Como gerar mais resultados com Cultura, Estratégia e Liderança?

Como gerar mais resultados com Cultura, Estratégia e Liderança?
transformação cultural

Os resultados de uma empresa são diretamente influenciados pela cultura, estratégia e liderança. Isso acontece porque esses três elementos alteram a forma como o dia a dia de trabalho é vivenciado, sobretudo para o colaborador.

Quando bem orquestrados, a cultura, estratégia e liderança geram um colaborador mais feliz, tendo por consequência uma produtividade maior e resultados mais expressivos.

Neste artigo, vamos investigar a relação entre cultura, estratégia e liderança. Mas, antes, conheceremos cada um dos seus conceitos próprios. Por fim, teremos 5 passos para otimizar a cultura organizacional com estratégia e liderança.

A importância da cultura organizacional

A cultura organizacional traduz aquela realidade de valores associados ao dia a dia da empresa, sobretudo nas ações dos colaboradores e dos líderes. 

Além dessa relação com os valores que são atualmente vividos na empresa, há uma segunda dimensão da cultura organizacional: a otimização.

Um setor de recursos humanos ou a gestão da empresa utilizam de recursos da cultura organizacional para conseguir viabilizar melhorias na cultura, fazendo com que esta última reflita os valores teóricos definidos anteriormente.

A importância da estratégia para a cultura organizacional

Por estratégia, entendemos todas as ações executadas a partir de um planejamento, com o objetivo de conquistar algo. A estratégia pode ser, por exemplo, de vendas, marketing, comunicação, gestão ou logística.

Mas há um tipo de estratégia relacionado exclusivamente à cultura organizacional. Isso porque se engana quem acredita que uma cultura de empresa é gerada organicamente. 

Não, a gestão precisa interferir para garantir que a cultura organizacional esteja conforme aos valores da instituição.

A importância da liderança para a cultura organizacional

A liderança também tem um papel fundamental para a empresa, mas seu papel se sobressai quando o assunto é cultura organizacional.

A percepção que os colaboradores têm sobre os valores da empresa é diretamente influenciada por como um líder vive ou não os valores organizacionais.

Um líder pode ajudar ou atrapalhar na implantação de uma cultura organizacional saudável. Isso porque a atitude dos líderes, no entanto, não pode se restringir aos valores da empresa, mas também deve integrar outras características que permitam o estabelecimento de um clima para uma cultura saudável.

5 passos para otimizar cultura organizacional com estratégia e liderança

O casamento entre cultura organizacional, estratégia e liderança parece indissolúvel, e de fato é. Isso acontece porque, para que a cultura seja otimizada, os únicos caminhos possíveis são a viabilização de ações através de estratégia, bem como a colaboração e conscientização dos líderes.

Confira, a seguir um passo a passo para te ajudar a unir cultura organizacional, estratégia e liderança, para conseguir os melhores resultados para sua empresa:

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1 — Tenha estratégia para otimização de cultura

Em primeiro lugar, a cultura organizacional precisa passar por um processo chamado de diagnóstico, onde são levantados todos os pontos de atenção da cultura, permitindo dar à gestão meios para agir e corrigir anomalias na vivência prática.

Alinhar a cultura com a estratégia, portanto, é uma excelente ideia, sobretudo quando é identificado alguma ação discrepante com os valores estabelecidos, prejudicando os colaboradores e o ritmo de trabalho.

Para conseguir fazer tudo isso, será preciso uma inteligência que aponte os melhores caminhos para otimização da cultura.

2 — Clarifique os comportamentos essenciais que transformarão a cultura organizacional

Existe uma categoria de comportamentos que exercem uma grande influência na cultura organizacional. Ao conseguir alterar esses comportamentos, será natural que toda a cadeia de relacionamentos e comportamentos secundários também se alterem.

A impaciência, aqui, é inimiga da perfeição, já que essa implantação deve ocorrer aos poucos, e não de forma abrupta. Por isso, identifique pequenos comportamentos que podem ser mudados sem grandes esforços, ao menos no começo. Mude-os, e mensure os impactos.

3 — Foque no forte, mude o fraco

Em terceiro lugar, voltamos a falar de estratégia: para conseguir implantar mudanças significativas na cultura organizacional, ao invés de buscar uma revolução na empresa, a melhor opção é seguir com mudanças graduais e seguras, mas com grandes reverberações na cultura como um todo.

Essa abordagem de mudança deve ser positiva, ou seja, focar naquilo que de forte está presente na empresa. Partindo desse forte, aí sim, os pequenos defeitos de cultura podem agora serem combatidos!

4 — Implante a cultura primeiramente na liderança

A cultura organizacional está baseada em valores definidos pela gestão, mas vividos por todos os colaboradores. Esses valores atuam como princípios que, na teoria, deveriam nortear todas as ações na organização.

E aqui entra o papel da liderança, afinal, um bom líder não lidera apenas por palavras, mas sobretudo por atos. Como uma ação instintiva do ser humano, tendemos a seguir e imitar pessoas em posições de referência.

5 — Utilize pesquisa e mensuração

Por fim, a otimização da cultura organizacional passa também pela pesquisa, afinal, somente por meio dela é possível efetuar um diagnóstico que reflita verdadeiramente a sociedade.

Além disso, a definição de métricas para acompanhar a evolução garante que todo o processo será bem acompanhado, inclusive com possibilidade de otimização.

Conclusão

Neste artigo, avaliamos a importância da estratégia, liderança e cultura organizacional, e percebemos que estes três elementos estão intimamente ligados, de modo que precisam ser trabalhados em sintonia.

Para ajudar nesse trabalho conjunto, também demos 5 passos práticos para isso. Sendo eles:

  • estratégia para otimização da cultura;
  • identificação dos comportamentos essenciais que mudam a cultura;
  • fortalecimento dos bons comportamentos e mudança para os maus;
  • implantação da cultura na liderança;
  • uso de pesquisas e mensuração.

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