Reconhecimento no trabalho

Reconhecimento no trabalho
transformação cultural

Existem diferentes maneiras de parabenizar o bom desempenho dos colaboradores, mantendo-os engajados, motivados e comprometidos. Neste artigo, vamos te apresentar sete formas de reconhecimento no trabalho para que você avalie quais fazem mais sentido na sua empresa e colocá-las em prática.

Por que incorporar formas de reconhecimento no trabalho é importante? 

“As pessoas trabalham por dinheiro, mas vão além em busca de reconhecimento, elogios e recompensas”, Dale Carnegie.

Essa citação do famoso treinador, palestrante e escritor estadunidense Dale Carnegie resume o poder de agradecer e gratificar os colaboradores pelo trabalho bem feito, incluindo as grandes e pequenas contribuições.

Afinal, embora o salário seja um fator decisivo para a motivação e permanência dos funcionários, ele não é o único, como destaca Carnegie e diversas pesquisas realizadas ao redor do mundo. 

O empresário David Novak, em artigo para a Harvard Business Review, compartilhou os resultados de um levantamento sobre reconhecimento no trabalho conduzido por sua companhia OGO, nos Estados Unidos.

As descobertas reforçam a conexão entre empenho e reconhecimento:

  • 82% dos funcionários entrevistados revelaram não se sentirem reconhecidos o bastante por suas contribuições;
  • 40% disseram que se dedicariam mais ao trabalho se fossem reconhecidos por seus supervisores com mais frequência.

“Essa falta de reconhecimento afeta terrivelmente a moral, produtividade e, em último caso, a lucratividade”, comenta Novak sobre os resultados. 

Investir em programas e diferentes formas de reconhecimento no trabalho faz com que os colaboradores sintam-se premiados e importantes para a organização.

A motivação gerada por essa cultura de feedback positivo resultará, por sua vez, em aumento de produtividade e, consequentemente, lucro para a sua empresa.

7 formas de reconhecimento no trabalho

Como indica Dale, dinheiro não é a única fonte de motivação das pessoas.

Por isso, reconhecê-las e parabenizá-las pelo bom desempenho por meio de ações sinceras é a melhor forma de mantê-las comprometidas e empenhadas em suas funções.

Abaixo, você encontrará sete formas de reconhecimento no trabalho para que possa fazer isso sem comprometer o orçamento da empresa. Confira!

Workshops, treinamentos e mentoring

Colaboradores que se destacaram no cumprimento de suas funções podem ser convidados a elaborar uma apresentação a fim de compartilhar suas competências aos colegas.

Sugerir que o profissional atue como coach ou mentor de outros funcionários também valida a qualidade do seu desempenho.

teamhub gestão de cultura

Gestos simples e personalizados de agradecimento

As formas de reconhecimento no trabalho não precisam, necessariamente, demandar um grande investimento monetário da organização para serem efetivas. Em primeiro lugar, elas devem ser autênticas, sinceras e imparciais.

Desde que esses requisitos sejam cumpridos, até uma mensagem personalizada escrita à mão pode motivar e validar um colaborador.

Na pesquisa citada acima, Novak também descobriu que 76% dos entrevistados que receberam uma mensagem de agradecimento escrita à mão a guardaram. 

“Um presente criativo e personalizado pode ter um impacto ainda maior do que um produto de produção em massa, independentemente do preço”, complementa o empresário.

Eventos para parabenizar a equipe

Celebrar o empenho de equipes ou departamentos com um coffee break, um jantar após o horário de expediente ou uma festa de confraternização é uma maneira simples e descontraída de levantar o ânimo e a moral dos colaboradores e agradecê-los pela dedicação à empresa.

Faça uma pequena pesquisa com os diversos times e estude os gostos em comum entre eles e aqueles que são diferentes. Avalie como eles podem atuar em conjunto nestes eventos de reconhecimento ou quais precisam ser feitos separados.

Ao ter cuidado com este tipo de avaliação, o funcionário perceberá como a gestão está preocupada com o seu bem-estar e se sentirá ainda mais reconhecido.

Dias de descanso

Oferecer um dia de folga para o colaborador que cumpriu suas tarefas com excelência é uma das diversas formas de reconhecimento no trabalho e muito efetiva.

Afinal, o dia livre permite que o parabenizado reserve um tempo para si e volte renovado para o próximo expediente.

Plano de carreira

A existência de um plano de carreira estruturado e transparente demonstra o comprometimento da empresa em promover e reconhecer os funcionários por seus esforços e sua dedicação.

Com a possibilidade de crescer na corporação, os colaboradores tendem a trabalhar com mais empenho e satisfação.

Agradecimentos públicos

Em situações especiais, quando algum funcionário apresentou um desempenho excelente, o agradecimento individual pode ser acompanhado de uma parabenização compartilhada com toda a equipe ou empresa.

Algumas formas de fazer isso envolvem verbalizar a apreciação em reuniões com colaboradores, compartilhar a mensagem de agradecimento no grupo da empresa nas redes sociais, aplicativos de troca de mensagens ou na lista de e-mail dos funcionários.

Presentes e recompensas

Presentear os colaboradores com brindes personalizados, permissão para sair uma hora antes do trabalho, um vale-presentes, um voucher de restaurante e outros pequenos símbolos de apreciação é uma das formas mais clássicas de reconhecimento. 

Os atos de gratidão listados acima são apenas uma amostra das formas de reconhecimento no trabalho. Ao implementá-las, a empresa garante um melhor clima organizacional e, a longo termo, a retenção de uma equipe motivada.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 27 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *