DISC PARA NERDS: para aqueles que querem saber mais detalhes da metodologia

DISC PARA NERDS: para aqueles que querem saber mais detalhes da metodologia
transformação cultural

“DISC PARA NERDS” é um texto para aqueles que querem saber mais detalhes desta metodologia de Marston e está afim de ler um texto técnico…

DISC PARA NERDS

Uma visão nunca antes encontrada em algum material que fala sobre DISC que não seja a própria metodologia do Dr. Marston. Ainda mais, com esse toque pedagógico para facilitar nosso entendimento sobre as forças dos Perfis. Não medi esforços para ser fiel ao original do Dr. Marston.

O que venha a ser os comportamentos DISC para o Dr. Marston?

Dr. Marston definiu os arquétipos comportamentais Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade (DISC) baseados nas respostas primárias do ego motor aos estímulos motores em cada indivíduo.

Cada indivíduo pode reagir de maneira diferente aos estímulos recebidos e, estas reações, foram padronizadas.

Em sua forma básica, a teoria de Marston afirmava que um indivíduo perceberia qualquer situação, circunstância ou ambiente como antagônico ou favorável. Além disso, ele indicou que as opções de resposta da pessoa sob qualquer uma das percepções eram apenas duas: ativa ou passiva. Claro, existem variáveis de grau e intensidade no ambiente e na resposta.

Vamos entender “Ego Motor” e “Estímulos Motores”.

Abaixo, descrevi as definições originais do Dr. Marston sobre o que venha a ser o Ego Motor e os Estímulos Motores, bem como minhas definições simplificadas sobre esses conceitos, afim de facilitar o entendimento.

Definição original do Dr.Marston sobre “Ego Motor”:

“Total excitação psicônica (sináptica) existente em um dado momento no organismo do indivíduo, como resultado da descarga motora reflexa tônica.”

Minha definição simplificada do “Ego Motor”:

Resposta primária do ego à um Estímulo Motor. Esta resposta pode ser aliadas ou antagônicas ao Estímulo Motor e tudo isso ocorre nas sinapses.

Definição original do Dr. Marston sobre “Estímulos Motores”:

“Impulsos motores fásicos que formam uma conjunção psicônica (sináptica) com as excitações motoras tônicas.”

teamhub gestão de cultura

Minha definição simplificada do “Estímulos Motores”:

Impulsos capazes de gerar a máxima excitação psicônica no indivíduo. 

A relação entre os Estímulos e a resposta do Ego

Deu para perceber que para entendermos a fundo a metodologia DISC é necessário ir além de simples combinações de comportamentos.

Diante dessas definições, é importante observar a relação existente entre o Ego Motor e os Estímulos Motores. Veja o trecho a seguir:

Os estímulos motores podem aliar-se ou opor-se ao ego motor dentro dos psícons motores, em qualquer nível do sistema nervoso central. Esses estímulos motores provocam, em contrapartida, uma aliança ou antagonismo correspondente de parte do ego motor. A situação resultante, designada pelos neurologistas como facilitação ou conflito mútuo entre os impulsos, atinge a consciência na forma de motação prazerosa ou desagradável.

As relações internas dos comportamentos DISC

Como visto acima, existe uma ligação direta entre os “Estímulos Motores” e o “Ego Motor”, conforme o próprio Dr. Marston resumiu em sua obra “As Emoções das Pessoas Normais”:

  1. Relações de aliança e antagonismo entre estímulos motores e o ego motor provocam uma relação correspondente no ego motor;
  2. Uma intensidade inferior no volume do estímulo motor provoca um aumento da intensidade ou do volume do ego motor; e um volume ou intensidade superior do estímulo motor provoca a diminuição da intensidade ou volume do ego motor.

No mesmo sentido e esclarecendo mais estes conceitos, ele completa:

“Assim, um estímulo motor antagônico pode ter uma intensidade inferior ou superior, e o ego motor responde com uma atitude de antagonismo, além de um aumento ou diminuição da sua própria intensidade. Da mesma forma, um estímulo motor aliado  pode ter um volume inferior ou superior ao do ego motor, que reagirá com uma atitude de aliança, além de um aumento ou diminuição de sua própria força.”

Facilitando o entendimento do DISC

Fiz uma representação destes conceitos na imagem abaixo, numa tentativa de esclarecer objetivamente essas duas energias, levando em consideração a relação:

  1. por aliança ou antagonismo, representado pelos sentidos das;
  2. por superioridade e inferioridade recíprocos de sua força.

Portanto, podemos, observar as seguintes relações entre os arquétipos comportamentais DISC:

 Estímulo MotorReação do Ego Motor
CONFORMIDADEAntagônico ao ego motor.Superior em força ao ego motorAntagônica ao estímulo motor.Decréscimo da força
DOMINÂNCIAAntagônico ao ego motor.Inferior em força ao ego motorAntagônica ao estímulo motor.Aumento da força
INFLUÊNCIAAliado ao ego motor.Inferior em força ao ego motorAliada ao estímulo motor.Aumento da força
ESTABILIDADEAliado ao ego motor.Superior em força ao ego motorAliada ao estímulo motor.Decréscimo da força

Para finalizar nosso papo sobre DISC PARA NERDS, é importante, ainda, observar que as variações entre as relações de aliança e antagonismo e intensidade ou volume das forças entre estímulos motores e o ego motor é o que nos torna cada ser humano únicos. Como podemos ver, todas essas informações corroboram para o conhecimento, primeiramente de si, e depois do outro. O que nos leva a entender melhor as relações entre as pessoas. Essas relações e outros elementos são o que definem a Cultura Organizacional da sua empresa.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 176 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *