O que é retenção de talentos?

O que é retenção de talentos?
transformação cultural

Ter um alto índice de rotatividade é prejudicial ao negócio por diversas razões, principalmente pelo elevado custo financeiro e também pela perda de informação estratégica. Por outro lado, entender o que é retenção de talentos e implementá-la em uma empresa pode ser o diferencial competitivo para alavancar os seus resultados.

A retenção de talentos pode ser muito vantajosa para os negócios e também para os colaboradores. Ela faz parte de um processo de avaliação de desempenho e também de engajamento dos funcionários para combinar benefícios de acordo com os respectivos resultados de cada um.

Fazer a retenção de talentos nem sempre é fácil, mas pode trazer várias vantagens para as companhias, inclusive financeiras, já que há economia com novas contratações.

Neste artigo você vai aprender informações importante sobre:

  • O que é retenção de talentos?
  • Quais são os prejuízos de não implementar essa estratégia?
  • Quais são as vantagens de reter talentos?
  • Como reter talentos na empresa?

É muito importante que a empresa e seus gestores entendam o que é retenção de talentos e como atuar em cada situação, respeitando os seus limites, para mediar cada situação.

Sabemos que essa informação é muito valiosa para você. Por isso, chegou a hora de conhecer melhor essa estratégia e seus atrativos para os negócios.

Caso precise, conte com a TeamHub para fazer uma profunda análise na estrutura atual da sua empresa, no perfil da equipe, medir o índice de rotatividade e na cultura organizacional para eliminar as deficiências e levá-la a atingir os objetivos do negócio.

O que é retenção de talentos?

Como seu nome sugere, reter talentos significa conseguir manter na empresa colaboradores que agregam resultados para o negócio.

Para isso, a companhia deve adotar um conjunto de práticas e políticas para motivar os colaboradores, constantemente. Assim, fica mais simples fazer com que seus funcionários mais valiosos permaneçam no negócio por mais tempo.

A retenção atua justamente para evitar um outro problema muito comum, que é a perda de talentos.

Ou seja, a retenção de talentos não tem como objetivo manter TODOS os colaboradores no negócio. O foco é, na verdade, manter aqueles que estão fora da curva e trazer resultados realmente relevantes.

E como saber quais são os colaboradores que devem ser mantidos? Por meio da implementação de um processo de avaliação constante de desempenho.

Os demais colaboradores podem ter rotatividade até que o negócio encontre novos talentos a serem retidos. Lembrando sempre que o turnover não pode ter uma taxa elevada, já que isso é prejudicial ao negócio.

O ideal é manter a rotatividade em, no máximo, 10% ao mês, enquanto toda a sua equipe, motivada, se mantém em busca de bons resultados.

Quais são os prejuízos de falhar na retenção dos talentos?

Um dos principais prejuízos de não reter talentos é o financeiro. Afinal, um colaborador é um investimento: você gastou recursos em seu recrutamento, na contratação e no treinamento dele.

Então, se ele se desliga da empresa, todo esse investimento é “perdido”. Claro, você terá aproveitado todo o potencial desse talento no período em que ele permaneceu na companhia, mas não poderá aproveitar o que ainda estava por vir.

Ao mesmo tempo, a saída de talentos significa a perda de capital intelectual. Pior: pode significar a perda para um concorrente. Então, tudo que aprendeu com seu negócio, o colaborador poderá aplicar para o sucesso de outra empresa.

Sem contar que a saída de talentos gera “buracos” na equipe, que nem sempre são fáceis de preencher. O mercado está cheio de bons profissionais, mas eles podem não ter as aptidões necessárias para o trabalho. Ou ainda, serem bons operários, mas não necessariamente fora da curva.

teamhub gestão de cultura

Quais as vantagens da retenção de talentos?

São diversos os atrativos de estabelecer ações para a retenção de talentos em um negócio.

Para começar, essa retenção ajuda a criar um clima de trabalho amigável e colaborativo. As pessoas se conhecem melhor, isso favorece a compreensão sobre as suas principais qualidade, o que ajuda em projetos coletivos. Essa familiaridade contribui para melhorar a sintonia e o desenvolvimento das tarefas.

Outra consequência disso é um maior engajamento na empresa. As pessoas tendem a se sentir mais motivadas a alcançar resultados, principalmente quando elas têm metas claras e um plano de carreira bem estruturado, o que favorece a produtividade coletiva.

Ao mesmo tempo, entender o que é retenção de talentos e implementá-lo ajuda a economizar tempo e dinheiro, uma vez que, como citamos antes, todo funcionário é um investimento, desde o seu recrutamento.

Logo, manter os mesmos colaboradores por mais tempo dentro da empresa, desde que “fora da curva”, significa uma economia em gastos com recrutamento, treinamento e integração de novas pessoas.

Finalmente, reter talentos significa também preservar o capital intelectual. Então, a empresa pode usá-lo ao seu favor no negócio, e ainda evitar que os concorrentes tenham acesso ao que o seu colaborador sabe, inclusive sobre a companhia.

Como fazer a retenção de talentos?

Agora que você já sabe a importância de implementar uma estratégia de retenção de talentos, é hora de entender como fazer isso na sua empresa.

A primeira coisa que você deve se preocupar é em criar um bom ambiente de trabalho para todos. O espaço deve ser amigável, promover a sensação de bem-estar.

Um ambiente de trabalho estressante ou tóxico pode, pelo contrário, espantar talentos, além de adoecer os que permanecem.

Outra dica importante é trabalhar corretamente a comunicação interna do negócio, especialmente as informações relacionadas a metas, próximos passos da empresa e o resultado final alcançado naquele determinado período.

Compartilhar esse tipo de informação motiva o time. Primeiro porque o colaborador vai entender para onde a companhia está indo e para onde ele pode ir junto, além de compreender melhor o seu papel para que aquele resultado seja alcançado.

Além disso, saber dos resultados do negócio ajuda na sensação de pertencimento. Mesmo as tarefas mais simples têm relevância no que a empresa conquista e seus funcionários precisam entender sempre isso e precisam ser valorizados pelo empenho.

Também é importante estabelecer um plano de carreira detalhado para todos. De novo, isso estimula os colaboradores, pois eles saberão onde e como poderão chegar dentro do negócio. É algo que motiva e que tende a favorecer a produtividade de todos.

Vale também a pena construir uma cultura de feedback. Ou seja, estabelecer um método e uma rotina em que todos recebem um parecer do seu funcionário. Elogios quando possível e críticas construtivas, com dicas de como melhorar.

O feedback reforça o entendimento de que o trabalho do colaborador é “observado”, é visto como importante.

Entendendo o que é retenção de talentos, olhando para cada um de forma individual e também para o coletivo, e sabendo da importância dos recursos humanos para o negócio, a sua empresa tende a colher bons frutos.

Fique atento, realizar apenas algumas ações e de modo esporádico será bem difícil preservar os talentos na sua empresa.

Se você perde os melhores talentos com frequência para a concorrência, provavelmente a empresa passa por um problema maior que exija uma avaliação da cultura organizacional.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 27 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *