Diagnóstico de Cultura Organizacional: Como funciona?

Diagnóstico de Cultura Organizacional: Como funciona?
transformação cultural

Pensar na cultura organizacional e trabalhar por sua melhoria é um dos elementos centrais de uma gestão de empresas ou de recursos humanos, afinal, a cultura tem uma função central de influência na produtividade e nos resultados da organização.

No entanto, para conseguir realizar um trabalho profundo com a cultura organizacional, o primeiro passo é conseguir identificar o cenário atual, para que a partir de um diagnóstico seja possível promover otimizações e melhorias.

E como fazer isso? Através do diagnóstico de cultura organizacional. Neste artigo, vamos falar sobre esse passo importante para a implantação de uma cultura organizacional otimizada.

O que é diagnóstico de cultura organizacional?

O diagnóstico de cultura organizacional consiste em um processo que busca um entendimento mais profundo do estado atual da cultura organizacional da empresa. 

Esse diagnóstico revela se a cultura vivida está conforme os valores definidos, ou se processos de otimização precisam ser realizados.

Como pilares da cultura organizacional, temos os seguintes elementos:

  • história: representa toda a trajetória da empresa, desde a fundação até os momentos atuais;
  • valores: conjunto de valores que orientam a empresa;
  • estratégia: formas de atuação da organização;
  • costumes e hábitos: como desenvolvimento dos valores, a empresa conta com tradições que traduzem esses valores;
  • linguagem: diz respeito ao estilo de comunicação dentro da empresa.

O diagnóstico de cultura organizacional se dedica a analisar se os pilares acima são vividos e percebidos da mesma forma como são estabelecidos nas normas.

Como diagnosticar cultura organizacional?

A melhor forma de efetivar o diagnóstico de cultura organizacional é justamente através da pesquisa. Somente dando voz aos funcionários é que uma compreensão total da realidade organizacional será alcançada.

Ainda que os valores sejam fixos, a cultura é como um rio, que flui de formas muito distintas pelas empresas. Por isso, um trabalho atento de gestão é essencial para permitir que otimizações sejam realizadas.

Objetivos do diagnóstico de cultura organizacional

O diagnóstico de cultura organizacional busca uma forma de identificar o atual cenário da cultura. Por isso, o primeiro objetivo desse processo é justamente o diagnóstico.

Esse diagnóstico pode ser dividido em duas dimensões: a dimensão da vivência e também da percepção. A primeira, diz respeito a como os colaboradores vivem os valores teóricos estabelecidos pela gestão.

A percepção, em contrapartida, busca entender de que forma os valores apregoados pela organização são entendidos pelos funcionários.

Por fim, o diagnóstico de cultura organizacional também busca encontrar caminhos e, por isso, também tem uma função prática no estabelecimento de uma cultura bem fundamentada.

Elementos do diagnóstico de cultura organizacional

Para conseguir alcançar os objetivos acima expostos, o diagnóstico de cultura organizacional é um processo que visa mensurar algumas informações que são, a priori, impossíveis de mensurar (caso não use a plataforma da TeamHub, claro).

Isso porque, quando falamos de valores, tocamos questões muito subjetivas das pessoas. No cenário corporativo, isso é ainda mais intensificado, já que não são apenas os valores da organização que importam, mas também o universo de valores de cada colaborador.

teamhub gestão de cultura

Confira, a seguir, alguns dos elementos do diagnóstico de cultura organizacional:

Coerência

O primeiro elemento do diagnóstico diz respeito à identificação da coerência entre os valores expostos na parede e aqueles vivenciados pelas pessoas.

A coerência busca entender se há equivalência entre valores pregados e valores vividos pelos colaboradores. Ao mesmo tempo, também se esforça por revelar se os valores traduzem a realidade da empresa e da gestão.

Durante o diagnóstico de cultura organizacional, talvez seja identificado de que os valores definidos não condizem com a identidade da empresa e, por isso, precisarão de reformulação.

Ou, ainda, se a liderança da empresa realmente encarna os valores da organização.

Valores pessoais

Um diagnóstico de cultura organizacional não pode ignorar a subjetividade dos colaboradores. Afinal, apesar dos belos valores da empresa, cada pessoa é um mundo à parte e, como tal, conta com um universo de valores próprios.

Uma boa prática é, neste caminho de diagnóstico, buscar valores próximos aos da empresa, de modo a partir desses valores pessoais rumo àqueles que são gerais. Didaticamente, essa é a melhor maneira de mudar mentalidade e implantar uma cultura.

Ao mesmo tempo, é possível que sejam percebidos valores inadequados, que entram em confronto com a ética da própria empresa. Nestes casos, a gestão deve dar uma atenção especial, já que será preciso discernir caminhos a serem tomados para evitar dores de cabeça.

Relacionamentos

Por fim, o diagnóstico também se dedica a compreender as relações entre as pessoas. Afinal, como as pessoas se relacionam? Como é a interação entre líderes e liderados? De que forma esses relacionamentos influenciam na produtividade?

Um tópico importante é compreender a origem dos problemas de relacionamento. Muitas vezes, esses problemas são fruto da diversidade de opiniões, posições políticas ou religiosas e, portanto, de questões externas ao trabalho.

Incentivar relacionamentos a partir da diversidade é uma ação prática essencial nesses casos.

Importância dos dados no diagnóstico de cultura organizacional

O diagnóstico de cultura organizacional não deve ser feito a partir de um achismo. Os dados precisam assumir a centralidade desse processo de diagnóstico. Recursos de pesquisa, nesse sentido, são essenciais.

Muitas empresas, inclusive, contratam empresas e institutos de pesquisa para terem uma maior assertividade nesse diagnóstico.

Conclusão

Neste texto, vimos que o diagnóstico de cultura organizacional consiste em um processo que busca um entendimento mais profundo do estado atual da cultura organizacional da empresa. 

Para executar esse diagnóstico, o melhor caminho é justamente a pesquisa. Mas, além disso, contar com a ajuda de especialistas em cultura organizacional também é uma prática essencial em empresas que desejam tratar esse assunto com seriedade.

Entre em contato com os especialistas TeamHub para descobrir todas as possibilidades de Gestão de Cultura para sua empresa.

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