(Re) Design Organizacional: O que é e Como fazer?

(Re) Design Organizacional: O que é e Como fazer?
transformação cultural

Design Organizacional é o processo de desenhar, definir ou adaptar a estrutura de uma empresa. O Redesign vem quando é necessário realizar mudanças no que foi previamente organizado.

No momento de constituir uma empresa , a maioria das pessoas utiliza alguns elementos e padrões básicos que definem a estrutura organizacional. Elementos como a cadeia de comando e uma estrutura de cargos e áreas com diretorias e gerências.

Assim como a cadeia de comando, a estrutura organizacional comumente possui elementos explícitos como organograma, papéis, job descriptions, processos, políticas, etc. Mas ela possui também aspectos implícitos ou intangíveis, como a rede de relações pessoais e o fluxo informal das comunicações.

Redesign Organizacional

A retomada ao design organizacional permite revisitar a estrutura da organização e como seu desenho atual viabiliza os fluxos internos de comunicação, recursos e processos e assim, estruturar equipes de trabalho.

Ele traz diversas vantagens para um negócio e implementa processos diferenciados e alinhados aos seus objetivos.

Ou seja, é fundamental relacionar a estratégia com a estrutura da empresa, para viabilizar o alcance das metas e gerar valor para os stakeholders.

Benefícios do Design Organizacional

Um ponto relevante e que precisa ser destacado é que o design organizacional não possui um modelo ideal, uma receita de bolo que pode ser aplicada a todas as empresas.

O mais adequado é tomar como base as análises aprofundadas e discussões para concluir qual tática vai funciona melhor para o seu negócio.

Existem alguns benefícios ao adotar esse conceito na sua empresa, como:

Alinhar o modelo de negócio ao seu objetivo

Essa é uma das principais vantagens, porque assim se consegue reavaliar os processos e implementar um modelo que facilite o alcance dos objetivos. 

Isso ocorre devido a uma mudança cultural, que traz agilidade para a tomada de decisão.

Vamos pegar o caso de uma empresa de tecnologia, por exemplo. Ela possui um profissional que assume o cargo de diretor. No entanto, por precisar de colaboradores muito especializados, a estrutura deve ser direcionada para essa finalidade, já que é somente com pessoas muito técnicas que o negócio pode prosperar.

Nesse caso, a estrutura não precisa ser orientada para o nível hierárquico, mas sim por especialidade.

Quebra de barreiras entre áreas

O design organizacional faz com que as empresas observem se o modelo de negócio atual atende os objetivos do negócio.

Mas como o mundo está em constante mudança, é fundamental realizar a revisão frequente dos processos.

teamhub gestão de cultura

Essa situação exige a quebra de barreiras entre os departamentos para trazer mais agilidade às operações.

Isso garante uma melhoria nos fluxos de informação e processual, o que leva à entrega de resultados alinhada ao momento atual.

Agiliza o tempo de resposta e a tomada de decisão

A flexibilidade hierárquica proporcionada pelo design organizacional aumenta a velocidade de resposta e de tomada de decisão.

Podemos pegar o exemplo de uma empresa que possui 10 camadas hierárquicas. Nesse tipo de empresa seria mais complicado tomar decisões de maneira rápida, considerando todas as etapas pelas quais a decisão precisa passar.

Observando o desenho organizacional é possível flexibilizar a hierarquia, o que melhora a estrutura e, consequentemente, o processo decisório.

Como fazer um Redesign Organizacional

Como você pôde perceber, o design organizacional passa por diferentes mudanças que abrangem colaboração, entrega, cultura e questões comportamentais.

Sendo assim, é fundamental revisitar a estrutura da empresa, sua identidade organizacional, a cultura do negócio e o objetivos estratégicos.

Por isso, preparamos um compilado de materiais que vão te apoiar na realização do redesign da sua empresa.

Identidade Organizacional

Se você está criando uma empresa, reformulando toda a identidade e posicionamento ou mesmo pensando em incorporar outra companhia, entender como criar missão, visão e valores é essencial para organizar o time no mesmo fit cultural e assim traçar novas metas para o negócio.

Diagnóstico de Cultura Organizacional

O diagnóstico de cultura organizacional consiste em um processo que busca um entendimento mais profundo do estado atual da cultura organizacional da empresa.

A melhor forma de efetivar o diagnóstico de cultura organizacional é justamente através da pesquisa. Somente dando voz aos funcionários é que uma compreensão total da realidade organizacional será alcançada.

Canvas Organizacional 2.0

Realizar uma boa estruturação de empresa não é algo fácil, seja em empresas grandes ou pequenas. Vemos evidências disso em todos os lugares que olhamos.

O Canvas Organizacional 2.0 vai te apoiar muito no redesign organizacional da sua empresa.

Plano de Ação

Para finalizar (ou quase isso), o plano de ação é peça chave para tudo funcionar. Tirar os projetos do papel e ir para a prática é o que separa as empresas terem sucesso ou não.

Se está buscando apoio para mudar a realidade da sua empresa através da cultura organizacional, é só entrar em contato com o time de especialista da TeamHub e pedir uma demonstração.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 785 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *