10 exemplos de cultura organizacional de grandes empresas

10 exemplos de cultura organizacional de grandes empresas
transformação cultural

Cultura organizacional é um dos pilares de uma gestão eficiente de empresas ou de recursos humanos. Este tema, portanto, precisa ser estudado por líderes que buscam efetivamente melhorar os resultados das organizações.

Neste artigo, vamos refletir sobre cultura organizacional, suas vantagens e exemplos de aplicação em grandes empresas.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional consiste em uma série de valores e comportamentos que traduzem a prática dentro do cotidiano da empresa. Essa cultura deve refletir a identidade da organização, de modo a orientar o comportamento de cada colaborador.

Nesse sentido, cultura organizacional precisa ser mais que simples valores fixados na parede, mas sim uma forma de mentalidade dos líderes e funcionários.

Vantagens da cultura organizacional

A cultura organizacional traduz hábitos, crenças e políticas da empresa, influenciando o modo como os colaboradores se comportam.

Hoje em dia, no entanto, a cultura vai muito além disso, pois está presente na forma como a empresa cria oportunidades de negócio e gerencia seus relacionamentos.

Conheça, a seguir, as vantagens da cultura organizacional:

Melhores ambientes de trabalho

Ao investir na cultura organizacional, a empresa cria oportunidades de melhoria no ambiente de trabalho, já que os relacionamentos são levados a um outro nível ético, tendo por base valores que permitem superar rixas e brigas particulares.

O ambiente de trabalho é beneficiado, ainda, por conta de como os líderes se relacionam com seus liderados.

Maior produtividade

A satisfação do colaborador é diretamente influenciada por uma cultura organizacional bem estabelecida. Isso porque, quando os valores são traduzidos em realidade, as pessoas tendem a se sentir mais felizes.

Com um maior nível de felicidade e satisfação, a produtividade geral também cresce, o que gera benefícios mensuráveis para a empresa.

Endomarketing mais efetivo

O endomarketing é revolucionado com a cultura organizacional, já que a função do primeiro é justamente otimizar a comunicação interna das empresas, possibilitando a criação de ambientes de trabalho mais integrados e produtivos.

Quando há uma cultura a ser comunicada, o endomarketing ganha sentido e as ações passam a ser otimizadas para servir ao objetivo principal que é criar uma cultura organizacional verdadeira.

Retenção de talentos

Por fim, a cultura organizacional consegue reter talentos, já que ao criar ambientes mais favoráveis ao desenvolvimento e à produtividade, estimula jovens profissionais a permanecerem na empresa para crescerem em seu plano de carreira.

Ao mesmo tempo, transforma a empresa em um polo de atração de novos e bons profissionais.

10 exemplos de cultura organizacional em grandes empresas

A cultura organizacional é uma ferramenta poderosa para o crescimento e desenvolvimento de empresas, afinal, no fim das contas, tudo é sobre pessoas, e essa ferramenta cria melhores ambientes e relacionamento justamente para elas.

É por isso que todas as grandes empresas do Brasil e do mundo investem em cultura organizacional. Confira, a seguir, alguns cases:

teamhub gestão de cultura

Coca-Cola

A Coca-Cola é uma grande empresa que investe em cultura organizacional pois reconhece o valor dessa estratégia. Esse investimento está expresso por meio dos valores de inovação e crescimento, que incentiva os colaboradores a aderirem a projetos que estejam conforme esses valores.

Natura

Outra grande empresa que investe tempo e dinheiro em cultura organizacional é a Natura. Como uma organização forte, seu lema “bem estar bem” é manifesto no valor do bem-estar para seus colaboradores.

Por isso, as ações focam em colocar as pessoas em primeiro lugar, criando uma cultura muito bem estabelecida.

Google

O Google é uma das empresas referência quando o assunto é cultura organizacional. Isso porque, há muito tempo, ouvimos sobre a descontração em seu ambiente de trabalho e a liberdade no modelo de trabalho.

Ao invés de investir em valores mais tradicionais, a empresa optou pela liberdade e expressão.

Apple

A cultura organizacional da Apple é marcada pela inovação e tecnologia. Isso está presente no modo como a empresa se relaciona com seus próprios funcionários, construindo redes de talentos que traduzem a personalidade da organização.

Criatividade é um outro valor presente na empresa, o que permite que os funcionários sejam livres para buscar soluções criativas para problemas pujantes.

Facebook 

Outra grande empresa que explora a cultura organizacional é o Facebook, marcada justamente pela tentativa de sair do convencional. Alguns dos valores da empresa são: inovação, ousadia e coragem.

Como isso é refletido na empresa? Por meio de flexibilidade no trabalho, salas de descompressão e consultórios médicos.

Netflix

A Netflix também é uma grande empresa com uma forte cultura organizacional, com foco em destravar as habilidades de cada colaborador.

Por isso, uma característica da empresa é focar em hora trabalhada, mas sim na produtividade. O importante é entregar, e não cumprir horário.

Twitter

Seguindo as tendências das empresas citadas anteriormente, o Twitter também goza de uma cultura organizacional bem estabelecida. Por isso, o ambiente é marcado pela descontração e os colaboradores contam com bastante recursos de motivação.

A política do bom relacionamento busca criar ambientes relacionalmente mais saudáveis.

Nubank

O Nubank também é marcado por uma cultura organizacional aberta, que dá liberdade e flexibilidade para os funcionários. Na empresa, não há dress code, embora haja espaço para relaxamento, happy hours frequentes e equipes bastante diversas.

Rock Content

A empresa mineira Rock Content também é marcada por uma forte cultura organizacional, com ambientes bem organizados, com tolerância a falhas e o trabalho em equipe é fortalecido.

Zappos

Por fim, a Zappos também conta com uma cultura organizacional fortalecida. Como valor primordial, a empresa estimula o desenvolvimento de carreira, com um ambiente de trabalho bastante livre e diverso.

Conclusão

Gostou do nosso conteúdo? Aprofunde–se ainda mais no tema, acessando e baixando gratuitamente o e-book sobre cultura organizacional.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 1.851 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *