Equipes de alto desempenho

Equipes de alto desempenho
transformação cultural

É fundamental contar com uma equipe de alto desempenho trabalhando com você. Quando um líder sabe que pode depositar confiança na sua equipe tendo a certeza que cada um ali está trabalhando em seu máximo potencial, os resultados da empresa também sentem a diferença.

Nesse contexto, a sua função como líder é transformar uma equipe que entrega resultados dentro do esperado em uma equipe de alto desempenho, que naturalmente busca performar além do esperado.

O que são equipes de alto desempenho?

Uma equipe de alto desempenho é formada por bons profissionais que trabalham em sinergia.

Até porque, uma coisa é juntar vários profissionais de qualidade, mas que não sabem colaborar entre si, outra coisa muito diferente é juntar vários profissionais que além de terem suas habilidades individuais, ainda sabem como utilizá-las em favor de uma boa performance da equipe.

As habilidades devem ser complementares e os colaboradores precisam estar comprometidos uns com os outros e todos com o mesmo objetivo. Uma equipe de alto desempenho atua com paixão e propósito.

Sabem onde querem chegar e, principalmente, o motivo pelo qual querem chegar a esse objetivo.

Características de uma equipe de alto desempenho

Equipes de organizações de alto desempenho apresentam características específicas que as diferenciam daquelas cujos resultados não vão muito além da média. Veja quais são essas características:

Multidisciplinaridade

Equipes de empresas de alto desempenho contam com profissionais de diferentes áreas e especialidades. A intenção é agregar diferentes conhecimentos, experiências e pontos de vista.

Complementaridade

As habilidades de uma equipe de alta performance devem se complementar. Assim, o alto desempenho de um membro é complementado pelo do outro, evitando-se uma queda inesperada de produtividade em determinado ponto do processo.

Colaboração

Outra característica das equipes de alta performance é a colaboração entre os membros; os profissionais devem se ajudar nas tarefas diárias e na busca por novas soluções.

Alinhamento

Os membros de uma equipe de alta performance costumam estar devidamente alinhados entre si e com as metas pré-estabelecidas. Todos caminham na mesma direção.

Comunicação

Equipes com desempenho elevado se comunicam com clareza, agilidade e de maneira constante. A troca de informações é fundamental.

teamhub gestão de cultura

Autonomia

Os profissionais que compõem uma equipe de alto desempenho têm autonomia para exercer suas atividades e tomar certas decisões.

Confiança

A liderança de equipes de alto desempenho confia em seus liderados. Estes, por sua vez, confiam uns nos outros e na figura do líder.

Comprometimento

Os profissionais são altamente comprometidos e engajados com os resultados que se esperam deles.

Vantagens no desenvolvimento de equipes de alto desempenho

Agora que você já sabe o que é e quais são as principais características de uma equipe de alto desempenho, veja os benefícios que o desenvolvimento de times de nível elevado pode trazer para o seu negócio:

• Melhor aproveitamento dos talentos;

• Fortalecimento das liderança;

• Maior competitividade;

• Melhoria na qualidade dos processos;

• Diminuição da rotatividade de funcionários.

Alto desempenho em equipe é um processo

Equipes de alta performance não são criadas em um estalar de dedos. Trata-se de um processo contínuo e que exige muita dedicação, tanto dos líderes como dos liderados. É essencial respeitar as individualidades de cada colaborador.

Apesar de a ideia de unidade e coesão ser indispensável, não se deve deixar de enxergar os membros da equipe como indivíduos únicos, cada um com sua bagagem e experiências e pontos de vista.

Conheça a fundo seus colaboradores, bem como suas principais demandas e desafios. Não desconsidere o aspecto humano na sua gestão.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 29 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *