Demissão Humanizada: 10 dicas para reduzir o impacto do desligamento

Demissão Humanizada: 10 dicas para reduzir o impacto do desligamento
transformação cultural

Ninguém quer ser a pessoa de dar aquela notícia, que um funcionário está sendo demitido. Mas às vezes, isso é inevitável. 

O desligamento é talvez o momento mais difícil para a empresa e para o colaborador, pois é neste momento que a relação de trabalho é rompida e por vezes o motivo não é o melhor, o que acaba por criar um ambiente desagradável ou mesmo traumático. 

Este cenário pode demorar muito, em determinados momentos, para ser recuperado.

Porém, com o passar dos anos, e traumas sofridos por ambos os lados, o processo de desligamento mais humanizado vem sendo uma estratégia adotada por muitas empresas

Mesmo sendo uma “demissão”, possui comportamentos mais eficazes para tornar essa etapa menos dolorosa, diminuindo os danos emocionais ao colaborador.

É dever de um bom RH estratégico, também manter um padrão para fazer o desligamento de um colaborador da empresa. Esse desligamento deve ser feito de forma humanizada para evitar que, não só o ambiente empresarial sofra, mas também o colaborador.

O que é uma demissão humanizada?

Trata-se de uma estratégia, realizada pelo RH, que ajuda a resolver esse problema, que não é nada fácil para ambos os lados. Desta forma, a demissão ou desligamento, se torna menos complicada e dolorosa para as partes.

Apesar de ser algo “normal” e dentro do processo legal, o desligamento de qualquer empregado deve ter aspectos mais humanos. O principal objetivo da demissão humanizada é diminuir os efeitos negativos do desligamento.

Os procedimentos de demissão humanizados, também conhecidos como outplacement, tiveram origem nos Estados Unidos na década de 1960, quando houve demissões em massa nas áreas científicas e na engenharia.

No entanto, esse conceito não havia chegado ao Brasil até a década de 1980, ganhando mais força a partir do século 21.

A demissão humanizada é um desligamento, sendo comunicado, justificado e explicado de uma maneira mais cuidadosa ao colaborador. Dentro dela, é levado em consideração, a história em que o colaborador fez com a empresa, seus anos de trabalho e sua trajetória dentro deste ambiente.

Quais as maneiras de diminuir o impacto com o desligamento?

Vamos dar algumas dicas de como fazer um desligamento humanizado. Um tipo de demissão, que é fundamental para evitar transtornos ao ambiente e ao trabalhador. Se você deseja ter um RH estratégico, use algumas estratégias que iremos passar aqui.

Anuncie a demissão pessoalmente

Muitas empresas preferem enviar este aviso por e-mail ou telefone, o que é completamente errado. Desta forma, o funcionário não é tratado com respeito e isso gera um ponto negativo entre a relação de ambas as partes.

Por isso, é de extrema importância que esse comunicado seja feito pessoalmente e na presença do gestor direto.

Trate o profissional como você gostaria de ser tratado também

Essa é uma dica, que deve ser aplicada na vida de todos nós e não só nesse momento. Observar o funcionário demitido da maneira que você desejaria que fizesse com você, caso precisasse, é uma maneira cordial. 

Este é um processo delicado que afeta o estado emocional deles, bem como o seu. Por isso, que seja um movimento confortável para ambos os lados.

Mas também seja paciente e explique todos os pontos para ele. Tire todas as dúvidas, tenha cuidado com suas palavras e fale suavemente sobre a desconexão. Deixe claro todos os seus direitos, que são assegurados a ele. 

teamhub gestão de cultura

Tenha cuidado com as palavras

O processo de desligamento não é fácil nem para o funcionário nem para a empresa, portanto, sendo uma situação delicada, merece atenção tanto nas palavras quanto na expressão.

Dê a oportunidade do colaborador se despedir dos colegas

Se não for uma demissão por justa causa, faça uma avaliação de como e quando o funcionário pode retirar seus objetos do escritório, caso possua pertences dentro da empresa.

De fato, a chefia imediata do ex-funcionário, após a rescisão do funcionário, deve informar imediatamente à equipe que determinado funcionário não faz mais parte da equipe e fornecer uma explicação básica para a demissão.

Ofereça ajuda ao colaborador

Na demissão humana, é muito importante que o funcionário se sinta apoiado pela empresa. Uma maneira é ajudá-los a se realizarem profissionalmente. Ao fazer isso ofereça uma carta de recomendação ou até mesmo envie para outra empresa, que o aproveite melhor que a sua.

Faça uma carta de demissão

Mesmo que tenha sido cuidadosa, a maneira de anunciar a demissão do funcionário, alguns detalhes ainda podem confundi-lo. Em seguida, prepare uma carta de demissão, na qual você mostre de forma clara e humana todas as razões que levaram a essa decisão.

Dessa forma, se ele tiver alguma dúvida, poderá ler a carta com tranquilidade. Além disso, coloque-se à disposição se quiser mais detalhes.

Prepare uma reunião para anunciar a demissão

Uma vez tomada a decisão de demitir o funcionário, o supervisor e os profissionais de recursos humanos devem compilar a documentação necessária para esse processo. Além de ter em mãos os valores que devem ser pagos ao profissional.

No entanto, é necessário determinar onde será feito o anúncio e como lidar com a situação. Nesse momento, apenas o gestor, o profissional de RH e o funcionário a ser despedido devem ter acesso às informações. 

Consequentemente, é importante ter cuidado para que esses dados não sejam expostos aos às outras pessoas da empresa.

Entregue uma boa experiência do início ao fim

Antes de tudo, é preciso pensar do início ao fim da jornada do colaborador, ou seja. Desde a reunião e entrada na empresa do empregado até o momento da saída da empresa tanto por desligamento voluntário, quanto involuntário do colaborador.

Mesmo que o funcionário tenha tido experiências positivas durante seu tempo na empresa, ele pode ter uma má impressão da organização.

Por isso, indique quem fará a rescisão e planeje como será realizada a reunião a fim de mostrar toda a atenção que a empresa dedica ao profissional, até o seu final.

Procure diminuir o momento difícil

Esse processo delicado pode perturbar o lado emocional de ambas as partes.

Por isso, é necessário que você tenha paciência e explique todos os pontos ao colaborador, esclareça todas as dúvidas, observe suas palavras e fale sobre o plano de rescisão e todos os direitos do empregado.

Aprimore a demissão humanizada na empresa

É muito importante que o processo de desligamento humanizado seja sempre melhorado e aperfeiçoado de acordo com as necessidades da empresa e dos colaboradores.

Por isso, é sempre importante tentar descobrir os pontos a melhorar. Inclusive, reúna-se com integrantes de outros setores para trazer as melhores experiências para sua empresa.

Tenha um RH estratégico, melhorando a cultura organizacional

Para você que deseja ter um RH estratégico, com uma ótima cultura organizacional aplicado ao ambiente, na sua empresa, você pode saber mais através desse conteúdo, que irá ajudar a sua empresa a decolar.

Saiba o que é a cultura organizacional e as maneiras de implantá-la na sua empresa!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 106 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *