Missão, Visão e Valores: O que são e como defini-los

Missão, Visão e Valores: O que são e como defini-los
transformação cultural

Se você está criando uma empresa, reformulando toda a identidade e posicionamento ou mesmo pensando em incorporar outra companhia, entender como criar missão, visão e valores é essencial para organizar o time no mesmo fit cultural e assim traçar novas metas para o negócio.

Para quem não entende o conceito, fit cultural está relacionado diretamente aos aspectos que vão além das habilidades técnicas de cada um. Este elemento tem relação com os gostos individuais, crenças e valores, e eles precisam estar alinhados com os mesmos da empresa, dos líderes e demais envolvidos no projeto.

A falta de entendimento claro sobre o que a empresa acredita, os valores que ela quer transmitir e a sua missão pode causar um desequilíbrio no relacionamento entre os indivíduos, comprometendo a realização de tarefas simples do dia a dia.

Como sabemos que várias empresas passam por essa dificuldade que atrapalha a cultura organizacional, reunimos neste artigo algumas dicas de como criar missão, visão e valores.

Sempre que observamos a dificuldade de realização de pequenas metas e, consequentemente, vemos a empresa patinar em objetivos principais, percebemos que uma das origens dos problemas está na falta de clareza sobre missão, visão e valores do negócio.

Se você não sabe se o time que tem atualmente é capaz de garantir o sucesso da empresa, tem elevado índice de turnover ou quer implementar uma cultura organizacional, venha conhecer melhor a  TEAMHUB.

Somos especializados em diagnosticar a cultura organizacional e recomendar/ promover mudanças para que as metas do negócio sejam alcançadas.

Como criar missão, visão e valores e por que isso é importante?

Na hora de estabelecer essas informações, é importante um tempo de reflexão e também obter a opinião de várias pessoas. Mesmo que você seja o dono do negócio: entender o que as pessoas pensam sobre a empresa é essencial.

Por isso, uma dica valiosa, quando for criar missão, visão e valores, é reunir toda a equipe e ouvir várias opiniões. Faça isso com funcionários, parceiros, colaboradores e até com os amigos, mescle diferentes setores e idades para ter a pluralidade de avaliações.

Essa percepção variada vai ser uma amostra de como as pessoas verão o negócio. É importante que sua missão, visão e valores sejam compreensíveis e também facilmente identificáveis.

Porque, se o definido não permitir uma compreensão simples, nem seus funcionários e muito menos os seus clientes vão saber para onde a empresa vai.

É sempre importante criar missão, visão e valores no início de um negócio, mas isso não impede de corrigi-los com a empresa em funcionamento.

Depois de criados, eles devem aparecer no plano de negócio, precisam ser incorporados na cultura organizacional e também é necessário avaliar a sinergia com novas contratações que serão feitas pela empresa.

Porém, se sua empresa não tem esses dados delimitados, nunca é tarde para fazê-los. Mesmo que o negócio já exista há um tempo, saiba que esse é um passo importante para definir melhor o objetivo e o que se espera do empreendimento.

É algo ainda mais importante ao considerarmos que isso vai orientar novos funcionários e também pode promover uma nova cultura organizacional. Uma vez que, quando as pessoas sabem por quê trabalhar, além de apenas executar tarefas, elas tendem a se dedicar mais. 

Logo, quando for criar missão, visão e valores, a empresa terá um processo de adaptação e depois perceberá uma conexão maior entre os times, sendo que eles estarão mais engajamento para projetos de médio e longo prazos.

Como criar a missão do negócio?

A missão da empresa está relacionada ao seu objetivo, a razão de o empreendimento existir.

Para criar a missão, você pode fazer perguntas como: O que a empresa deve fazer? Para quem? Como deve fazer?

Esses aspectos deverão orientar a atuação do negócio, pois os profissionais envolvidos saberão o que fazer em diversas situações.

Um exemplo de missão é, por exemplo, “oferecer serviços de qualidade na área da beleza, com atendimento diferenciado em depilação”.

teamhub gestão de cultura

A partir dessa definição de missão, gestores, funcionários e também clientes conseguem entender a identidade da empresa. Então, podem compreender se se identificam com ela e se querem ter relação com o negócio.

Como criar a visão da empresa?

Para estabelecer a visão de um negócio, é preciso entender onde o empreendimento quer chegar. Que cenário ele vai ocupar no futuro?

É importante definir a visão com ambição, esperando por grandes feitos do negócio. Afinal, se o objetivo for grande, o trabalho para alcançá-lo será intenso.

Pense em sua vida pessoal, como um exemplo. Não é mais fácil trabalhar por um objetivo quando ele está bem delineado e quando te estimula?

Pois o mesmo é necessário para a empresa.

Então, a visão deve indicar onde a empresa pretende chegar em 5 ou 10 anos. Com o passar do tempo, seus objetivos poderão ser atualizados. Mas tê-los já definidos para o longo prazo vai facilitar alcançá-los.

Para criar a visão do empreendimento, faça perguntas como: O que impulsiona a empresa? O que desejamos realizar?

Pode ser, por exemplo, “ser a maior empresa do mundo em estética automotiva” ou “ser reconhecida pela confiabilidade e excelência na prestação de serviços de seguro”.

Veja como criar os valores do negócio

Você viu acima como criar missão e visão da empresa, agora chegamos a última etapa, estabelecer os valores da empresa.

Entenda que missão é um objetivo e visão é onde a empresa vai chegar, já os valores devem indicar como ela vai chegar lá.

Logo, são os princípios e crenças que devem orientar a empresa. Principalmente, que devem orientar todos os colaboradores do negócio.

Ou seja, são características que você espera que seus funcionários cultivem. Assim, todos poderão trabalhar em uma mesma sintonia, com o objetivo de tornar o empreendimento maior e melhor.

É aqui que o departamento de Recursos Humanos irá avaliar o fit cultural dos atuais colaboradores e futuras contratações para entender quais são os valores e princípios que eles acreditam e se tais sentimentos estão de acordo com os que a empresa espera.

Logo, tais valores serão reforçados no processo de seleção de funcionários para que os novos integrantes do time tenham a mesma “aura do negócio”.

Alguns exemplos de valores que existem são: a inovação, ética, compromisso, entusiasmo e honestidade, dentre outros.

É importante lembrar que, para entender como criar missão, visão e valores, você deverá dedicar uma boa parte do tempo para refletir e também para analisar com cuidado cada proposta elaborada.

A missão, visão e os valores da empresa devem condizer com a realidade e realmente prepararem o negócio para o futuro, serem fáceis de entender e trabalhadas com frequência para que todos entendam corretamente.

Então, não crie essas informações “apenas por obrigação ou por moda”. Dedique tempo a elas e conte com o auxílio de outras pessoas e empresas especializadas. 

Conversar com pessoas de várias idades e setores ajuda a entender o negócio e como os outros o veem. Observe também os aspectos reforçados por seus concorrentes ao criar missão, visão e valores e estabeleça seus diferenciais.

Apresentamos acima algumas dicas sobre como criar missão, visão e valores para te orientar nessa etapa importante do negócio. Depois de defini-los, é preciso trabalhar a implementação de uma cultura organizacional alinhada com estes elementos.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 98 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *