Porque o trabalho remoto se tornou tendência no mercado?

Porque o trabalho remoto se tornou tendência no mercado?
transformação cultural

As empresas economizam

Quando colocados no papel, aluguel, contas de energia e de água, compra de equipamentos, mobiliário, conta de internet e muitos outros gastos acabam ocupando uma boa parte do orçamento, que poderia ser destinado a outros setores e projetos.

Com o home office, as empresas não utilizam boa parte desse dinheiro. Além de tornar dispensável o pagamento de alguns benefícios, como vale-transporte.

Flexibilidade de horário

Um problema da jornada tradicional em um escritório fixo é que funcionários com dificuldades em chegar no horário certo ou que não ficavam até tarde trabalhando eram vistos como sem comprometimento, quando a realidade da maioria dos trabalhadores no Brasil, que passam horas no trânsito diariamente, o que, além de possíveis atrasos, ainda contribui para o cansaço do funcionário e, consequentemente, sua produtividade.

Com a opção de trabalho remoto, por exemplo, um profissional com filhos pequenos pode equilibrar melhor a vida pessoal e profissional e retornar mais rápido para o mercado de trabalho.

A flexibilidade também possibilita que os profissionais se conheçam melhor e possam encontrar o melhor período para a realização de cada atividade, sem se preocupar como os colegas de escritório ou como o gerente podem cobrá-lo em suas tarefas.

Além disso, um horário flexível de forma remota também contribui para o desenvolvimento da organização e responsabilidade do funcionário.

Produtividade

De acordo com um relatório realizado nos EUA, 65% dos funcionários pensam que seriam mais produtivos se tivessem a alternativa de trabalhar remotamente.

Gerentes e responsáveis de equipes apontam que 66% dos funcionários remotos da empresa se tornaram mais produtivos após essa mudança, confirmando a hipótese.

Esse aumento é justificado por diversos fatores, incluindo a exclusão tempo de deslocamento já mencionado, além de não haver ruídos e interrupções do escritório. 

teamhub gestão de cultura

Satisfação com o trabalho

Profissionais autônomos, empresas e funcionários estão entendendo e considerando o trabalho remoto baseado no fato de que algumas funções realmente não exigem a presença da pessoa na empresa em um exato horário e local, já que atualmente há várias ferramentas e opções de forma online.

A pessoa possui diversas opções de ambientes para trabalhar, desde cafés até a praia ou o conforto de casa, e possui autonomia para criar a própria rotina de trabalho.

Saúde física e mental

A flexibilidade de local e horários do trabalho remoto conseguem proporcionar uma sensação de maior controle do tempo, juntamente ao aumento da satisfação, o que acaba estimulando os profissionais a encaixarem em sua rotina tempo para ir à academia ou fazer exercícios, além de dedicarem maior atenção para a realização de seus check-ups

Na saúde mental, a mesma flexibilidade no dia a dia pode estimular visitas ao psicólogo. Também é possível que haja mais tempo para descanso, descompressão e socialização, o que pode aliviar o sofrimento mental e auxiliar no equilíbrio químico do corpo.

A liberdade de escolha em diferentes áreas do trabalho pode ser, em simultâneo, assustadora para quem está desacostumado com a sua nova rotina, e uma solução simples para aliviar sintomas de ansiedade e estresse.

Obtenha os Melhores Resultados para a sua Empresa com a Gestão de Cultura!

Você sabia que as empresas que possuem uma cultura alinhada faturam mais que as outras? Isso passa diretamente pelo engajamento dos funcionários com a empresa e com seus gestores, pois colaboradores engajados são 2 vezes mais produtivos! 

O segredo das grandes empresas está na gestão cultural, que influencia diretamente no alcance das metas estabelecidas e resultados desejados.

Com a TeamHub você consegue definir os objetivos estratégicos e valores da sua organização, diagnosticar a cultura atual da empresa e criar planos de ação para obter a cultura desejada!

Além disso, você irá desenvolver líderes que irão disseminar a cultura e engajar a sua equipe de funcionários no processo de alinhamento cultural. Não é impossível se você utilizar o canal certo!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 31 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *