Como desenvolver habilidades de liderança?

Como desenvolver habilidades de liderança?
transformação cultural

A posição de líder é, certamente, almejada por qualquer um que queira chegar ao topo de sua carreira. No passado, era comum a crença de que algumas pessoas já nasciam com tal competência. Porém, os mais recentes estudos provam o contrário, é possível trabalhar e encontrar formas de como desenvolver habilidades de liderança em todos.

Ao estudar e aplicar as táticas de desenvolvimento de liderança, o gestor vai aperfeiçoar a sua técnica e também poderá descobrir novos líderes dentro de sua equipe.

Além de técnicas, existem atitudes pertinentes de como desenvolver habilidades de liderança que todo profissional pode trabalhar e assim galgar posições de destaque na carreira e na empresa.

Manter o comando de uma equipe não é tarefa fácil, além das responsabilidades inerentes ao cargo, como se responsabilizar por sucessos e perdas, é de suma importância ter sua equipe sempre motivada. 

Também é preciso saber que liderar um time não significa agir com autoritarismo, mas inspirar os colaboradores com foco no alcance de resultados. Desta forma, todos os profissionais podem sim desenvolver habilidades de liderança e conseguir gerenciar times pequenos e grandes com muita eficiência.

Você precisa ter em mente que não somos seres imutáveis, portanto, podemos aperfeiçoar e desenvolver sempre novas habilidades para melhorar nossa relação com os outros e também para trabalhar o gerenciamento de pessoas.

Qualidades que um líder deve ter

Certas características são básicas para todo líder, como boa capacidade de comunicação e proatividade. Porém, é importante que a pessoa que assumiu o cargo de gestão tenha:

  • Autoconfiança;
  • Comportamento exemplar;
  • Habilidades decisórias;
  • Capacidade de reconhecer o talento individual de sua equipe;
  • Como avaliar e saiba dar e receber feedbacks;
  • Saiba reconhecer o trabalho de sua equipe.

Ao buscar por alternativas de como desenvolver habilidades de liderança, você vai se deparar com algumas destas características acima e verá que todas podem ser trabalhadas e até contar com o uso da tecnologia como apoio, como são as ferramentas que avaliam o desempenho e assessoram para acompanhar o desempenho dos funcionários e auxiliam nos feedbacks.

Como desenvolver habilidades de liderança?

Abaixo reunimos 10 dicas para que você aplique para aprimorar as suas habilidades de liderança ou use-as como apoio para desenvolver esta competência dentro da sua equipe para, quem sabe, descobrir um novo talento para a empresa.

Coloque-as em prática e veja qual funciona melhor para os seus objetivos de curto prazo. Faça adaptações sempre que necessário!

Trabalhe o autoconhecimento

Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer a si mesmo, identificando pontos fortes e fracos, o que deve ser melhorado ou mantido. Vale até fazer uma análise da própria conduta na organização, baseando-se em situações que foram ou não exitosas.

Neste aspecto, o time de Recursos Humanos pode auxiliar com a aplicação de um teste de perfil comportamental, o que permitirá mapear as características dominantes e então trabalhá-las com foco no desenvolvimento de habilidades que favoreçam a liderança.

Aprimore sua capacidade de comunicação

Após a auto avaliação, que tal melhorar os aspectos comunicacionais que ainda atrapalham? Tem gente que se expressa muito bem na escrita, mas trava na hora de falar.

Ou, ao contrário, existem excelentes comunicadores bastante inseguros quando precisam colocar suas ideias no papel.

Comece a treinar seus pontos fracos em pequenas situações, como reuniões com a gerência, projetos em equipe e até ligações rotineiras.

Assuma projetos novos na organização

Saia da zona de conforto e arrisque-se em tarefas ou projetos diferentes é uma excelente alternativa para quem busca soluções de como desenvolver habilidades de liderança.

Claro que não é preciso fazer nada além do que consegue ou seu tempo permite, mas lembre-se que um líder tem várias responsabilidades e uma forma de treinar isso é assumindo novos trabalhos.

Exercite a formação de uma boa equipe

Um bom líder é também um exímio observador, a partir do momento em que seleciona os talentos adequados para cada tarefa na organização. Então, comece a avaliar os colegas de trabalho, as potencialidades de cada um e treine montar a sua. 

Lembre-se de que você pode, inclusive, fortalecer suas fraquezas ao inserir, no seu time, alguém que as resolva.

teamhub gestão de cultura

Ao formar uma equipe, lembre-se de também delegar funções. O gestor ou gestora deve sair, gradualmente, do operacional e passar para o plano estratégico.

Isso significa que tarefas até então delegadas a ele ou ela devem ser executadas pelos colaboradores.

Estabeleça metas

Não é possível chegar a lugar nenhum sem planejamento e objetivos. Se quer tornar-se líder, estabeleça metas que ajudem a chegar lá.

Por exemplo, que tal incluir um determinado número de cursos de capacitação em curto e médio prazo como uma forma de trabalhar e desenvolver habilidades de liderança? Você pode também colocar como meta assumir um volume de projetos diferentes na empresa.

Ao fazer isso, não se esqueça de acompanhar e registrar sua própria evolução.

Aprenda a ouvir

Ainda que um bom líder seja também um excelente comunicação, de nada adianta não saber ouvir.

Aprenda a ouvir críticas e sugestões, esteja aberto a receber feedback de seus funcionários e parceiros. Muitas vezes, a solução para um problema está no seu futuro colaborador.

Tenha proatividade e análise situacional

Uma outra forma muito útil de desenvolver habilidades de liderança é treinar a capacidade de prever problemas antes que eles aconteçam.

O mesmo vale para oportunidades que, por simples distração, acabam passando batidas.

A proatividade e capacidade de analisar diferentes cenários ajudam a cumprir prazos apertados e na solução rápida de crises. Adquira tais habilidades e tente trabalhá-las em sua equipe.

Inspire!

Você tem alguém, em sua carreira, em quem se espelhou, ou seja, foi sua inspiração? Que tal fazer o mesmo com seus colegas de trabalho? Além de ser exemplo para os outros, o líder é também inspira e encoraja a fazer sempre o melhor. 

Essa é uma dica valiosa usada por pessoas que buscam soluções de como desenvolver habilidades de liderança. Esta competência deve ser trabalhada diariamente, em cada gesto realizado.

Demonstre sua paixão pelo trabalho, a capacidade de inovar, trazer soluções e enfrentar crises. Quem sabe começa a formar sua própria equipe ao se aproximar de novos talentos.

Tenha visão de futuro

Aprofunde seus conhecimentos sobre a empresa e, a partir daí, tente traçar estratégias de crescimento ou meios de melhorar o fluxo de trabalho

Com isso, será possível estruturar bases mais sólidas para executar as tarefas, além de vislumbrar metas que possam ser atingidas.

Nunca deixe de aprender!

A última dica sobre como desenvolver habilidades de liderança é a reciclagem constante. Você jamais deve deixar de buscar conhecimento!

Em tudo na vida, é necessário aprimorar constantemente seus conhecimentos. Não é diferente quando se trata da posição de líder.

Amplie seu networking, faça cursos de aprimoramento, matricule-se em especializações, participe de workshops e congressos. Quanto mais conhecimento absorver, melhor seu preparo para assumir um posto de comando, treinar e gerir pessoas. 

Agora você já sabe como desenvolver habilidades de liderança. Aplique estas dicas no seu dia a dia e faça anotações para acompanhar a sua evolução. Peça também feedback constante aos seus superiores e aos integrantes da sua equipe, isso vai te ajudar a descobrir pontos fortes e pontos que precisam ser trabalhados.

Papo de Cultura Podcast
(Visited 145 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *