Cultura Data Driven: Por que a sua empresa deve investir?

Cultura Data Driven: Por que a sua empresa deve investir?
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O que será que o seu cliente deseja? Bem, essa é uma dúvida de muitos empresários e corporações do Brasil inteiro. Na verdade, do mundo inteiro. 

Dentro de uma cultura organizacional eficaz, vem se desenvolvendo também a cultura de dados, conhecida como cultura Data Driven. 

Ela serve basicamente para ajudar a tomada de decisão e previsões de que o conhecimento necessário, validado e projetado, podem servir, em conjunto, no intuito de identificar interesses e melhorar a lucratividade e produtividade.

Neste artigo, vamos explicar o que é a cultura Data Driven e as vantagens de implantar isso na cultura organizacional da sua empresa.

O que é a cultura da Data Driven?

Surpreendentemente, a maioria das empresas ainda não utiliza as informações que pode usar. Determinadas previsões realizadas por empresas especializadas confirmam isso.

Acontece que, nos últimos três anos, as empresas produziram mais de 90% de seus dados históricos. Milhões de terabytes estão crescendo a cada dia. Mas nem todos eles se tornam riqueza intelectual e estratégica para os negócios e determinados fins.

Neste momento a estratégia e a cultura data-driven entram em evidência, pois seu principal objetivo é processar esse universo de dados, captar os elementos principais e úteis à estratégia e depois transformá-los em informações relevantes para a tomada de decisões no mundo corporativo.

Basicamente, citamos que cultura orientada a dados é uma ciência que inclui métodos científicos, estatísticas e análises por meio de algoritmos complexos que, uma vez aplicados ao big data, sacarão informações estratégicas de dados, que são estruturados e não estruturados de negócios.

Como a cultura Data Driven pode influenciar nos resultados no marketing da sua empresa?

A fim de explicar os benefícios de utilizar Data Driven para crescimento otimizado da empresa, nós precisamos entender qual é o objetivo da empresa. 

É necessário avaliar se a intenção é gerar valor para a empresa, aumentar a carteira de clientes, melhorar os produtos e etc.

A cultura Data Driven, dentro de uma cultura organizacional, é necessária para aumentar a eficiência dos indicadores.

Ações de marketing e relacionamento com o cliente focada no objetivo da campanha

O comportamento dos clientes, além de seus interesses em produtos específicos, curtidas nas redes sociais, fora as interações, podem promover dados interessantes que permitam oferecer campanhas específicas aos clientes.

Essas ações personalizadas fazem com que o público se sinta conectado à empresa para que a empresa entenda suas necessidades e antecipe soluções antes mesmo de procurá-las.

Fora a boa percepção no relacionamento com o cliente, essa medida também garante que a empresa esteja à frente de seus concorrentes e se consolide como uma autoridade no mercado.

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Custos do funil de vendas reduzidos

Melhorar a eficácia dos esforços de marketing também faz com que as empresas alinhem seus investimentos em links patrocinados, campanhas de e-mail marketing, criação de promoções e outras atividades voltadas para conversão em vendas ou outro KPI.

Analisar seu perfil de consumidor ideal, também conhecido como buyer persona, facilita na configuração do seu canal de marketing para atrair prospects mais compatíveis com sua oferta.

Elevação das conversões e melhoria na satisfação do consumidor

Captar o cliente certo por meio do canal de marketing permite que a equipe de vendas direcione apenas os clientes em potencial com potencial de conversão maior, o que também otimiza os custos da sua empresa.

No entanto, esse modelo também aumenta o número de conversões, pois os leads engajados possuem uma qualificação máxima em relação ao produto e sua proposta.

As estratégias de aquisição de novos clientes e estratégias de mercadologia personalizáveis ​​para a base de clientes também podem gerar leads e upsells. 

Além de suprimir a necessidade de investimento na aquisição de novos clientes, também promove e aumenta as vendas médias e a fidelidade do cliente.

Identificação de possíveis ameaças e tendências do mercado

Somente observar como termômetro o mercado, a olho nú, não é mais suficiente para garantir que uma empresa tenha firmeza em sua atuação. 

Nesse sentido, pessoas orientadas por dados podem identificar e prever situações que possam trazer ameaças à empresa ou até mesmo tendência de mercado.

Ao estudar os dados é possível identificar o impacto nas vendas de um produto após a entrada de um concorrente no mercado o peso de uma menção negativa nas redes sociais e todos os demais movimentos relacionados à atividade.

Como as empresas aplicam essa cultura Data Driven?

Um dos aspectos relevantes da utilização de estratégias de negócios orientadas por dados, na cultura organizacional da empresa, é que ela utiliza números e algoritmos para identificar os elementos que produzirão a melhor experiência para o cliente em diferentes pontos da jornada.

Seu setor de marketing também pode ser usado para engajar, fortalecer sua marca, gerar leads, promover seus produtos e serviços e até promover melhores funcionalidades focadas no cliente. 

É por isso que a cultura Data Driven, dentro da cultura organizacional vem sendo reforçada entre as empresas, afinal, possui múltiplas aplicações e traz resultados consistentes para a empresa.

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