Diferença entre RH e Departamento Pessoal 

Diferença entre RH e Departamento Pessoal 
transformação cultural

Os dois setores estão andando ali, lado a lado, mas é interessante que a gente busque entender a diferença exata, entre o RH e o departamento pessoal

As duas definições, nos dão a possibilidade de enxergar as divisões de tarefas de maneira mais assertiva. Inclusive, de enxergar se o nosso setor é um RH estratégico.

Ambos os setores possuem papéis importantes. Mesmo que deleguem determinadas atribuições, o trabalho em conjunto deve ajudar os dois a terem uma visão estratégica dentro do ambiente corporativo.

Os setores são responsáveis por gerir pessoas e, dentro desse contexto, fazer com que as funções sejam mais produtivas, assertivas e tragam retorno para a empresa, através dos seus indicadores pré-estabelecidos.

O que é o RH? 

O departamento de Recursos Humanos coloca os colaboradores em primeiro lugar, mas visa desenvolver soluções para o bom desenvolvimento da empresa

O objetivo é garantir que cada trabalhador se sinta bem neste ambiente corporativo, com a devida motivação suficiente para continuar melhorando a cada dia.

Com isso, um RH estratégico atua do mesmo jeito, mas de uma forma mais expressiva, a fim de atuar com as pessoas, em busca de resultados mais focados nos objetivos.

Quais as atribuições do RH?

Melhorias e avaliações dos colaboradores

O RH avalia o uso de recursos, técnicos ou não, que ajudam a tornar o trabalho cotidiano mais preciso

As questões estruturais estão incluídas nisso, para garantir o conforto dos colaboradores e com equipamentos de qualidade para proporcionar um bom desempenho das atribuições.

Esta área também é dedicada a avaliar o desempenho dos funcionários, em geral, a fim de aumentar a produtividade de suas funções.

Política e gestão

Com base nisso, a indústria desenvolve políticas de gestão para que as equipes desempenham suas funções de acordo com os objetivos do negócio

Isso evita que os funcionários tenham que entrar em contato com a parte gestora e com seus superiores desnecessariamente.

Além disso, para ter mais liberdade para trabalhar, efetua o que precisa ser feito com segurança e objetividade.

Desenvolvimento humano e capacitação

O RH estratégico continuará a treinar e desenvolver pessoal de acordo com as necessidades estratégicas da empresa. 

Esse tema é muito importante para que os colaboradores evoluam e se tornem profissionais cada vez mais qualificados para atender às exigências do mercado atual.

Recrutamento e seleção 

Essa é uma das tarefas mais importantes no setor de RH. Além de analisar currículos, esses analistas planejam entrevistas, realizam dinâmicas em grupo ou individuais e aplicam testes para reunir os melhores perfis para trabalhar na empresa.

Quando uma pessoa é selecionada para assumir determinado cargo, o RH também é responsável por ações de integração, que facilitam a adaptação do contratado ao dia a dia da empresa.

O que é o Departamento Pessoal?

O departamento pessoal está mais direcionado à parte burocrática da empresa, que envolve os seus colaboradores. 

Neste caso, eles cuidam da parte de admissional do funcionário, além de gerenciam a gestão de pontos, documentação, carteiras de trabalho e todos aqueles procedimentos pertinentes à situação do colaborador.

teamhub gestão de cultura

O que o departamento pessoal faz?

Após o setor de RH concluir a etapa de recrutamento e seleção, ele é remetido ao DP para tratar do recrutamento e contratação do funcionário selecionado. Neste caso, a parte admissional do funcionário já é uma atividade do departamento pessoal.

O setor também é responsável por monitorar as atualizações do piso salarial, além da legislação extravagante que são relacionados ao INSS, FGTS, benefícios e guias. 

O trabalho é bem metódico, que exige muita sensatez e especificidade do analista de DP.

A parte chata do DP é que, geralmente, também faz parte do setor representar a tomada de decisão de rescisão contratual com eventual trabalhador. 

A quantidade de demissões e todos os trâmites burocráticos relacionados a questões financeiras são de responsabilidade deste departamento.

Como as diferenças de um RH e departamento pessoal podem ajudar na sua empresa?

Você acabou de ver as diferenças entre os dois setores.No entanto, suas atividades são complementares, o que pode beneficiar a empresa. 

Mas para um RH estratégico ter o departamento pessoal como um aliado, você precisa entender algumas coisas, que são como pilares para o trabalho conjunto.

Relação entre empresa e funcionários

O setor de RH atua como intermediário entre os objetivos da empresa e seus colaboradores para melhorar a rotina da organização para todos os envolvidos, em prol da empresa. 

O DP intervém então para melhorar esta relação, operacionalizando os processos de atribuição dos funcionários, além dos benefícios pelos resultados alcançados dentro da organização.

Mais segurança

Durante a contratação, ao RH estratégico é atribuída a função de selecionar e atender os colaboradores com planos de carreira e estratégias de retenção de novos talentos. 

Com isso, os funcionários possuem mais segurança, na hora de fechar um contrato, que seja de acordo com os seus objetivos e não só os da empresa. Essa possibilidade faz com que os dois “poderes” andem e cresçam juntos.

Confiança e valores

Seja manter uma boa comunicação, treinar e dar todo o suporte preciso aos funcionários para que eles melhorem suas funções, sejam elas pessoais ou técnicas, é um dos objetivos e tarefas incubidas ao RH estratégico

Isso faz com que o capital humano seja melhorado e, estes, consigam melhorar a credibilidade com a empresa.

Na área de pessoal, isso acontece quando o funcionário conhece seus direitos de trabalhador, entende também que há uma parte burocrática na contratação e recebe na data certa e não precisa lidar com atrasos.

Desta forma, com um bom desenvolvimento dos colaboradores, melhora no capital humano, há também os ganhos financeiros da empresa.

Com isso, sua empresa tem total vantagem de trabalhar em conjunto com os dois.

RH estratégico e cultura organizacional

Sua empresa deve crescer sempre. Essa é a visão de um bom RH estratégico. Mas neste contexto, o capital humano é que deve ser capacitado, orientado, tendo o mantimento ainda de uma boa cultura organizacional.

É com alguns pilares que citamos neste artigo, que iremos ter mais resultados, com expressividade, dentro da empresa.

Saiba agora como implantar uma cultura organizacional na sua empresa!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 91 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *