Quais são os tipos de feedback?
Uma empresa, para que se torne sustentável, precisa estimular o crescimento de seus colaboradores visando uma postura mais competitiva. A devolutiva sobre o trabalho da equipe não deve ser feita apenas nas avaliações de desempenho, mas tornar-se um hábito constante. Para isso, é válido entender quais são os tipos de feedback e qual se aplica a sua necessidade.
O objetivo maior do feedback é incentivar mudanças positivas, tanto na equipe quanto individualmente. A prática, porém, não é unidirecional, isto é, apenas do líder para o colaborador, como também do funcionário para seu gestor.
A maior vantagem é que a pessoa que recebe o feedback entende seu próprio comportamento na empresa.
Porém, é preciso conhecer quais são os tipos de feedback, o momento e o formato adequado para aplicá-lo. Este cuidado faz diferença nos resultados que serão alcançados.
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Descubra quais são os tipos de feedback
De modo geral, o feedback pode ser dividido entre positivo, negativo e construtivo. Além do objetivo, cada um difere do outro pela forma como é aplicado.
Abaixou vou te explicar as principais características e como aplicar cada tipo de feedback.
Feedback positivo
Como o próprio nome já diz, o feedback positivo tem o objetivo de levantar uma boa postura ou comportamento do profissional. Em outras palavras, reconhece o mérito que o colaborador teve em seu desempenho. Além disso, busca mostrar como essa atitude impacta a organização e o interesse que ela se repita.
Uma das maiores vantagens do feedback positivo é motivar o profissional, estimulando-o não só a manter as ações, como também aprimorá-las. Afinal, quem não gosta de se sentir valorizado e perceber que a empresa reconhece a validade de seus esforços?
Feedback negativo
Este tipo de avaliação não significa bronca, mas apontar algum comportamento que deve ser melhorado. Entretanto, não elenca os pontos suficientes para que o interlocutor entenda o que precisa ser aprimorado. Normalmente, acontece quando a qualidade do trabalho sai abaixo do esperado ou o colaborador age de maneira inadequada.
Um cuidado que deve ser tomado é de não comparar o desempenho dos demais membros da equipe, evitando rivalidades ou mal-estar. Além disso, o gestor não deve apontar apenas a situação negativa, mas também pontos positivos do colaborador que podem ser ressaltados.
Feedback construtivo
Este é um modelo de avaliação que é quase uma junção dos dois tipos de feedback anteriores. Além de apontar aspectos que possam ser melhorados, direciona a um caminho para que isso seja feito.
Ainda, quando feito após o feedback positivo, também indica formas de maximizar o desempenho do colaborador, com objetivo de alcançar maior produtividade e resultados.
Como o feedback construtivo pontua tanto aspectos positivos quanto negativos, deve trazer consigo alguns fatores inerentes, tais como:
- Contexto de confiança e segurança;
- Elencar o contexto ou comportamento, mostrar o impacto e as expectativas da empresa. Isto é, apontar qual foi a situação, o comportamento que gerou o feedback e no que isso resultou para a empresa.
O feedback construtivo tem poder gigantesco na empresa, tanto que muitos preferem críticas com propósito positivo do que elogios.
Ao identificar quais são os tipos de feedback que existem, é importante que o gestor modere seu tom de voz, bem como a postura corporal, especialmente no negativo. Vale ainda considerar, também, que algumas pessoas têm maior dificuldade em receber críticas, sendo aquelas com as quais deve ter mais cautela.
Como aplicar o feedback?
Acima eu expliquei a você quais são os tipos de feedback em relação a seu objetivo, mas existe ainda a classificação relacionada à forma como ele é aplicado. Neste contexto, existem também três opções: pessoalmente, por telefone ou por e-mail.
Dependendo da estrutura da empresa, algumas avaliações serão feitas à distância. Porém, o ideal é sempre valorizar o contato pessoal com o funcionário, para que ele consiga também tirar alguma dúvida ou apresentar objeções que possam interferir na qualidade do trabalho.
Feedback pessoal
Esta é a melhor forma de aplicar o feedback, uma vez que impede ruídos e permite que tanto o emissor quanto o interlocutor percebam as reações de cada um. Ademais, dá para identificar, em tempo real, o entendimento que a pessoa tem do que está sendo informado, permitindo uma comunicação mais efetiva.
Feedback por e-mail
Uma das vantagens de dar o feedback por e-mail é poder planejar o que será informado, avaliando o discurso e pedir opiniões de terceiros. O trabalhador também se sente mais à vontade para retornar as dúvidas, uma vez que não está frente a frente com o gestor.
Por outro lado, este tipo de feedback pode abrir espaço para dúvidas, desentendimentos e ruídos.
Por isso, é importante escolher as palavras adequadas, ser cordial e facilitar a compreensão da mensagem citando situações reais.
Feedback por telefone
Uma alternativa à avaliação pessoal é o feedback por telefone. Mesmo que não seja possível perceber as expressões corporais, o tom de voz diz muito sobre interlocutor e mensageiro. Outra vantagem é a resposta imediata, o que é bom para que ambos esclareçam dúvidas em tempo real.
Mais uma vez, cuidado com o tom de voz, as palavras utilizadas, a clareza da mensagem e a citação de situações reais.
Qual a melhor hora de dar o feedback?
Depois de entender quais são os tipos de feedback, outra dúvida que surge é sobre o melhor momento para aplicar este retorno da avaliação de desempenho.
O ideal é que a devolutiva seja feita logo após o ato ou situação, apenas cuidando para que, em casos negativos, aconteça em momentos de tensão emocional.
Ainda, o gestor precisa planejar o que será abordado no feedback, fugindo da estratégia de colocar uma crítica entre dois elogios – a técnica sanduíche. A metodologia falha por sobrepor as críticas aos elogios.
Avalie dentre os diversos tipos de feedback e meios de aplicação qual que funciona melhor com o seu time. Pode ser que, dentro de uma mesma equipe, você perceba que tenha que aplicar formatos diferentes, mas com o mesmo objetivo final.
Cabe a você, como gestor, identificar a aceitação dos colaboradores e promover mudanças, caso elas sejam necessárias.
Sempre que é introduzida uma nova ação como essa dos feedbacks, pode haver uma rejeição inicial ou resistência dos líderes e colaboradores.
Por isso, você precisa sempre avaliar o clima e a cultura organizacional da empresa com uma certa frequência.