Mundo Bani: O que você precisa saber daqui para frente

Mundo Bani: O que você precisa saber daqui para frente
transformação cultural

É provável que já tenha algum conhecimento sobre o mundo VUCA, definido pela volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. E sobre o mundo BANI? Já ouviu falar?

Com a pandemia, nossas organizações mudaram para sempre e, em um mundo tão conectado, a noção de VUCA já não faz muito sentido. Daí surgiu a ideia de BANI, um acrônimo que determina este momento de transformações e acelerações. Explicaremos cada etapa, desde VUCA a BANI, para saber como iremos seguir daqui para frente.

Se você se interessa por esse tema, continue a leitura para saber mais.

Mundo VUCA

O conceito de mundo VUCA surgiu por volta dos anos 90, de modo a explicar uma nova dinâmica de mundo. Era um cenário pós Guerra Fria, o clima era de instabilidade, insegurança mundial, transformações rápidas e a forte presença tecnológica.

A tecnologia funcionava como uma ferramenta fundamental para construir novos modelos de negócios e ampliava oportunidades de sucesso para empresas e profissionais de modo inédito.

Contudo, esse conceito já começava a ficar desatualizado com o aumento da digitalização que vimos nos últimos anos. E, com a pandemia, avaliar o mundo pelo modo VUCA não faz mais tanto sentido. Basta analisar os negócios e dá para notar como a forma de fazer as coisas mudou completamente. 

Mundo BANI

Com isso, nasce o conceito de BANI, mudando da volatilidade para agilidade, da incerteza para ansiedade, da complexidade para a não linearidade e da ambiguidade para a incompreensão. 

O acrônimo BANI significa Brittle, Anxious, Nonlinear e Incomprehensible. Em tradução livre: Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível. O conceito passou a ser usado principalmente para descrever o cenário pós-pandemia. Vamos entender cada um deles:

Frágil

No mundo VUCA, a volatilidade já era predominante. No mundo BANI, isso atingiu um patamar tão extremo que simplesmente tudo é muito frágil e sem solidez. Em outras palavras, a instabilidade é marcante agora. 

Pessoas sentem instabilidade em seus empregos, empresas trabalham com planejamentos menos ousados e longos, e a maioria das pessoas parece entender que tudo pode desfazer-se a qualquer instante.

teamhub gestão de cultura

Ansioso

Este ano, a ansiedade foi um ponto que chamou a atenção de muitos. As incertezas do mundo VUCA se tornaram ainda mais devastadoras, o que gerou um cenário de medo, insegurança e impotência diante de tantas mudanças.

Com isso, a ansiedade pelo que “irá acontecer” se tornou algo que a maioria dos profissionais não para de questionar, fazendo com que muitos se sintam frequentemente perdidos. 

No mundo BANI, essa ansiedade provoca medo de tomadas de decisão, obstáculos a novas iniciativas e acaba interferindo profundamente na busca por novas soluções. 

Não linear

O que era a complexidade do mundo VUCA, virou a não linearidade, marcada principalmente pela desconexão entre causa e efeito. A crise do coronavírus e as mudanças climáticas são dois exemplos deste sistema.

O mundo agora é onde pequenas decisões podem alavancar grandes resultados, enquanto um grande esforço aplicado numa variável importante pode não gerar resposta alguma.

Incompreensível

A ideia de ambiguidade é substituída por um momento de enorme incompreensão, que vem principalmente de um exagero de informações. No mundo BANI, elas correm com tamanha frequência e rapidez, que muitos simplesmente não sabem como lidar. 

A capacidade de avaliar os fatos e entender o que faz e o que não faz sentido, parece estar em crise agora. Pessoas e profissionais estão constantemente sem resposta. 

Como se preparar para o mundo BANI?

Na realidade, o conceito BANI nos auxilia a entender e reagir de forma ágil a mudanças que, como vimos, serão cada vez mais dinâmicas e instáveis. Em um mundo incerto, esperar por mais mudanças é a única certeza.

Além de flexibilidade, gestão do tempo, liderança remota e autonomia, também precisamos desenvolver mais resiliência, empatia, atenção plena, inteligência emocional, entre tantas outras competências fundamentais para obter sucesso daqui em diante.

E você se considera preparado para o mundo BANI? Conta pra gente se você já sabia sobre essas mudanças e como se sente frente a essa nova realidade. Até a próxima!

Leia mais conteúdos no nosso blog!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 45 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *