos: primeiro, o colaborador faz o possível para se manter distante do trabalho. Quando isso já não basta, procura outra oportunidade.

O gestor e o departamento de Recursos Humanos devem observar os sinais acima. Conforme eles sejam mais frequentes, é hora de ligar um alerta e avaliar a satisfação dos trabalhadores antes que a crise seja instalada.

O que colocar na pesquisa de satisfação do colaborador?

Quanto mais a empresa souber das expectativas e impressões do trabalhador, maiores as chances de mensurar e garantir que ele está feliz na organização. 

Logo, é recomendável estudar as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador para avaliar temas como: 

  • Saúde;
  • Desempenho dos líderes;
  • Plano de carreira;
  • Clima organizacional.

Perguntas para pesquisas de satisfação dos colaboradores

Abaixo estão algumas perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador. Inspire-se e faça adaptações para que façam sentido dentro da sua estrutura:

  • O que você acha da empresa?
  • Quão estimulante é o seu trabalho?
  • O quanto seu trabalho é significativo?
  • O quanto você é bem remunerado pelo trabalho que realiza?
  • Quantas oportunidades de promoção você tem onde trabalha?
  • Com que frequência você se sente estressado no trabalho?
  • Com que frequência as tarefas que seu supervisor atribui a você o ajudam a crescer profissionalmente?
  • O quanto suas opiniões são importantes para seus colegas de trabalho?
  • Qual é a probabilidade de você procurar outro emprego fora da empresa?
  • Você realiza um trabalho além do escopo combinado?
  • Você tem os materiais e equipamentos que necessita para realizar seu trabalho?
  • Percebe a oportunidade de fazer o que faz de melhor todos os dias?
  • Você recebeu reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho nos últimos dias?
  • Seu gestor parece se importar com você como pessoa ou profissional?
  • A missão da empresa faz com que você sinta que seu trabalho é importante?
  • Seus colegas de trabalho estão comprometidos em realizar um bom trabalho?
  • Nos últimos três meses, alguém conversou com você sobre o seu progresso?
  • Quais são seus objetivos pessoais?
  • Como seu gestor pode ser melhor?
  • Qual o principal obstáculo que impede você de alcançar seus objetivos?
  • Na sua visão, o que você mudaria na empresa?
  • Quais são suas maiores dificuldades diárias?
  • O que você mais gosta no seu trabalho?
  • Como podemos atender melhor nossos clientes?
  • Você conhece os objetivos e propósitos da empresa?
  • Você vê oportunidade de crescimento na empresa?
  • Seu gestor te auxilia de forma correta?
  • O tempo que passa na empresa é suficiente para realizar suas tarefas?
  • Está satisfeito com as tarefas que realiza e sente-se motivado em trabalhar na empresa?
  • Aprende coisas novas constantemente ou participa de treinamentos periódicos?
  • Como você classificaria a relação com seus colegas de trabalho?
  • Você se sente realizado profissionalmente?
  • Trabalhar nesta empresa lhe faz bem?
  • Seu trabalho te traz segurança?

É importante também avaliar os funcionários em relação a compatibilidade deles com os valores da empresa.

Saber escolher as perguntas para pesquisa de satisfação do colaborador é fundamental, uma vez que elas direcionam ao objetivo da ferramenta: medir as expectativas e resolver problemas internos. Assim, a avaliação será bem sucedida.

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