Como fazer mapeamento de competências?

Como fazer mapeamento de competências?
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O mapeamento de competências é uma estratégia dedicada a avaliar as competências dos colaboradores a fim de identificar possíveis deficiências a serem supridas.

Para conseguir implementar este tipo de estudo na sua empresa, você precisa entender como fazer mapeamento de competências. Inclusive, este levantamento pode fazer parte da sua avaliação de desempenho para possível promoção de colaboradores.

Qual a importância do mapeamento de competências?

As competências dos colaboradores são fatores importantes dentro de uma organização, pois determinam a capacidade dos funcionários de executar as atividades necessárias para o funcionamento e produtividade empresarial.

Aprender como fazer mapeamento de competências e atitudes da equipe permite que a empresa conheça os pontos fortes e fracos do seu pessoal e possa investir de uma forma mais assertiva, fazer realocação, promover treinamentos ou mesmo reposição em áreas críticas.

Estas etapas são essenciais para que cada projeto seja concluído com eficácia e para que a empresa alcance o resultado esperado e planejado.

Como fazer mapeamento de competências em 6 passos

Analisar as qualidades e melhorias de cada profissional é uma tarefa que precisa ser feita de tempos em tempos, principalmente quando os processos, ferramentas e o cliente sofreram mudanças externas.

Não é possível continuar a fazer as mesmas coisas e esperar por resultados diferentes. Vamos lá!

Liste as principais competências

Competências são o resultado da união de atitudes, habilidades e conhecimentos observáveis no comportamento de um indivíduo que permitem a realização de tarefas no ambiente de trabalho.

A etapa inicial para fazer mapeamento de competências consiste em listar tais características com base na relevância que assumem na execução das funções e tarefas dos cargos analisados.

Isso pode ser feito por meio de observações dos gestores ou com base na experiência dos próprios funcionários coletada em formulários ou questionários.

Defina cada uma das competências

Com a lista elaborada, é hora de você definir o que cada uma das competências significa na prática. Para isso, é importante associar indicadores comportamentais às competências. 

Os indicadores são descrições das características e ações observáveis que evidenciam o domínio de determinada competência.

Por exemplo, alguém com a competência “Comunicação” demonstrará habilidade de manter boas relações interpessoais com seus colegas de trabalho, utilizar informações relevantes em suas falas e ser capaz de expressar-se conforme a situação demanda.

Ao fazer o mapeamento de competências, certifique-se que as definições elaboradas não sejam vagas ou genéricas, pois quanto mais claras e objetivas elas forem, mais fácil será quantificá-las e analisá-las.

Estabeleça níveis de conhecimento

O terceiro passo demanda a elaboração de uma escala para mensurar o nível de conhecimento e familiaridade de cada funcionário com as competências mapeadas.

Há diferentes formas de quantificar os níveis, sendo a mais popular delas a escala de 0 a 5 que explicaremos para você:

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0 – Sem familiaridade: o colaborador desconhece ou não compreende a competência;

1 – Novato: compreende tanto a competência quanto sua importância;

2 – Aprendiz: capaz de demonstrar a competência somente com supervisão ou encorajamento;

3 – Competente: demonstra a competência de forma independente;

4 – Perito: capaz de encorajar e supervisionar outros colaboradores a executar a competência;

5 – Especialista: cria formas inovadoras de empregar a competência.

Identificar o nível de conhecimento do funcionário dentro de uma determinada competência pode ajudar na elaboração de um plano de carreira para que ele se sinta parte do negócio e saiba o que a empresa espera dele.

Estipule o requisito de nível para cada cargo

Ao entender como fazer mapeamento de competências, tenha em mente o que se espera de conhecimento dos funcionários em cada cargo que eles ocupam na organização.

Realizar essa correspondência entre níveis e funções ajuda a identificar se os colaboradores estão aptos ou não a desempenhar os cargos que ocupam.

Como base nessas informações, os gestores podem direcionar membros da equipe para outras áreas, incluí-los em treinamentos específicos para aprimorar suas competências, entre outras ações focadas em permitir que os colaboradores tenham seu potencial aproveitado ao máximo.

Avalie o nível das competências dos colaboradores

Reúna as informações coletadas nos passos anteriores e disponibilize-as para os gestores, líderes e todos os funcionários da empresa. Eles poderão ajudar a fazer o mapeamento de competências de uma forma mais transparente para todos, indicando itens que podem ter sido negligenciados.

Feito isso, é chegado o momento de avaliar quais competências e o nível de conhecimento de cada uma delas é apresentado pelos colaboradores.

Você já viu acima como fazer mapeamento de competências, agora é hora de ir a campo e avaliar toda a equipe. Alguns exemplos de métodos são questionários e entrevistas. A segunda alternativa pode ser dividida em três variações:

  • Entrevista comportamental: O foco recai sobre experiências passadas relacionadas à competência em questão. A técnica STAR (Situação, Tarefa, Ação e Resultado) é empregada para isso.
  • Entrevista sem estrutura pré-definida: O direcionamento se dá para questões espontâneas em vez de assuntos previamente determinados. Isso permite que discussões surjam naturalmente, possibilitando que tópicos pertinentes sejam trazidos à tona.
  • Entrevista estruturada: Ao contrário da anterior, há um conjunto bem delimitado de assuntos a serem abordados em sequência. Essa abordagem não permite que uma discussão seja iniciada, porém é mais objetiva, confiável e facilmente aplicável.

Defina as competências a serem desenvolvidas

Ao fazer mapeamento de competências, você precisa avaliar quais são os pontos fortes e fracos de cada membro da empresa, destacando aquelas características que podem ser aprimoradas.

Para converter esses dados em ações produtivas para a organização, reflita sobre quais competências são mais cruciais para o desempenho dos colaboradores em seus cargos atuais e, por isso, merecem ser priorizadas.

Os passos acima podem ser adaptados de acordo com as características da sua empresa. Dessa forma, será possível fazer o mapeamento de competências e obter insights valiosos para a produtividade do seu negócio.

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