7 Boas práticas de gestão de pessoas
As boas práticas de gestão de pessoas são essenciais para o desenvolvimento das equipes e alavancar resultados.
Por isso, uma das áreas que mais evolui no ambiente organizacional é a de gestão de pessoas. Afinal, os perfis profissionais mudam conforme as demandas de mercado, além do fato de surgirem sempre tecnologias desenvolvidas para melhorar o trabalho.
Não é nenhum segredo que a sustentabilidade da organização depende não só dos clientes, como também do time que a constrói.
O papel da gestão de pessoas, então, é gerar valor para a empresa, atrair e desenvolver talentos para, assim, assegurar o crescimento saudável.
O que é gestão de pessoas?
Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias, práticas e metodologias que tem como objetivo a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados
A gestão de pessoas deve ser feita pelos diretores e gestores da empresa, voltada para os funcionários, por meio da:
- Participação;
- Capacitação;
- Envolvimento;
- Desenvolvimento.
Este tipo de estratégia tem o intuito de valorizar e desenvolver os colaboradores.
7 Boas práticas de gestão de pessoas para adotar em sua empresa
Abaixo, seguem sete dicas para te ajudar na implementação de uma estratégia de gestão de pessoas.
Contrate profissionais alinhados à cultura organizacional
O recrutamento inteligente prioriza a seleção de novos candidatos alinhados à cultura organizacional da empresa, ou seja, pessoas que estão alinhadas aos objetivos da organização.
Sendo assim, a seleção deve pautar-se pelas habilidades, experiência e seus ideais. Isso favorece a formação de uma equipe mais engajada.
Um processo seletivo eficiente reduz a rotatividade de funcionários, contribuindo, com a performance empresarial e redução dos custos de contratação e treinamento.
Construa um bom ambiente organizacional
Se o ambiente de trabalho é bom, o gestor não terá seu tempo consumido resolvendo conflitos, nem problemas com alta rotatividade.
Assim, a gestão de pessoas deve fomentar a cooperação entre os membros da equipe, com relações de trabalho equilibradas, comunicação assertiva e escuta ativa dos colaboradores.
Desenvolva sua equipe
Entre as boas práticas de gestão de pessoas está a implantação de uma cultura de feedbacks, capacitação e treinamento.
O feedback do gestor não só faz pontuações construtivas, como também presta elogios e incentiva a manutenção das boas práticas pelo profissional.
As capacitações e treinamentos devem ser alinhados às demandas e necessidades da organização, ou seja, vistos como estratégia de crescimento.
Assim, é importante estruturar os programas voltados à potencialização de performance, preparando os colaboradores para o aprimoramento de suas funções.
É importante, também, criar relatórios e avaliações que permitam acompanhar o antes e depois dos treinamentos.
Assim, a gestão consegue identificar a eficácia do programa implantado na empresa.
Não se esqueça da gestão de talentos
Mais que contratar pessoas certas e colocar os colaboradores em constantes capacitações, é importante desenvolver talentos dentro das equipes.
O bom gestor precisa identificar líderes em potencial e os funcionários que apresentam alta performance. A partir daí, desenvolver um programa de recompensas a estes bons profissionais.
Trabalhe a comunicação interna
A interação entre os colaboradores e a fluidez das informações são algumas boas práticas de gestão de pessoas e fundamentais para garantir o vínculo de confiança.
Por isso, é importante haver uma comunicação interna bem estruturada. Isso significa que as informações devem ser transmitidas de forma clara, transparente e sem ruído.
A comunicação interna integrada também favorece a confiança do funcionário na empresa, mantendo-o engajado e motivado. O gestor pode utilizar-se de estratégias simples, como murais, jornais internos, e-mails ou até grupos de mensagens para implementar esta estratégia.
Incentive a participação dos colaboradores
A gestão participativa é aquela que dá espaço para que os colaboradores proponham melhorias e soluções.
Em outras palavras, a gestão participativa favorece o engajamento da equipe e, consequentemente, o aumento da performance dos colaboradores.
Implante políticas de diversidade
A diversidade cultural só tem a somar na organização. Com ela, a empresa ganha com a troca de experiências, empatia, responsabilidade social e representatividade perante o mercado.
Assim, a empresa torna-se plural, democrática e atrai bons profissionais que veem nela um bom ambiente de trabalho.
A adoção de boas práticas de gestão de pessoas promove, mesmo com pequenas mudanças, grandes resultados para a organização. Pode ser que a mudança não seja fácil, mas os benefícios do crescimento serão notáveis, inclusive a curto prazo.
Sempre que for implementar uma mudança que afete todas as áreas, avalie antes como está o clima da empresa. Desta forma, poderá adotar medidas mais assertivas.
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