Qual a diferença entre Cultura e Clima Organizacional

Qual a diferença entre Cultura e Clima Organizacional
transformação cultural

Você já deve ter ouvido falar em clima organizacional ou cultura organizacional. Pois é, esses dois termos são abrangentes e dizem muito a respeito de uma empresa. Os dois andam lado a lado, mas possuem contextos diferentes.

Antes, as empresas possuíam uma percepção específica de trabalho. Muitos empregadores queriam impor trabalhos aos funcionários e aumento da produtividade, mas sem nenhuma norma organizacional. 

Em algumas regiões, essa era a chamada cultura do “cabresto”, o inverso da cultura organizacional.

Hoje em dia, o clima organizacional junto à cultura organizacional medem a produtividade, baseada na qualidade do ambiente de trabalho, junto do impacto na vida dos colaboradores e como estes podem alcançar os resultados desejados.

Ou seja, nós temos aqui dois panoramas. O velho e o novo. Mas é o modelo atual, que vem dando resultado nas organizações.

Iremos explicar neste artigo a diferença entre clima organizacional e cultura organizacional. Fique conosco até o final para entender tudo sobre esses dois termos.

Primeiro, o que é cultura organizacional?

A cultura organizacional é o conjunto de normas, valores estabelecidos e crenças, além de comportamentos que afetam o humor de uma empresa. 

Essa cultura corporativa é necessária para apoiar a estratégia da organização e orientar e adaptar o comportamento dos colaboradores dentro do ambiente organizacional.

Uma breve relação com o que é cultura na sociedade: A cultura é feita, sendo baseada em conceitos específicos de valores, histórias e costumes de uma sociedade, além de suas experiências, que são incluídas em sua vida social ou de determinado grupo. 

Com isso, a lógica corporativa será a mesma da cultura em sociedade. A cultura da empresa deve funcionar como uma maneira de se comportar e pensar para os funcionários. 

Ou seja, os costumes, hábitos e comportamentos devem ser levados em consideração, sem esquecer o lado político, princípios e crenças.

A cultura organizacional é relacionada não apenas ao comportamento dos funcionários, mas também à motivação e à estratégia de negócio da sua empresa.

Por isso, é fundamental alinhar a cultura organizacional com a estratégia da empresa para que todos tenham clareza sobre suas atribuições e responsabilidades, dentro do ambiente corporativo.

Qual a importância da cultura organizacional?

A cultura sem se basear nos objetivos estratégicos é uma barreira para as operações do negócio.

Assim, de nada adianta ter os colaboradores bons se a empresa não souber em que direção seguir e como gerenciá-los e comprometê-los com os objetivos e valores desta empresa.

teamhub gestão de cultura

Isso é extremamente desagradável para os funcionários que trabalham em empresas que promovem uma cultura corporativa moderna. Mas no dia a dia existe muita burocracia, como uma empresa conservadora.

É por isso que o trabalho contínuo sobre a cultura organizacional deve permanecer. Ele servirá de guia para os colaboradores, pois é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, crenças, valores e políticas internas e externas.

A boa cultura instalada no ambiente da empresa, visa motivar os colaboradores e ajudá-los a crescer com a empresa, assim como uma cultura desalinhada, que é o inverso, pode ainda prejudicar ou denegrir o contexto do trabalho dentro da empresa.

O que é clima organizacional?

Agora que você aprendeu o que é a cultura organizacional, vamos entender o lado do clima organizacional que é composto por um conjunto de fatores no ambiente de trabalho que inclui tudo o que pode ser percebido e mensurado. 

É uma métrica para o setor de recursos humanos que mede a satisfação dos funcionários. As principais questões consideradas no clima corporativo são:

  • Comunicação do colaborador;
  • Valorização profissional;
  • Identificação com as crenças e valores da empresa;
  • Modelos de gestão adequados;
  • Política de RH.

Desta forma, a cultura organizacional indica os motivos pessoais e coletivos de todos os funcionários. Dentre aqueles indicadores que os colaboradores consideram na criação de um índice de satisfação, podemos citar:

  • Carga horária;
  • Objetivos;
  • Ferramentas disponíveis para a execução;
  • Benefícios ofertados;
  • Modelo de gestão empresarial;
  • Comportamento dos colegas de trabalho e da liderança.

Os membros são afetados direta ou indiretamente, através de todos esses fatores. Por isso, não devem ser deixados de lado. 

Em diversas empresas, os colaboradores ficam cabisbaixos, sem ter a representatividade do RH para com os mesmos. 

Um RH estratégico, com boas culturas implantadas, seguindo esses passos, faz toda a diferença dentro do ambiente de trabalho e, consequentemente, a produtividade.

Qual é a diferença entre cultura organizacional e clima organizacional?

Sabemos que os conceitos são bem parecidos. No entanto, é necessário saber diferenciá-los para ter mais assertividade no desempenho da empresa. Conhecer os dois termos é essencial para que o ambiente de trabalho se torne sadio.

A cultura organizacional pode ser definida com um conceito de como a empresa vai conduzir os negócios no ambiente corporativo e como estas estratégias se relacionam com os colaboradores, parceiros e clientes da empresa. 

Seja o conjunto de regras, rotineiramente, ou procedimentos específicos, mesmo de grandes decisões e posicionamentos que fazem parte dos valores, objetivos e crenças do ambiente organizacional.

O clima organizacional, por sua vez, é composto pela percepção da cultura corporativa. 

Sejam os fatores técnicos ou os emocionais, podem ter a mensuração e fornecer informações pertinentes para a melhoria no ambiente de trabalho, que influenciam no bem estar dos colaboradores e fomento da cultura.

Você precisa melhorar a sua cultura organizacional?

A TeamHub tem uma série de materiais que você pode mergulhar e alimentar a cultura organizacional na sua empresa ou fomentar novos conceitos de trabalho para melhoria da produtividade, em paralelo com a qualidade de trabalho dos seus colaboradores.

Conheça nossos materiais de cultura organizacional hoje!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 183 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *