Como criar uma cultura organizacional forte para sua PME: Confira 7 dicas

Como criar uma cultura organizacional forte para sua PME: Confira 7 dicas
transformação cultural

Cultura organizacional é uma preocupação bastante frequente em grandes empresas. Organizações como Netflix, Twitter, Meta, Google e Natura, investem fortemente nessa estratégia de promoção de ambientes mais produtivos.

Mas será que pequenas e médias empresas também podem ser beneficiadas pela cultura organizacional? Será que essa estratégia não é exclusiva de grandes empresas?

Neste artigo vamos responder essas e outras questões, inclusive dando sete dicas práticas para que as PMEs possam trabalhar cultura organizacional.

O que é cultura organizacional?

Cultura organizacional consiste nos valores e comportamentos que estão presentes dentro das empresas. Essa cultura deve refletir a identidade da empresa, de modo a balizar o comportamento das pessoas dentro da empresa.

Por isso, a cultura organizacional deve ser muito mais que palavras fixadas em uma parede. Essa cultura deve ser um verdadeiro código de ética, que influencia a mentalidade dos líderes e funcionários.

Vantagens da cultura organizacional

A cultura organizacional, portanto, está relacionada ao modo como as pessoas se comportam na empresa, mas vai muito além disso, já que toca o modo como a empresa cria e estabelece negócios no mercado.

Essa cultura cria melhores ambientes de trabalho, pois os relacionamentos são transformados com valores que superam dificuldades de relacionamentos particulares.

Como consequência, melhora o relacionamento entre líderes e liderados também são transformados.

A produtividade também é beneficiada, já que colaboradores satisfeitos, frutos de uma boa cultura organizacional bem definida, trabalham com maior empenho.

Quando falamos de retenção de talentos, a cultura organizacional também influencia positivamente, já que cria ambientes mais favoráveis e, por isso, estimula os funcionários a permanecerem.

Cultura organizacional também se aplica a PMEs?

Com certeza. A cultura organizacional não é exclusiva de grandes empresas, pelo contrário, essa ferramenta é necessária para transformar e potencializar os resultados de pequenas e médias empresas, permitindo que cresçam com maior força.

Empresas de pequeno e médio porte também precisam de ambientes de trabalho melhores, mais produtividade, relacionamentos mais saudáveis e retenção de talentos.

7 dicas para criar uma cultura organizacional em pequenas e médias empresas

Para criar uma cultura organizacional eficiente em pequenas e médias empresas, algumas dicas são muito importantes. Confira, a seguir, algumas dicas práticas:

Defina claramente a identidade corporativa

A identidade corporativa é definida pelo tripé missão, visão e valores. Engana-se quem acredita que definir isso é coisa do passo. Muito pelo contrário, isso precisa ser definido antes de qualquer outro elemento na construção da cultura organizacional.

Missão é porquê de uma empresa existir. Enquanto a visão é para onde a empresa quer ir. Já valores são os princípios que norteiam o caminho da empresa.

teamhub gestão de cultura

Forme lideranças

Mesmo em empresas menores, a cultura organizacional deve passar pela liderança, ainda que essa liderança seja composta por poucas pessoas. 

Afinal, eles serão os responsáveis por replicar os valores definidos anteriormente, garantindo que sejam vividos pelos demais colaboradores.

A formação da liderança não deve ser apenas focada no conhecimento, mas sobretudo na mudança da prática, pois eles devem manifestar esses valores na conduta diária. Se os líderes não encararem os valores, dificilmente os colaboradores o farão.

Crie espaços para feedbacks e sugestões

A base para uma cultura organizacional está em um ambiente que consiga promover liberdade para dar a receber sugestões e feedbacks uns dos outros. Esse canal mútuo não deve pertencer exclusivamente ao colaborador, mas também aos líderes.

Um sintoma de imaturidade é justamente a incapacidade de dar e receber feedbacks. Isso geralmente acontece com os líderes. Trabalhar a maturidade pessoal, nesse sentido, é extremamente necessário.

Dê forma à cultura organizacional

A cultura organizacional precisa estar disponível de forma clara para colaboradores e líderes. Em primeiro lugar, deve estar disponível em um documento ou manual que reúna todas as informações da identidade corporativa e da cultura.

Em segundo lugar, a cultura organizacional precisa estar disponível de forma visual na empresa. Isso pode acontecer, por exemplo, com uma placa com visão, missão e valores em um local visível.

Crie rituais e costumes

O ser humano precisa de símbolos. Isso é evidente, por exemplo, nas experiências políticas ou religiosas: bandeiras, rendas, cores, movimentos, cumprimentos, vocabulário, etc. O ser humano precisa desse tipo de coisa.

Com a cultura organizacional não é diferente. Uma cultura a ser construída será feita a partir de marcos, ritos e costumes, como reuniões, datas comemorativas, comemoração mensal de aniversário, happy hour, etc.

Busque formas de levar valores para a prática

Também é importante considerar a importância de traduzir os valores para a prática. Não adianta ter ritos, placas e documentos, se a realidade não mudar. 

Para influenciar a prática, uma inteligência própria deverá entrar em jogo, considerando as realidades da empresa e sua aplicação.

Incentive o trabalho em grupo

A melhor maneira de criar uma cultura organizacional consistente e forte, está no estímulo do trabalho em grupo. Quando as pessoas são colocadas lado a lado para resolverem problemas complexos, a cooperação entra em jogo.

Essa necessidade de cooperação aproxima as mentes e os corações, fazendo com que cada colaborador sinta-se parte do outro. Quando esse resultado é gerado, a plataforma para uma cultura organizacional relevante foi criada.

Conclusão

Neste artigo, conhecemos o que é cultura organizacional, e conferimos que as pequenas e médias empresas são espaços privilegiados para que essa cultura seja criada. Além disso, mostramos sete dicas para criar a cultura.

Que tal uma ajuda a fortalecer sua cultura organizacional em sua pequena e média empresa? Conheça a plataforma TeamHub e como ela pode transformar a gestão da cultura na sua organização.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 58 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *