Ideias para motivar uma equipe de vendas

Ideias para motivar uma equipe de vendas
transformação cultural

Em algumas áreas de atuação, os profissionais precisam estar muito motivados para superar metas agressivas. Essa motivação vem, nem sempre, de benefícios financeiros.

Cabe ao gestor avaliar o que funciona melhor com o seu time e atrelar o recebimento de determinado benefício a um objetivo alcançado.

Se você está hoje em busca de ideias para motivar uma equipe de vendas, chegou ao local certo. Reunimos, neste artigo, algumas dicas especiais para te ajudar, avalie cada uma e como elas podem funcionar com os seus funcionários.

É sempre interessante entender o perfil comportamental de cada integrante, já que mesmo funcionários de um único departamento podem ter ambições distintas. Logo, cada um será estimulado de uma forma diferente.

Inclusive, avalie o seu turnover e tente detectar o principal motivo da perda de talentos, pois o problema pode ocorrer, justamente, a partir da falta de motivação de toda a equipe.

Caso precise, conte com a consultoria da TeamHub para fazer uma profunda análise na estrutura atual da sua empresa, nas competências da equipe e na cultura organizacional para aprimorar as deficiências e levá-la a atingir os objetivos do negócio.

Por que motivar uma equipe de vendas?

Tratar individualmente cada funcionário de uma equipe, suas falhas e seus pontos fracos, é o que fará do time mais forte e comprometido com as metas da empresa.

Descobrir e testar novas ideias para motivar a equipe de vendas faz enorme diferença para que os objetivos sejam alcançados. Comprometidos, seus colaboradores vão se dedicar ainda mais e tendem a entregar resultados melhores.

Sem contar que colaboradores motivados inspiram os outros. Por isso, os bons resultados podem passar a acontecer em todas as áreas da empresa.

Você verá que ao motivar uma equipe de vendas, o clima no escritório está lá em cima, com todos lutando pelo mesmo objetivo.

11 ideias para motivar equipe de vendas

Na hora de motivar sua equipe de vendas, lembre-se que esse deverá ser um processo contínuo.

Uma equipe comprometida hoje pode não estar mais interessada amanhã. Você precisará manter o entusiasmo lá em cima para garantir que os bons resultados sejam frequentes.

Ofereça treinamentos

Ao fazer uma avaliação individual dos integrantes da sua equipe, é bem provável que a falta de conhecimento em determinado assunto leve a frustração e desestímulo do profissional.

Por isso, uma gestão eficiente deve acompanhar de perto cada funcionário e promover cursos e treinamentos para que ele tenha o melhor conhecimento possível para desenvolver as suas atividades.

Isso vai mostrar que a empresa está preocupada com o desenvolvimento de cada um e é algo que vai incentivar o colaborador a entregar o seu melhor em cada atividade.

Ao mesmo tempo, uma equipe mais capacitada tende a ter resultados melhores e gastar menos tempo em cada tarefa. Então, é algo que vai impactar diretamente o resultado do seu negócio para melhor.

Estabeleça metas claras

Sua equipe de vendas sabe quais metas deve alcançar? Defina números e prazos para que seja fácil para todos visualizá-los. Assim, será mais simples para os profissionais envolvidos acompanharem a evolução do time e quanto precisam se esforçar para atingir determinado objetivo.

Também é importante estabelecer metas reais, possíveis. Objetivos fora da realidade e sem nenhuma base de estudo acabam promovendo uma reação inversa, desestimulando todos os profissionais.

Afinal, sua equipe saberá que, por mais que trabalhe muito, aquela meta não será alcançada. Então, por que trabalhar?

Tenha uma comunicação transparente

Ruídos na comunicação desencadeiam diversos problemas dentro das empresas, seja entre os diretores ou entre as equipes, baixando a produtividade de toda a instituição.

Diga claramente o que você quer, para quando e o modo de fazer. Deixar margens para interpretação pode gerar conflitos depois e isso vai desmotivar sua equipe de vendas e os demais times internos.

Ofereça flexibilidade de horário

Entre as ideias para motivar uma equipe de vendas está a flexibilidade de horários. Cada profissional sabe a sua melhor forma de atuar e também como direcionar o seu maior potencial para obter aquele determinado resultado.

Principalmente, por atuar sempre de forma dinâmica para atender a solicitação de um possível cliente.

Engessar a sua operação com horários padronizados pode ser um fator que interfere diretamente no desempenho dos vendedores.

Sempre que possível, é interessante permitir que os vendedores tenham flexibilidade de horário.

Para isso, basta ser claro nas metas, ter um controle sobre o que é entregue e deixar que cada um dê o seu melhor para entregar aquilo que for combinado. A organização pessoal de cada vendedor tende a favorecer a dedicação ao trabalho.

Faça essa adaptação aos poucos e avalie como os funcionários se comportam. Alguns podem necessitar do controle de horário, já outros podem ter entregas extraordinárias. Seu papel é descobrir como extrair o melhor de cada um.

teamhub gestão de cultura

Dê feedbacks

Uma reclamação comum entre os funcionários que trocam de empresas está no fato deles receberem poucos ou nenhum feedback de seus gestores. Pior ainda é quando eles relatam que só recebem este tipo de avaliação quando as coisas saem erradas, jamais quando os objetivos do mês são superados.

É essencial dar feedbacks para sua equipe de vendas e sua empresa precisa investir em modelos individuais e coletivos de avaliação de desempenho para guiar o profissional nesta jornada.

Dessa forma, seus colaboradores vão saber que estão sendo acompanhados e que seus resultados serão recompensados.

Inclusive, elogie sempre que possível. Muitos gestores esquecem que coisas simples do dia a dia são excelentes ideias para motivar uma equipe de vendas. Desde o bom dia logo cedo até um bate papo individual no fim da jornada para atualizar os acontecimentos daquele expediente.

E na hora de apontar erros ou fazer críticas, tenha tato. Ou seja, dê feedbacks construtivos para que a pessoa perceba como pode se desenvolver, não para que ela se sinta mal com suas ações.

Existe uma frase famosa que diz: “elogie em público e faça críticas em particular”. Reflita sobre isso!

Entenda as situações de desmotivação

Ao perceber que sua equipe está desmotivada, em qualquer nível, busque entender os motivos da situação.

Vale a pena sempre conversar com os vendedores e entender o problema da perspectiva deles.

Assim, você poderá tomar medidas úteis para motivar sua equipe de vendas novamente.

Seja um líder

Existem vários estilos de liderança, qual é o seu? Entenda que um bom líder trabalha ao lado de seus colaboradores, em vez de se posicionar acima deles. Então, lembre-se de dialogar com todos, ouvir outras opiniões e buscar entender a perspectiva de cada vendedor.

O “saber ouvir” vai aumentar seu entendimento sobre o negócio pela perspectiva do funcionário e ainda ampliar a confiabilidade dos seus vendedores em você.

Não existem ideias para motivar uma equipe de vendas que funcione se não houver confiança no líder.

Quando uma equipe confia em seu líder, tende a ser mais fiel a ele e trabalha com afinco para alcançar as metas.

Seja um exemplo

De nada adianta propor um modo de agir e trabalhar, e fazer algo completamente diferente. Por exemplo, impor metas agressivas a equipe e ficar o dia todo jogando conversa fora ou procrastinar durante o expediente.

Para motivar uma equipe de vendas, seja um exemplo de como você deseja que todos trabalhem e resolvam conflitos. Seja inspiração!

Insira a equipe no processo de tomada de decisão

É importante ouvir ideias e opiniões dos seus colaboradores. Sobre a empresa, seu modo de trabalho, a forma de venda e assim por diante.

Tendo essa abertura para falar, seus vendedores se sentirão mais integrados ao negócio. Isso é algo que motiva, pois eles saberão, com ainda mais segurança, que estão trabalhando para algo que beneficiará a todos.

Claro que a decisão final será de quem estiver no comando do negócio. Mas o brainstorm anterior terá ajudado a aproximar a equipe, motivando-a.

Recompense boas performances

Criar prêmios e benefícios para cada meta batida é uma boa estratégia para motivar uma equipe de vendas. Podem ser benefícios financeiros, folgas, modo de trabalho diferenciado, etc.

Por isso, o líder deve ter a sensibilidade de entender as necessidades de desejos dos seus funcionários para propor recompensas que sejam motivação.

Nesse mesmo sentido, vale a pena definir um plano de carreira e deixá-lo claro a todos. Assim, seus vendedores saberão onde podem chegar ao fazer um bom trabalho.

Apresente os resultados

Ninguém gosta de trabalhar e não saber o que resultado daquilo que fez. Assim como a ausência do feedback, a falha em apresentar o andamento das metas e as direções que a empresa está tomando é um fator que leva a desmotivação do time.

Por isso, realize reuniões periódicas e apresente os resultados das vendas e demais aspectos da empresa. É muito importante para os profissionais entenderem o quanto o seu trabalho é relevante para o negócio. Isso mantém a motivação de todos.

Lembre-se ainda de garantir que o espaço de trabalho seja agradável, que acolha as pessoas.

Criar um ambiente de competição extrema pode trazer estresse e mal-estar. São coisas que vão impactar negativamente sua equipe de vendas e desmotiva-la.

Estas são as nossas ideias para motivar uma equipe de vendas. Avalie cada uma e veja quais se encaixam na sua situação atual.

Se você perde os melhores talentos com frequência ou existe uma falha de interpretação dos objetivos entre as equipes, provavelmente a empresa passa por um problema maior que exija uma avaliação da cultura organizacional.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 90 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *