Cultura de inovação: o que é, importância e como desenvolver

Cultura de inovação: o que é, importância e como desenvolver
transformação cultural

Aqueles que são bem criativos, conseguem ter ideias com facilidade. No entanto, nem todas elas ideias podem ser implementadas, muitas permanecem apenas hipotéticas e fictícias, poucas derivam de um novo produto, processo ou serviço.

Olhando com um outro panorama, nem sempre as ideias são inovadoras. A inovação e a cultura organizacional são dois pontos necessários em muitas empresas. 

Trata-se de uma forma pela qual as instituições são capazes de competir no mercado desenvolvendo novas soluções, processos e produtos e proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Mas como você encara a inovação em sua cultura organizacional? É sobre isso que nós falaremos neste artigo.

O que é a cultura de inovação na cultura organizacional?

Objetivamente, uma cultura de inovação são os hábitos desenvolvidos pelas empresas para estimular a criatividade, gerar ideias e disseminar conhecimento para desenvolver novas metodologias, serviços e produtos, e promover negócios e padrões, dentro do mercado de atuação.

Na realidade, o conceito e a prática são dois elementos mais abrangentes do que isso, de fato. Antes de falar da cultura, vamos explicar, em um contexto, sobre a inovação.

Muitas vezes a palavra “inovação” está associada a algo que seja mais atual. Essa ideia não está totalmente errada, mas para ser inovador não basta ser algo novo, esse “algo novo” deve apresentar uma real melhoria e trazer benefícios e lucros.

Às vezes, falamos inovação de forma indiscriminada, o que é errado. Em determinados momentos, empresas descrevem o termo de um produto como “inovador” para aumentar as possibilidades de ganhos através de estratégias de marketing.

Fora isso, quando citamos este termo, muita gente pensa que estamos descrevendo algo que tenha relação com tecnologia. 

Este conceito não está totalmente errado. Mas a inovação não se limita aos processos por meios tecnológicos. Ela pode acontecer de outras maneiras e formatos.

Com relação a cultura, é algo bem amplo para ser discutido. Pode referir-se a um conjunto de hábitos e conhecimentos, que também possuem relações com as crenças de um indivíduo. 

Também pode estar relacionado à localidade de lugares caracterizados por hábitos populacionais.

Em termos de sociologia, a cultura está relacionada com nossas interações sociais e como nos comportamos na sociedade.

O vocábulo cultura é amplo o suficiente para dar sentido a objetos e ambientes artísticos e estéticos, por isso é classificado como cultura de massa, cultura popular e erudita. 

Então a gente tem que fazer um corte pra falar de cultura. Neste caso, estamos falando de cultura organizacional corporativa.

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Pois esta cultura corporativa e a cultura organizacional de determinada empresa, é o conjunto de hábitos, valores, convenções e regras que são compartilhadas e vivenciadas dentro de uma empresa.

A cultura corporativa pode ser determinada a partir de diretrizes e códigos. No entanto, a parte de documentos, por si só, não é suficiente para definir a cultura de uma organização. Também é determinado pelas interações entre os funcionários da empresa.

Com isso em mente, podemos ilustrar que existem dois tipos de cultura organizacional: implícita e explícita. 

A segunda está documentada através de guias e artigos. Quando falamos de cultura queremos dizer uma cultura prática na empresa

Em outras palavras, a cultura documentada não é necessariamente atualizada. Consequentemente, é inútil criar códigos infinitos, sem ações eficientes de implementação.

Qual é a importância da cultura de inovação?

Até agora, você já deve ter percebido que é importante que a inovação esteja no cotidiano da sua empresa para que você possa oferecer as melhores soluções aos seus clientes.

Um desses benefícios é que a empresa se mantém atualizada e com sustentabilidade ao longo do tempo. É necessário atualizar-se constantemente para manter uma modernização, avanço e longevidade.

Com o passar dos anos, a gente observa que determinadas empresas que não possuem a inovação no dia a dia, começam a cair de produtividade, com funcionários mecanizados e com serviços superficiais, que não enchem mais os olhos do cliente.

Sendo assim, a cultura de inovação e a cultura organizacional devem andar lado a lado.

Como desenvolver a cultura de inovação?

Você entendeu agora que a cultura de inovação é algo importante de ser mantido dentro do ambiente organizacional e corporativo. 

No entanto, seu desenvolvimento não acontece de hoje para amanhã. Mas com passos planejados, você terá um ambiente inovador e com colaboradores com foco na inovação

Existem alguns elementos essenciais para que você consiga chegar lá:

  • Os times devem ser diversos. A diversidade é um tema fundamental, hoje e sempre, quando uma organização deseja ser inovadora. Misture os times diversos para que o desenvolvimento de ideias possam contribuir para os serviços, produtos e encantamento de clientes na empresa;
  • Estime a criatividade dos seus colaboradores. Faça com que eles possuam uma mente criativa através de estímulos. Manter uma rotina de reuniões e brainstorm pode ajudar nisso;
  • Desenvolva uma gestão horizontal, ou seja, na cultura de inovação, a gestão se torna um pouco mais flexível e menos burocrática;
  • Utilize métodos ágeis para um melhor alinhamento entre os times e clientes;
  • Estimule o intraempreendedorismo. Neste caso, o funcionário empreende dentro da empresa para criar um novo produto, serviço e etc;
  • Saiba o momento de escutar o cliente e outras empresas. Fazer benchmarking e conversar com outros mercados também são de grande valia;
  • A cultura não deve ficar apenas no papel. O lance é aprendizado e execução!

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