Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?
transformação cultural

O relacionamento interpessoal é uma das qualidades mais procuradas no mundo corporativo. Diferentes perfis podem ser encontrados na empresa e a chave do sucesso é saber lidar de forma saudável com todos eles. Porém, há temperamentos que ultrapassam os limites e, daí, é preciso saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho.

Por mais que a empresa invista em processos de recrutamento inteligente, avalie o fit cultural, algumas coisas do expediente fogem do controle e podem afetar o andamento do trabalho durante aquele dia ou se prolongar por mais tempo, gerando atrito entre funcionários ou entre equipes.

Diante de uma situação como essa, o gestor/ líder deve observar bem o grupo e intervir de forma estratégica. Quando a situação envolve o líder, o departamento de Recursos Humanos precisa ficar atento para mediar e eliminar o conflito. Casos extremos podem resultar em demissão, sempre pensando na produtividade da empresa.

Mas, afinal, o que é uma pessoa tóxica? O termo é designado a alguém de trato realmente difícil. Normalmente, são aquelas que parecem sugar as energias dos colegas, despertando neles sentimentos ruins. A principal consequência para a empresa é a queda na produtividade, uma vez que o ambiente torna-se insustentável.

Com os negócios cada vez mais competitivos, é uma decisão estratégica cuidar da harmonia entre as pessoas no ambiente de trabalho. Para avaliar e fazer alterações na cultura organizacional, é possível contar com o apoio da TEAMHUB, ajudamos a estudar e fazer ajustes na estrutura atual para impulsionar os seus números.

Como identificar uma pessoa tóxica no trabalho?

Antes mesmo de aprender como lidar com pessoas tóxicas no trabalho, é preciso entender como identificá-las.

O primeiro indício de uma pessoa tóxica é, no geral, o difícil diálogo, além da necessidade de estar sempre no controle. O comportamento vem da ânsia de impor suas ideias, preferências e opiniões, deixando de lado o que os demais no grupo pensam. Sendo assim, ela adotando uma postura mais prejudicial do que agregadora

A pessoa tóxica no trabalho costuma ainda ser manipuladora e negativa, além de nunca assumir seus próprios erros. Desta forma torna-se psicologicamente abusiva e se coloca como vítima da situação. A convivência em grupo torna-se ruim porque a inflexibilidade desse colega prejudica o relacionamento e o andamento das tarefas.

Por isso, é importante que a liderança seja capaz de identificar e ver como lidar com a pessoa tóxica no trabalho com pequenas intervenções para neutralizar a situação e acalmar ambos os lados.

Caso isso não seja notado no início, o estresse da equipe pode ser atenuado e ficar difícil de ser revertido, comprometendo toda a coletividade do ambiente.

Como lidar com pessoas tóxicas no trabalho?

Logo que surgem os primeiros sinais de atrito, é importante que o gestor esteja por perto e descubra como atuar. Algumas situações podem acontecer na frente dele, outras na sua ausência.

Neste sentido, a cultura do feedback é muito vantajosa, já que ela pode apontar esses indícios para que sejam logo neutralizados.

Abaixo reunimos sete dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho. Veja quais delas podem ser aplicadas e como funcionam dentro da sua estrutura atual.

Imponha limites

Por vezes, no intuito de evitar conflitos, os colegas acabam cedendo ao comportamento abusivo, o que não é saudável.

Antes que a situação chegue a um ponto insuportável, adote ações educadas, porém firmes, naquilo que já não consegue mais aguentar. A saúde mental de todos dentro do ambiente profissional não tem preço.

Exponha as opiniões

Se você é gestor e quer aprender como lidar com pessoas tóxicas no trabalho, saiba que é necessário falar diretamente com o funcionário que tem este tipo de comportamento.

Chame-o para um feedback para expor os pontos que vêm gerando desconforto na relação com os demais do time. A confiança aqui é um fator primordial!

Porém, faça isso de forma equilibrada, evitando que a situação piore em vez de melhorar. 

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A conversa pode ajudar a entender o comportamento da pessoa que, aliás, pode ser até uma questão emocional ou psicológica e necessite de outro tipo de suporte.

Tente agregar a pessoa às tarefas

Após conversar e expor os pontos que têm afetado a relação, tente trabalhar em conjunto com o colaborador para que ele desenvolva a harmonia com os demais integrantes do time.

Mostre a ele que você não está ali para julgar ou acusar, mas para tentar ajudá-lo. Por vezes, esse comportamento nocivo é involuntário e uma “mão-amiga” pode resolver.

Acione o líder imediato

Se você é um colaborador e está lendo aqui as dicas de como lidar com pessoas tóxicas no trabalho e vê que a situação não está confortável, acione seu líder imediato para buscar um apoio. Se você é o gestor e não consegue resolver a situação, busque orientação com o time de Recursos Humanos.

Quando a situação chega ao limite, acione o superior, especialmente se o problema foi sentido por outros membros da equipe.

Exponha as situações, tenha argumentos firmes e faça suas sugestões para acabar com os ruídos. O ideal, aliás, é tomar tal atitude o quanto antes. Se o problema se agravar, a demissão pode ser a única saída.

Se possível, evite o contato direto

A verdade é que quanto mais distantes ficar deste tipo de pessoa, melhor. Porém, é impossível pensar em tal atitude dentro do ambiente de trabalho.

De toda forma, é possível manter um relacionamento estritamente profissional, se comunicando apenas de forma estratégica, sem que a pessoa tóxica consiga transferir suas queixas e lamentações para você.

Diante de qualquer assunto que extrapola as tarefas rotineiras, desvie de maneira educada. Caso a pessoa não trabalhe diretamente com você, ótimo!

O afastamento também pode vir após várias tentativas de ajudar o colega. Ninguém é obrigado a conviver com quem lhe faz mal, por isso, não hesite em se afastar caso haja uma situação de conflito ou perceba que a toxicidade do colega não vai passar.

Não atribua o problema a você

Um dos maiores problemas do relacionamento abusivo é que a vítima costuma colocar-se como culpada pela situação, o que não pode acontecer.

O comportamento tóxico não é um problema que partiu de você, portanto, não se culpe. O mesmo deve ser feito ao cortar relações com esse tipo de pessoa. 

Amor próprio não é, nem será, sinônimo de egoísmo. 

Por isso, uma outra forma de lidar com pessoas tóxicas no trabalho é focar primeiramente em seu bem-estar e afastar-se quando necessário.

Mantenha-se leve

Momentos de tensão tornam-se frequentes quando um colega de trabalho é tóxico. Nesta hora é preciso exercitar a inteligência emocional, cuidando do equilíbrio da mente e prezando pela saúde mental.

Boas saídas são praticar exercícios físicos, meditação, alimentação leve e descansar. Tais medidas vão te fazer mais forte e não permitir que ações nocivas afetem.

O mundo corporativo impõe desafios diários e, um deles, realmente é saber como lidar com pessoas tóxicas no trabalho. Esta situação é inevitável, uma vez que lidamos com diversidade de colegas.

A forma como enfrentamos é que vai definir o sucesso na solução do problema sem, é claro, deixar de prezar por nossa própria saúde mental. 

Como já comentamos na abertura deste texto, o clima organizacional equilibrado é que fará um diferencial competitivo para que o seu time entregue tudo que se espera dele. Quando algo está em desequilíbrio vai afetar o volume e a qualidade das entregas.

Se você quer fazer uma avaliação completa do fit e implementar uma cultura organizacional focada em desempenho, é hora de entrar em contato com nosso time de atendimento. Vamos te ajudar a ajustar os rumos do negócio.

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