7 Boas práticas de gestão de pessoas

7 Boas práticas de gestão de pessoas
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As boas práticas de gestão de pessoas são essenciais para o desenvolvimento das equipes e alavancar resultados.

Por isso, uma das áreas que mais evolui no ambiente organizacional é a de gestão de pessoas. Afinal, os perfis profissionais mudam conforme as demandas de mercado, além do fato de surgirem sempre tecnologias desenvolvidas para melhorar o trabalho.

Não é nenhum segredo que a sustentabilidade da organização depende não só dos clientes, como também do time que a constrói.

O papel da gestão de pessoas, então, é gerar valor para a empresa, atrair e desenvolver talentos para, assim, assegurar o crescimento saudável.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é o conjunto de estratégias, práticas e metodologias que tem como objetivo a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados

A gestão de pessoas deve ser feita pelos diretores e gestores da empresa, voltada para os funcionários, por meio da: 

  • Participação;
  • Capacitação;
  • Envolvimento;
  • Desenvolvimento.

Este tipo de estratégia tem o intuito de valorizar e desenvolver os colaboradores.

7 Boas práticas de gestão de pessoas para adotar em sua empresa

Abaixo, seguem sete dicas para te ajudar na implementação de uma estratégia de gestão de pessoas.

Contrate profissionais alinhados à cultura organizacional

O recrutamento inteligente prioriza a seleção de novos candidatos alinhados à cultura organizacional da empresa, ou seja, pessoas que estão alinhadas aos objetivos da organização.

Sendo assim, a seleção deve pautar-se pelas habilidades, experiência e seus ideais. Isso favorece a formação de uma equipe mais engajada.

Um processo seletivo eficiente reduz a rotatividade de funcionários, contribuindo, com a performance empresarial e redução dos custos de contratação e treinamento.

Construa um bom ambiente organizacional

Se o ambiente de trabalho é bom, o gestor não terá seu tempo consumido resolvendo conflitos, nem problemas com alta rotatividade.

Assim, a gestão de pessoas deve fomentar a cooperação entre os membros da equipe, com relações de trabalho equilibradas, comunicação assertiva e escuta ativa dos colaboradores.

Desenvolva sua equipe

Entre as boas práticas de gestão de pessoas está a implantação de uma cultura de feedbacks, capacitação e treinamento.

O feedback do gestor não só faz pontuações construtivas, como também presta elogios e incentiva a manutenção das boas práticas pelo profissional. 

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As capacitações e treinamentos devem ser alinhados às demandas e necessidades da organização, ou seja, vistos como estratégia de crescimento.

Assim, é importante estruturar os programas voltados à potencialização de performance, preparando os colaboradores para o aprimoramento de suas funções.

É importante, também, criar relatórios e avaliações que permitam acompanhar o antes e depois dos treinamentos.

Assim, a gestão consegue identificar a eficácia do programa implantado na empresa.

Não se esqueça da gestão de talentos

Mais que contratar pessoas certas e colocar os colaboradores em constantes capacitações, é importante desenvolver talentos dentro das equipes.

O bom gestor precisa identificar líderes em potencial e os funcionários que apresentam alta performance. A partir daí, desenvolver um programa de recompensas a estes bons profissionais.

Trabalhe a comunicação interna

A interação entre os colaboradores e a fluidez das informações são algumas boas práticas de gestão de pessoas e fundamentais para garantir o vínculo de confiança.

Por isso, é importante haver uma comunicação interna bem estruturada. Isso significa que as informações devem ser transmitidas de forma clara, transparente e sem ruído. 

A comunicação interna integrada também favorece a confiança do funcionário na empresa, mantendo-o engajado e motivado. O gestor pode utilizar-se de estratégias simples, como murais, jornais internos, e-mails ou até grupos de mensagens para implementar esta estratégia.

Incentive a participação dos colaboradores

A gestão participativa é aquela que dá espaço para que os colaboradores proponham melhorias e soluções.

Em outras palavras, a gestão participativa favorece o engajamento da equipe e, consequentemente, o aumento da performance dos colaboradores.

Implante políticas de diversidade

A diversidade cultural só tem a somar na organização. Com ela, a empresa ganha com a troca de experiências, empatia, responsabilidade social e representatividade perante o mercado.

Assim, a empresa torna-se plural, democrática e atrai bons profissionais que veem nela um bom ambiente de trabalho.

A adoção de boas práticas de gestão de pessoas promove, mesmo com pequenas mudanças, grandes resultados para a organização. Pode ser que a mudança não seja fácil, mas os benefícios do crescimento serão notáveis, inclusive a curto prazo.

Sempre que for implementar uma mudança que afete todas as áreas, avalie antes como está o clima da empresa. Desta forma, poderá adotar medidas mais assertivas.

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