People Centric: O que significa ser uma empresa centrada nas Pessoas

People Centric: O que significa ser uma empresa centrada nas Pessoas
transformação cultural

Mudar conceitos antigos e procurar novas formas de administrar uma empresa sempre é um desafio. As questões organizacionais dependem, quase sempre, de redefinir estratégias e investir na gestão de cultura da corporação.

É claro que mexer na estrutura organizacional não é uma tarefa fácil. No entanto, as empresas que não se adaptam às mudanças sociais ficam estagnadas, perdem clientes e veem sua estrutura ruir.  

Para modificar uma trajetória que já não traz resultados satisfatórios, o caminho é investir no maior patrimônio de uma empresa: as pessoas.

E o primeiro passo para atingir esse alvo e construir uma nova mentalidade, é o investimento pesado em gestão de cultura.

Continue nos acompanhando para saber a importância de ter um diagnóstico adequado, criar planos de ação e definir valores estratégicos da sua organização.

Gestão de cultura: como ser eficiente

Também chamada de cultura organizacional, a gestão de cultura refere-se a como criar boas práticas na rotina de trabalho. 

É um guia de comportamento para os colaboradores, que incluem:

  • boas práticas;
  • política interna;
  • cerimônias;
  • hábitos, dentre outros.

Quando uma empresa não consegue evoluir com a sua atual cultura, é urgente que se faça uma transformação cultural. Analisando o que há de errado, se estabelecendo uma nova identidade, é possível alcançar outros resultados.

A transformação cultural de uma empresa redefine a mentalidade da corporação. E serve como uma alavanca para a virada estratégica da empresa, levando ao processo de mudança para uma cultura People Centric.

O que é People Centric

Colocar as pessoas no centro da empresa. Essa é a tradução literal do termo People Centric. A essência dessa cultura está na experiência do colaborador. Quanto mais positiva ela for, mais bons resultados serão realizados dentro da organização.

Essa informação foi medida em um estudo de 2021 da IBM e Workhuman. Segundo a pesquisa, a experiência positiva do colaborador impactou 25% das empresas que foram bem avaliadas nesse quesito. 

E os resultados de vendas foram 2x maiores nas organizações que investiram na cultura do People Centric.

Outro ponto favorecido nas empresas que adotaram esse novo modelo pode ser visto nos índices de rotatividade entre seus colaboradores. 

O grau de satisfação dos trabalhadores pode ser medido pelo grau de entrega aos valores da empresa e pelo tempo que o colaborador permanece na corporação.

A percepção positiva da cultura da empresa pelo funcionário está diretamente atrelada ao faturamento e engajamento pela empresa. 

Há pontos estratégicos na empresa que influenciam essa visão que o colaborador tem da empresa. São eles:

  1. Liderança: como os gestores se portam tem relação direta com o desenvolvimento da organização.
  2. Recompensas: as premiações dos colaboradores da empresa tem que ser proporcionais à dedicação e resultados.
  3. Transparência: valores, missão e cultura da empresa precisam sempre ser transmitidos de forma clara.
  4. Flexibilidade: a cartilha da empresa precisa ser flexível para dar ao trabalhador autonomia frente a situações difíceis de serem administradas.

São ações internas nesses itens que transformam uma empresa e permitem que a cultura seja transformada para priorizar o capital humano.

teamhub gestão de cultura

Em uma empresa People Centric, uma gestão eficaz de cultura estimula a sinergia entre as equipes.

Continue acompanhando nosso artigo para saber quais outros benefícios as organizações podem alcançar.

Benefícios de centrar a gestão nas pessoas

A cultura People Centric baseada na experiência do colaborador também estimula outras áreas da empresa, como lideranças e clientes. 

As vantagens em imprimir essa nova mentalidade em uma corporação trazem resultados mais valiosos que o capital financeiro.

Cultura interna em expansão

Quando se coloca as pessoas no centro dos processos de uma empresa, há melhorias na qualidade da prestação dos serviços, na forma como os produtos são desenvolvidos e em como os colaboradores atendem ao público. 

E se oferecer aos trabalhadores a oportunidade de participar das decisões da empresa? Essa é uma mudança na cultura interna de uma organização que permite avanços nas relações pessoais entre líderes e subordinados.

Criar uma boa imagem empresarial

Uma empresa que prioriza as pessoas torna-se referência para os consumidores e concorrentes. E o mercado passa a enxergar as novas ações com olhos atentos.

Fidelização do público-alvo

Encante as pessoas! Um cliente apaixonado pela sua marca comenta sobre ela para os amigos, na internet, espalha a palavra da empresa para todos.

Um público-alvo fiel é capaz de levar a sua marca para as alturas.

Fortalecimento da marca

Ainda não mostramos para você exemplos reais de como a cultura do People Centric impacta uma empresa. De propósito, deixamos a cereja do bolo para o final.

Pense em marcas atuais que você sempre ouve falar bem. E que movimenta mercados, consumidores e colaboradores.

Chegou a alguma marca forte, com muitos seguidores e adoradores? Acertou quem pensou em Netflix ou Apple. Esses são os maiores exemplos de marcas que se fortaleceram investindo na cultura do People Centric.

Concluindo

Vimos que a transformação da cultura organizacional é o que falta para sua empresa alavancar melhores resultados e mudar a sua estratégia. As ações das lideranças impactam times inteiros e fazem as equipes serem campeãs em resultados.

A cultura People Centric veio para ficar. Não tenha medo de mudar por não saber por onde começar.

Sabemos que gestão de cultura de uma empresa é uma caminhada árdua e, muitas vezes, silenciosa. 

Tanto líderes quanto chefes de equipe podem se sentir frustrados quando não conseguem enxergar quais problemas estão impedindo o sucesso.

A TeamHub possui uma plataforma integrada que alinha a cultura que você planeja com os objetivos estratégicos do seu negócio.

Não deixe para amanhã e converse hoje mesmo com um especialista!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 171 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *