Quais são os tipos de feedback?

Quais são os tipos de feedback?
transformação cultural

Uma empresa, para que se torne sustentável, precisa estimular o crescimento de seus colaboradores visando uma postura mais competitiva. A devolutiva sobre o trabalho da equipe não deve ser feita apenas nas avaliações de desempenho, mas tornar-se um hábito constante. Para isso, é válido entender quais são os tipos de feedback e qual se aplica a sua necessidade.

O objetivo maior do feedback é incentivar mudanças positivas, tanto na equipe quanto individualmente. A prática, porém, não é unidirecional, isto é, apenas do líder para o colaborador, como também do funcionário para seu gestor.

A maior vantagem é que a pessoa que recebe o feedback entende seu próprio comportamento na empresa

Porém, é preciso conhecer quais são os tipos de feedback, o momento e o formato adequado para aplicá-lo. Este cuidado faz diferença nos resultados que serão alcançados.

A TEAMHUB atua para orientar e implementar a adoção de uma cultura organizacional que ajuda a empresa a potencializar os seus resultados. Entre em contato e conheça nossas soluções!

Descubra quais são os tipos de feedback

De modo geral, o feedback pode ser dividido entre positivo, negativo e construtivo. Além do objetivo, cada um difere do outro pela forma como é aplicado.

Abaixou vou te explicar as principais características e como aplicar cada tipo de feedback.

Feedback positivo

Como o próprio nome já diz, o feedback positivo tem o objetivo de levantar uma boa postura ou comportamento do profissional. Em outras palavras, reconhece o mérito que o colaborador teve em seu desempenho. Além disso, busca mostrar como essa atitude impacta a organização e o interesse que ela se repita.

Uma das maiores vantagens do feedback positivo é motivar o profissional, estimulando-o não só a manter as ações, como também aprimorá-las. Afinal, quem não gosta de se sentir valorizado e perceber que a empresa reconhece a validade de seus esforços? 

Feedback negativo

Este tipo de avaliação não significa bronca, mas apontar algum comportamento que deve ser melhorado. Entretanto, não elenca os pontos suficientes para que o interlocutor entenda o que precisa ser aprimorado. Normalmente, acontece quando a qualidade do trabalho sai abaixo do esperado ou o colaborador age de maneira inadequada. 

Um cuidado que deve ser tomado é de não comparar o desempenho dos demais membros da equipe, evitando rivalidades ou mal-estar. Além disso, o gestor não deve apontar apenas a situação negativa, mas também pontos positivos do colaborador que podem ser ressaltados.

Feedback construtivo

Este é um modelo de avaliação que é quase uma junção dos dois tipos de feedback anteriores. Além de apontar aspectos que possam ser melhorados, direciona a um caminho para que isso seja feito.

Ainda, quando feito após o feedback positivo, também indica formas de maximizar o desempenho do colaborador, com objetivo de alcançar maior produtividade e resultados. 

Como o feedback construtivo pontua tanto aspectos positivos quanto negativos, deve trazer consigo alguns fatores inerentes, tais como:

  • Contexto de confiança e segurança;
  • Elencar o contexto ou comportamento, mostrar o impacto e as expectativas da empresa. Isto é, apontar qual foi a situação, o comportamento que gerou o feedback e no que isso resultou para a empresa.

O feedback construtivo tem poder gigantesco na empresa, tanto que muitos preferem críticas com propósito positivo do que elogios

teamhub gestão de cultura

Ao identificar quais são os tipos de feedback que existem, é importante que o gestor modere seu tom de voz, bem como a postura corporal, especialmente no negativo. Vale ainda considerar, também, que algumas pessoas têm maior dificuldade em receber críticas, sendo aquelas com as quais deve ter mais cautela.

Como aplicar o feedback?

Acima eu expliquei a você quais são os tipos de feedback em relação a seu objetivo, mas existe ainda a classificação relacionada à forma como ele é aplicado. Neste contexto, existem também três opções: pessoalmente, por telefone ou por e-mail.

Dependendo da estrutura da empresa, algumas avaliações serão feitas à distância. Porém, o ideal é sempre valorizar o contato pessoal com o funcionário, para que ele consiga também tirar alguma dúvida ou apresentar objeções que possam interferir na qualidade do trabalho.

Feedback pessoal

Esta é a melhor forma de aplicar o feedback, uma vez que impede ruídos e permite que tanto o emissor quanto o interlocutor percebam as reações de cada um. Ademais, dá para identificar, em tempo real, o entendimento que a pessoa tem do que está sendo informado, permitindo uma comunicação mais efetiva.

Feedback por e-mail

Uma das vantagens de dar o feedback por e-mail é poder planejar o que será informado, avaliando o discurso e pedir opiniões de terceiros. O trabalhador também se sente mais à vontade para retornar as dúvidas, uma vez que não está frente a frente com o gestor. 

Por outro lado, este tipo de feedback pode abrir espaço para dúvidas, desentendimentos e ruídos

Por isso, é importante escolher as palavras adequadas, ser cordial e facilitar a compreensão da mensagem citando situações reais.

Feedback por telefone 

Uma alternativa à avaliação pessoal é o feedback por telefone. Mesmo que não seja possível perceber as expressões corporais, o tom de voz diz muito sobre interlocutor e mensageiro. Outra vantagem é a resposta imediata, o que é bom para que ambos esclareçam dúvidas em tempo real. 

Mais uma vez, cuidado com o tom de voz, as palavras utilizadas, a clareza da mensagem e a citação de situações reais.

Qual a melhor hora de dar o feedback?

Depois de entender quais são os tipos de feedback, outra dúvida que surge é sobre o melhor momento para aplicar este retorno da avaliação de desempenho.

O ideal é que a devolutiva seja feita logo após o ato ou situação, apenas cuidando para que, em casos negativos, aconteça em momentos de tensão emocional.

Ainda, o gestor precisa planejar o que será abordado no feedback, fugindo da estratégia de colocar uma crítica entre dois elogios – a técnica sanduíche. A metodologia falha por sobrepor as críticas aos elogios

Avalie dentre os diversos tipos de feedback e meios de aplicação qual que funciona melhor com o seu time. Pode ser que, dentro de uma mesma equipe, você perceba que tenha que aplicar formatos diferentes, mas com o mesmo objetivo final.

Cabe a você, como gestor, identificar a aceitação dos colaboradores e promover mudanças, caso elas sejam necessárias.

Sempre que é introduzida uma nova ação como essa dos feedbacks, pode haver uma rejeição inicial ou resistência dos líderes e colaboradores.

Por isso, você precisa sempre avaliar o clima e a cultura organizacional da empresa com uma certa frequência.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 54 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *