Características do perfil comportamental influente

Características do perfil comportamental influente
transformação cultural

Dentre os diversos perfis, você entenderá aqui as principais características do perfil comportamental influente.

Dentre os variados métodos que mapeiam o comportamento humano, o modelo DISC tem se destacado como ferramenta empregada pelas empresas para conhecer o perfil dos candidatos a vagas e de seus funcionários.

Elaborada pelo Dr. William Marston, a metodologia DISC trabalha com a noção de que há quatro tipos de perfis comportamentais previsíveis: o dominante, o influente, o estável e o conforme.

O perfil comportamental influente, tema do nosso texto, está inserido nesse modelo, no qual é representado pela letra “I”.

Caso você não saiba, a TEAMHUB atua na orientação sobre a avaliação e implementação de uma cultura organizacional para ajudar outras empresas a alcançar o sucesso nos negócios.

Principais características do perfil comportamental influente

O perfil influente, também nomeado em outras metodologias como ‘Motivador’ ou ‘Comunicador”, define-se por sua natureza entusiástica e pelo interesse em comunicar-se com as pessoas ao seu redor, assim como encorajá-las e persuadi-las.

Aqueles que possuem esse perfil preferem trabalhar em grupo e apreciam interagir socialmente.

A intuição e as emoções têm papel importante na tomada de decisão de quem o perfil comportamental da influência. Para ele, agir com espontaneidade é natural.

A metodologia DISC compreende que todos os indivíduos apresentam traços pouco ou muito pronunciados de cada perfil. Seguindo essa interpretação, é possível afirmar que há pessoas com perfil ‘I’ forte ou fraco.

Quando as características do perfil comportamental influente são fortes, observamos posturas amistosas, comunicativas, persuasivas e marcadas pelo otimismo. Em adição, elas costumam confiar em si mesmas e nos outros, sem dificuldades.

Em contrapartida, indivíduos com características do perfil comportamental influente fracas podem se mostrar desconfiados, reservados, pessimistas e seletivos ao interagir com os demais.

Características fundamentais do perfil influente

Fatores limitantes e positivos compõem o perfil comportamental influente, a exemplo do que ocorre com os outros três perfis pertencentes ao modelo DISC.

Inclusive, um único traço pode ocupar o papel de força e de fraqueza a depender da intensidade e da adequação à situação em questão.

teamhub gestão de cultura

Por exemplo, o otimismo típico dos influentes auxilia a manter uma atmosfera alegre e motivadora no ambiente de trabalho. Mas quando tal sentimento é demasiado, ele pode prejudicar a compreensão da verdadeira natureza de determinadas situações.

Abaixo vamos apresentar as principais características do perfil comportamental influente, separadas por aspectos positivos e outros que devem ser trabalhados.

Traços positivos do influente

As qualidades do perfil comportamental influente estão associadas às seguintes habilidades:

  • Dar valor a relacionamentos e a interações pessoais;
  • Facilitar ações em grupo, como processos de soluções de problemas em equipe;
  • Saber como motivar os outros ao seu redor enquanto trabalha com eles;
  • Comunicar-se de forma expressiva e espontânea;
  • Utilizar a intuição para elaborar soluções improvisadas quando necessário;
  • Descontrair e deixar o ambiente de trabalho mais leve para si e seus colegas;
  • Saber como incentivar os outros a agir;
  • Utilizar cronogramas e abordagens flexíveis para lidar com prazos e gerenciamento de tempo;
  • Mediar os conflitos no ambiente de trabalho com bom-humor e respeito visando uma solução pacífica.

Traços a serem desenvolvidos

Os traços característicos do indivíduo com perfil comportamental influente que podem dificultar o desempenho de suas atividades no dia a dia são:

  • Ser otimista em demasia sobre pessoas e situações;
  • Esquivar-se da tomada de decisões impopulares devido ao medo de perder a aprovação dos demais ou ser mal visto pelos colegas;
  • Ficar entusiasmado com diversas novidades ou ideias e, dado a empolgação, perder o foco da tarefa principal a ser finalizada;
  • Falhar em prover informações e métodos estruturados para os colegas de trabalho que precisam de instruções claras para cumprir suas obrigações;
  • Negligenciar o planejamento em prol da intuição;
  • Ter dificuldade em limitar o tempo dedicado a interações sociais;
  • Enfrentar problemas ao ter de seguir rotinas consistentes;
  • Dedicar mais tempo interagindo com os colegas do que executando suas obrigações.

Perfil influente na comunicação

Você viu acima as principais características do perfil comportamental influente. Agora quero falar sobre como é a comunicação deste tipo de trabalhador.

Tom casual e bom humor são observados na fala e na comunicação escrita das pessoas com perfil comportamental influente. Para elas, é possível transmitir informações relativas ao trabalho sem recorrer à formalidade e à impessoalidade excessiva.

Ao comunicar-se com alguém do perfil ‘I’, prefira um tom casual. Você pode incluir alguma informação engraçada ou pessoal e utilizar adjetivos para descrever fatos com entusiasmo, quando apropriado.

Uma abordagem similar deve ser empregada ao redigir e-mails. Neles, insira uma frase que encoraje a resposta imediata do destinatário.

Em relação a reuniões, dê preferência a realizá-las pessoalmente e sem uma pauta e data muito rígidas.

Cargos compatíveis com o perfil influente

Os cargos mais recomendados para indivíduos com o perfil “I” são aqueles ligados à persuasão, à criatividade, a rotinas de trabalho flexíveis e ao contato com o público

Portanto, profissões como diretor de relações públicas, copywriter, agente de viagens, corretor de imóveis, designer, gerente de relações públicas, artista e músico são ideais para o perfil comportamental influente.

Você viu acima diversas características do perfil comportamental influente.

Sua empresa contrata corretamente ou sofre com processos intermináveis de seleção, treinamento e demissão? Além de elevar os custos trabalhistas, o turnover também atrapalha o sucesso da operação. O problema pode estar relacionado ao clima e a cultura organizacional.

Para solucioná-lo, a TEAMHUB desenvolveu uma metodologia própria que avalia e orienta mudanças na cultura organizacional para que a sua empresa consiga os resultados esperados.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 1.783 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *