O que é Clima Organizacional? – Definição e como mantê-lo em alta

O que é Clima Organizacional? – Definição e como mantê-lo em alta
transformação cultural

O clima organizacional consiste na percepção que os colaboradores de uma organização possuem sobre a empresa em que trabalham.

Você já ouviu falar em clima organizacional? Durante todo o processo de evolução do mercado de trabalho, podemos notar, atualmente, uma evolução no que diz respeito à percepção do ambiente corporativo e como isso afeta os membros da organização.

Assim, o clima organizacional mede a qualidade do ambiente de trabalho e seu impacto na vida dos colaboradores, na produtividade e no alcance dos resultados.

Pensando nisso, a TeamHub preparou este artigo explicando tudo sobre o que é clima organizacional e como mantê-lo em alta para a melhor qualidade de vida dos colaboradores e para o alcance dos objetivos.

O que é Clima Organizacional?

O clima organizacional consiste em um grupo de fatores do ambiente de trabalho que inclui tudo aquilo que pode ser percebido e mensurado. Ele é um indicador para o setor de Recursos Humanos que mede o grau de satisfação dos colaboradores dentro da empresa. Os principais aspectos considerados no clima organizacional são:

  • valorização profissional
  • comunicação;
  • identificação de valores;
  • política de recursos humanos;
  • modelos de gestão.

Assim, o clima organizacional indica a motivação individual e coletiva de todos dentro da empresa. Dentre os fatores levados em conta pelos trabalhadores na formação dos índices de satisfação estão:

  • Comportamento dos colegas de trabalho e da liderança;
  • Modelo de gestão da empresa;
  • Benefícios oferecidos
  • Ferramentas de trabalho;
  • Objetivos;
  • Carga horária, etc.

Todos esses fatores possuem influência de forma direta ou indireta em todos membros da corporação

Diferença entre Cultura e Clima Organizacional?

Ainda que se tratem de conceitos parecidos, é preciso ter clareza sobre qual a diferença entre cultura e clima organizacional. Ter ciência sobre esses dois termos é fundamental para um ambiente de trabalho saudável.

A cultura organizacional pode ser definida como o conceito que estabelece a maneira com que uma empresa irá administrar seus negócios e a forma como ela se relaciona com seus colaboradores, parceiros e clientes. Desde o conjunto de normas e procedimentos rotineiros até grandes decisões de posicionamento fazem parte da essência de uma empresa – a sua cultura.

teamhub gestão de cultura

O clima organizacional, por sua vez, consiste na percepção da cultura da empresa. Todos os fatores técnicos e emocionais são mensuráveis e podem fornecer informações essenciais para manter um ambiente de trabalho onde a cultura e o bem estar de todos os colaboradores sejam preservados.

O que pode Interferir no Clima Organizacional?

Existem alguns elementos que interferem na percepção dos funcionários sobre o cenário de trabalho. Por exemplo:

  • Liderança: como os gestores se portam, o que impacta diretamente no clima da organização;
  • Flexibilidade: o quão as regras da empresa são flexíveis para que o trabalhador tenha autonomia;
  • Recompensas: se as premiações estão sendo oferecidas de forma proporcional e correta;
  • Responsabilidade: se os colaboradores possuem noção de responsabilidade em relação à corporação, e a empresa passa essa mesma percepção;
  • Comprometimento: as metas da organização e do funcionário precisam estar em alinhamento para que haja o devido comprometimento;
  • Transparência: é primordial sempre checar se os valores e cultura da corporação estão sendo passados com clareza.

Como melhorar o clima organizacional de uma empresa?

1. Infraestrutura

A infraestrutura organizacional deve atender a todas as necessidades para a execução de todas as atividades de forma confortável, com equipamentos de boa qualidade e que cumprem o desejado. Dessa forma, são evitadas diversas situações de estresse e reclamações sobre um ambiente sem condições adequadas.

2. Benefícios

Uma política de benefícios é uma boa tática para manter os funcionários motivados. A demonstração do cuidado com equipe pode ser feita com planos de saúde, descontos em academias e vales para auxiliar na alimentação dos colaboradores.

3. Treinamentos

O investimento em treinamentos dos colaboradores, tanto profissional quanto pessoal, é essencial para assegurar que a equipe se sinta motivada e valorizada. Além disso, um time capacitado é primordial para alcançar os objetivos da organização.

4. Gestão de pessoas

Estabelecer um modelo de gestão que valoriza o capital humano é essencial para auxiliar no bom clima organizacional. É importante que a liderança seja próxima do time de colaboradores, mantendo um diálogo aberto com todos e estimulando o melhor de cada um.

Obtenha os Melhores Resultados para a sua Empresa com a Gestão de Cultura!

Você sabia que as empresas que possuem uma cultura alinhada faturam até 8 vezes mais que as outras? Isso passa diretamente pelo engajamento dos funcionários com a empresa e com seus gestores, pois colaboradores engajados são 2 vezes mais produtivos! 

O segredo das grandes empresas está na gestão cultural, que influencia diretamente no alcance das metas estabelecidas e resultados desejados.

Com a TeamHub você consegue definir os objetivos estratégicos e valores da sua organização, diagnosticar a cultura atual da empresa e criar planos de ação para obter a cultura desejada!

Além disso, você irá desenvolver líderes que irão disseminar a cultura e engajar a sua equipe de funcionários no processo de alinhamento cultural.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 117 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *