Case Konica Minolta: Transformação cultural após processo de fusão corporativa
Em um mundo de fusões e aquisições, um grande desafio é alinhar a cultura das empresas no novo contexto. Saiba nesse conteúdo como foi a jornada da Konica Minolta com o apoio da TeamHub.
A Konica Minolta Healthcare do Brasil é uma multinacional, subsidiária da Konica Minolta Medical Imaging, fornecedora de classe mundial e líder no mercado de diagnóstico por imagem primária.
Com mais de 75 anos de atuação, a Konica Minolta é reconhecida mundialmente como líder no fornecimento de tecnologias de ponta e suporte abrangente.
Em 2015, como estratégia de expansão de mercados e fortalecimento da cadeia de valor, a Konica Minolta Healthcare iniciou o processo de fusão com a Sawae Tecnologia Ltda, uma empresa direcionada para a prestação de serviços de assistência técnica em equipamentos de radiologia, hemodinâmica e medicina nuclear.
Em processos de fusão ou aquisição corporativa, é preciso dar atenção especial à cultura, pois não tratar as diferenças culturais pode prejudicar a integração entre as empresas, que pareciam ser tão compatíveis a princípio, e ocasionar muitos prejuízos nos resultados.
E foi o que a Konica fez em parceria com a TeamHub: se atentou à cultura.
Primeira etapa
Em meados de 2019, iniciamos o projeto de transformação cultural, tendo como principais objetivos:
- Identificar as principais forças de compatibilidade entre as empresas;
- Entender e tratar as diferenças culturais;
- Despertar a consciência sobre as necessidades de mudança;
- Engajar os líderes e os times na transformação cultural;
- Criar uma nova visão de futuro através do desenho da cultura necessária para fortalecer o novo jeito de ser.
Segunda etapa
- Mapeamento da cultura instalada, ou seja, a cultura vivenciada pelos colaboradores da Konica e da, até então, Sawae;
- Desenho da cultura desejada e necessária para suportar os objetivos estratégicos;
- Workshops de desenvolvimento e facilitação para devolutiva de resultados e alinhamento da cultura desejada à cultura instalada, envolvendo todos os líderes.
O mapeamento de cultura desejada apontou forte interesse da alta gestão da Konica em desenvolver uma cultura que envolvesse os três arquétipos culturais abaixo (Arquétipos culturais da metodologia TeamHub):
- Colaboração: a valorização da construção colaborativa e a criação de um ambiente que favorecesse o engajamento e o senso de pertencimento;
- Inovação: através da atenção aos movimentos do mercado, agilidade com qualidade na execução e tomada de decisão mais assertiva;
- Empreendedorismo: Maior produtividade, agilidade na tomada de decisão e liberdade de criação.
No entanto, o mapeamento de cultura instalada, embora também tenha identificado traços da cultura desejada, trouxe com muita clareza a predominância de uma cultura de complacência, que está relacionada à baixa iniciativa para promoção de mudanças.
Esse seria um dos principais pontos de atenção de todo o processo, pois a cultura de complacência poderia sabotar toda a transformação cultural se não fosse devidamente tratada.
Além disso, identificamos também que alguns índices de confiança estavam baixos, indicando a possibilidade de baixo engajamento no processo.
Terceira etapa
De posse dessas e de outras informações estratégicas disponibilizadas pela nossa plataforma de gestão da cultura organizacional, conduzimos todo o processo com participação ativa do cliente.
Foi um processo transformador, que possibilitou não somente alinhamentos, mas também momentos de feedbacks importantes e reconciliações.
Como principais resultados percebidos pelo cliente, na fala do próprio Gerente Geral da Konica Minolta Healthcare do Brasil, Daniel Martins, estão: “aumento de faturamento, produtividade, colaboração, inovação e mudança de mindset.”
E as evidências vieram logo em seguida:
Desempenho fantástico de produtividade e performance no ano de 2020, com reconhecimentos a vários colaboradores pelo alcance das metas antes do prazo previsto! Um show!
Além disso, como ressaltado pelo próprio Daniel, um dos maiores ganhos foi a mudança de mindset das pessoas e a abertura para as construções colaborativas, que marcaram um novo começo, um novo clima e uma nova cultura, que não é mais de uma ou de outra empresa, é de todos que a fazem acontecer!
O desafio continua, a Konica Minolta agora continua fazendo o monitoramento da cultura organizacional utilizando a plataforma TeamHub e contando com todo o nosso apoio e admiração!