Como ser um líder de sucesso?

Como ser um líder de sucesso?
transformação cultural

A gestão, definitivamente, não é tarefa fácil. Além da pressão por resultados e solução rápida de problemas, o gestor precisa engajar sua equipe e lidar com situações adversas. Talvez sejam estes objetivos que levam uma pessoa a buscar dicas de como ser um líder de sucesso. É o seu caso?

Gerenciar um time, tê-lo motivado e caminhando ao seu lado são ações que fazem a diferença para alcançar os objetivos estabelecidos, sejam eles de curto ou médio prazo.

E, para se tornar um líder de sucesso, você precisa saber que existe uma diferença entre inspirar e apenas mandar.

Diferença entre chefe e líder

Os chefes tradicionais (conceito que vem caindo em desuso) são aqueles que apenas delegam a equipe, determinando funções e entregas, sem considerar as características individuais ou mesmo descobrir novos talentos. 

Já o líder, além de ser aquele a quem a equipe se reporta, coloca os trabalhadores no centro das questões, explora as características individuais, compartilha feedback e motiva, sem precisar lembrar, a todo momento, quem é que manda.

A importância do líder na organização

É óbvio que você, como líder, precisa ficar atento às metas e índices de crescimento, bem como relatar isso aos superiores, por meio dos relatórios, e ainda coordenar as atividades do time.

Mas, para que seu time te veja como um líder respeitado é necessário que você tenha cuidado com as atitudes do dia a dia, saiba dar as orientações na hora certa e ainda apresentar a perfeita comunicação, essas são algumas das características que levarão o time a acreditar na sua liderança.

Além disso, se você quer aprender como ser um líder de sucesso, saiba que tratar os demais com respeito, em sua presença ou não, é uma prática que deve ser trabalhada.

Logo, um bom líder proporciona um ambiente saudável para os funcionários, trazendo, como consequência, processos de qualidade, comprometimento da equipe com os resultados, aumento na produtividade e queda na rotatividade.

8 Dicas para ser um líder de sucesso

Se você tem problema de quebra de confiança ou ainda não sabe nem por onde começar a motivar sua equipe, abaixo reunimos oito dicas para te ajudar a ser um líder de sucesso.

Anote cada uma delas e busque mais informações, implemente e veja como seus funcionários se adaptam a cada uma.

Reconheça as diferenças e os talentos

Ninguém é igual e nada melhor do que a diversidade! Por isso, um líder de sucesso precisa reconhecer os diferentes talentos e potencialidades de sua equipe para saber aproveitá-los.

No ambiente corporativo, é preciso reconhecer que um time é formado por diferentes habilidades complementares e que são as diferenças e competências de cada um que vão colaborar para alcançar um determinado objetivo.

Quem quer aprender como ser um líder de sucesso deve ser capaz de observar de forma individual cada componente e potencializar as características positivas para o time.

Não seja um líder distante

Independente do estilo de liderança, é necessário passar um tempo junto ao time para fazer avaliações de coisas que possam interferir ou melhorar o clima organizacional.

É importante que o líder seja acessível para trocar ideias, ouvir os problemas e sugestões, acompanhar erros e acertos, além de, claro, reconhecer os frutos do trabalho dos colaboradores.

A acessibilidade é intrínseca à comunicação transparente, na qual o diálogo deve ser uma via de mão dupla. Isso significa que entre as habilidades de um líder de sucesso estão saber falar no momento certo e ouvir o que sua equipe tem a dizer.

Motive sua equipe

Lidar com as diferenças e trabalhá-las não é suficiente se a equipe não estiver engajada.

teamhub gestão de cultura

Você que está aprendendo como ser um líder de sucesso, entenda que é necessário agir sempre para elevar o astral e o comprometimento do time.

Para superar um dos maiores desafios da gestão e motivar a equipe, vale a pena investir em algumas técnicas específicas, tais como: 

  • Propor programas de reconhecimento, como premiação pelo alcance de metas;
  • Trazer palestrantes ou promover cursos motivacionais;
  • Fazer um brainstorming, com sugestões de melhorias por parte dos colaboradores;
  • Incentivar a cultura da parceria dentro do time e entre as equipes.

Incentive seu colaborador a crescer  

Não caia na armadilha da “euquipe”, aquela na qual seus colaboradores são apenas ajudantes para que os resultados sejam atingidos.

Também não os impeça de crescer com medo de perdê-los ou de que alguém tome seu lugar.

Incentivar a evolução das pessoas é uma forma de motivá-las e, até mesmo, mantê-las fiéis a você.

E você, para ser um líder de sucesso, deve ser confiante e também ser capaz de formar bons profissionais, com objetivo de lapidar novos talentos.

Implemente a cultura do feedback

Um líder de sucesso sabe orientar e tirar o máximo de cada integrante da equipe.

É preciso implementar uma avaliação periódica que seja capaz de acompanhar a evolução de cada colaborador.

Inclua também reuniões de feedback coletivo e individual para guiar o time, potencializar suas qualidades e trabalhar suas fraquezas.

Veja também, se possível, como implementar um sistema de feedback dos funcionários sobre a sua atuação, permitindo assim avaliar a sua capacidade de liderança e áreas que precisam ser melhoradas.

Tenha cuidado com suas decisões

Sempre que tiver que tomar uma decisão importante, avalie o quanto ela pode impactar na evolução dos negócios, na união da equipe e as suas consequências.

Quem busca informações de como ser um líder de sucesso deve entender que é necessário trabalhar a sua capacidade de análise e ser capaz de fazer projeções.

Uma decisão errada pode ruir com o trabalho da equipe.

Lembre-se que é mais importante descobrir a razão do problema e neutralizá-lo definitivamente do que apenas remediar. Contudo, em algumas situações, ser ágil em encontrar uma solução também é uma característica dos bons líderes.

Reconheça seus próprios limites

Um líder de sucesso sabe a hora certa de ouvir seus pares, os superiores e a sua equipe.

Reconhecer seus próprios limites e pedir ajuda é sinal de inteligência emocional. Por vezes, a solução de determinado problema está na ideia de um liderado.

Seja exemplo

Cada funcionário está se inspirando e também observando as suas atitudes. 

Por isso, demonstre disciplina, interesse e dedicação à organização. Esteja sempre à frente das novidades relacionadas à área, estimulando sua equipe a fazer isso também. 

Papo de Cultura Podcast
(Visited 37 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *