Características do perfil comportamental estável

Características do perfil comportamental estável
transformação cultural

Dentre os diferentes modelos desenvolvidos para o estudo do comportamento humano, o método DISC tem sido um dos mais populares. É com base neste modelo de avaliação que trataremos das características do perfil comportamental estável.

Resultado de pesquisas feitas pelo Dr. William Marston, a metodologia DISC sustenta que há quatro tipos de perfis comportamentais previsíveis: o dominante, o influente, o estável e o conforme.

A sigla DISC tem relação com o idioma original do seu inventor e quer dizer: Dominance (dominante), Influence (influente), Steadiness (estável) e Conscientiousness (conforme).

Desta vez, vamos detalhar as características do perfil comportamental estável, representante da letra “S” da metodologia DISC.

Você conhece os atributos apresentados por indivíduos com esse perfil? Acompanhe a leitura para descobrir:

  • O que é o perfil estável;
  • As suas características (pontos fortes e a desenvolver);
  • O perfil estável na comunicação;
  • As profissões compatíveis com pessoas estáveis.

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O que é um perfil comportamental estável?

O indivíduo identificado com perfil estável define-se pela calma, paciência e atitude respeitosa ao interagir com os demais. Com temperamento constante, amigável e simpático, o profissional ‘S’ costuma ser um bom ouvinte e dar suporte aos membros da equipe na qual está inserido.

A busca e a predileção pela estabilidade também são traços fundamentais desse perfil. Por isso, os estáveis tomam atitudes em prol da harmonia e da paz entre as pessoas ao seu redor — o que conseguem fazer ao serem empáticos e considerarem os sentimentos e as demandas dos demais.

O modelo DISC de estudo de comportamentos trabalha com a noção de que as características de cada tipo de perfil podem se manifestar com muita ou pouca intensidade nos indivíduos.

As pessoas nas quais os aspectos do perfil ‘S’ são fortes tendem a agir de forma previsível, calma, leal e gentil. Aqueles com traços fracos manifestam comportamentos opostos, uma vez que são imprevisíveis, impacientes, espontâneos, inquietos e impetuosos.

Características do perfil comportamental estável

Assim como os demais perfis que constituem o modelo DISC, o estável tem traços considerados como qualidades e outros que devem ser desenvolvidos a fim de não limitarem a prática de trabalho e o convívio interpessoal nas diversas esferas da vida.

Vale destacar que ao avaliar as características do perfil comportamental estável, um mesmo traço pode assumir o papel de uma fraqueza ou ponto forte a depender da situação.

Por exemplo, sentir-se confortável com rotinas é um traço positivo para indivíduos estáveis que desempenham cargos baseados em procedimentos fixos e regrados. Mas em situações de mudanças inesperadas, a predileção por estabilidade pode se traduzir em dificuldade de adaptação à nova realidade.

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Abaixo vamos detalhar um pouco das características do perfil comportamental estável, isoladas por pontos que são considerados positivos e outros negativos, que precisam ser trabalhados.

Traços positivos do perfil estável

A pessoa com o perfil comportamental estável costuma se destacar por suas habilidades em:

  • Escutar a opinião, demandas e pedidos de outras pessoas com paciência;
  • Ser um “acabador”, pois assume diversas tarefas e segue responsável por elas até finalizá-las;
  • Seguir as orientações que lhe foram dadas e se mostrar disponível a ajudar;
  • Ser atenciosa em relação às preocupações e sentimentos dos colegas;
  • Pedir por feedback regularmente;
  • Responder a questionamentos de forma compreensiva e paciente;
  • Respeitar autoridade e ser leal à equipe;
  • Solucionar conflitos com diplomacia;
  • Colaborar na criação de um ambiente de trabalho em equipe funcional e agradável.

Estas características são consideradas úteis pelos RH pois colaboram para a união das equipes e também para a conclusão de tarefas complexas.

Traços que precisam ser trabalhados

Dentre as características do perfil comportamental estável, algumas precisam ser melhor trabalhadas para encontrar o equilíbrio e a harmonia entre todos. Eles são classificados como pontos limitantes que podem atrapalhar a vida profissional.

Quem é do perfil estável tem dificuldade com os seguintes temas e precisa trabalhar melhor isso para que estes pontos não interfiram na vida profissional:

  • Tem dificuldade em comunicar informações negativas;
  • Assume uma postura muito passiva quando é necessário ser assertivo;
  • Adia decisões que envolvam ou possam causar conflitos interpessoais;
  • Esquiva-se de confrontos e evita dar feedback mesmo quando é necessário;
  • Não lida bem com mudanças na rotina e/ou adaptar-se lentamente a elas;
  • Não toma decisões que resultem em riscos;
  • É pouco ambicioso.

Ao avaliar e perceber tais características do perfil comportamental estável em um integrante do seu time, veja como implementar uma metodologia de treinamento para que estes traços não interfiram no desenvolvimento profissional dele.

Perfil estável na comunicação

A postura amigável típica do indivíduo estável permanece na comunicação com os colegas. Dessa forma, o tom calmo, agradável e acolhedor é uma marca registrada do profissional ao transmitir informações importantes.

Ao se comunicar com alguém com esse perfil, é recomendado ser compreensivo e fazer perguntas sobre possíveis dúvidas e preocupações que ele possa ter.

Em conversas por e-mail, apresente os dados de forma clara, mas não deixe de adotar um tom casual e caloroso em sua mensagem. Já as reuniões devem ser marcadas com antecedência e com pautas estruturadas.

Cargos compatíveis com o perfil estável

Levando em consideração as características do perfil comportamental estável, é possível enxergá-lo atuando bem em alguns cargos, justamente pela sua facilidade de interação e de construção de confiança.

Profissões que lhes permitem agir conforme o que previamente planejaram também são compatíveis com os estáveis.

Por esses motivos, exemplos de trabalhos ideais para perfil comportamental estável são: conselheiro, terapeuta, dentista, médico, enfermeiro, atendente de suporte ao cliente, gerente de recursos humanos, pediatra e profissional da área de customer success.

Aplique o estudo de comportamento para identificar pontos fortes e fraquezas dentro da sua equipe. A partir dos dados obtidos, você pode implementar mudanças de acordo com os objetivos da empresa.

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