Como a música pode se tornar  uma aliada do ambiente de trabalho

Como a música pode se tornar  uma aliada do ambiente de trabalho
transformação cultural

A música está em toda parte e pode complementar qualquer ambiente. Aliás, seus efeitos em grupos e situações específicas costumam se tornar uma fonte valiosa de informação para a comunidade científica. Um dos temas mais discutidos nas últimas décadas, principalmente com a competitividade no mercado crescendo, é o quanto ela pode interferir na produtividade em um ambiente corporativo.

 Neste artigo, vamos mostrar que escutar uma canção, pode-se sim, melhorar a produtividade de alguém. Continue a leitura para saber mais.

Música e a Produtividade

A produtividade dos colaboradores afeta diretamente no lucro da empresa, podendo oscilar de forma benéfica ou fazer justamente o contrário. Diferentes pesquisas mostraram que a música pode interferir nos resultados de modo relevante,

Um estudo do departamento de musicoterapia da Universidade de Miami, publicado em 2005, concluiu que, com o uso de trilha sonora durante a realização das tarefas, elas foram cumpridas em maior qualidade e em menos tempo.

Em entrevistas realizadas após o estudo, alguns dos participantes comentaram que a música lhes dava a sensação de uma melhor atenção aos detalhes, mesmo durante longos períodos.

Outro artigo, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, em 2011, observou uma melhora na concentração, além de alívio do ‘stress’ e maior organização do espaço de trabalho com o uso de plataformas de streaming em celulares e computadores.  com ao menos um terço de suas horas semanais trabalhadas ao som de maior variedade de estilos e artistas.

Na visão de especialistas, o ponto crucial a ser considerado é simples: se alguém está habituado a ouvir música enquanto trabalha, normalmente terá melhor rendimento do que se for privado do hábito, e vice-versa. Equilibrar os dois lados é o que se torna um desafio.

Quais músicas?

Antes de começar a utilizar a música como ferramenta em sua atividade profissional é importante avaliar o ambiente ao redor. Afinal, se o efeito esperado não for atingido, não será exatamente devido ao compositor.

teamhub gestão de cultura

Uma pesquisa realizada em 2014, apontou isso, por neurologistas do Mindlab International, um centro de pesquisas independente sediado em Brighton, no Reino Unido, apontou que, embora haja um consenso de que a categoria de música mais eficaz para o trabalho varia conforme o gosto de quem escuta, algumas combinações entre atividades e gêneros  são vistas como mais compatíveis.

Segundo os analistas, o resultado dos testes apontou que canções pop funcionaram melhor para quem tinha a necessidade de produzir rápida e cuidadosamente. Já a música clássica mostrou-se uma aliada em atividades  de cálculo. A dance music se destacou quando era necessária a revisão de textos.

Como usá-las no ambiente de trabalho

Está bem, vimos provas que uma trilha sonora pode se tornar uma grande parceira do ambiente de trabalho, mas como utilizá-la de forma eficaz quando o gosto musical é algo altamente individual? Aqui estão algumas ideias:

Fones de Ouvido

A concessão do uso permite se desfrutar de música à vontade, respeitando o espaço individual e liberdade para os gostos pessoais dos colaboradores, mesmo para as empresas mais tradicionais ou conservadoras. Esse simples ato já é um grande passo para ajudar com a descontração no ambiente de trabalho.

Playlist dos colaboradores

Promoção de playlists de músicas escolhidas pelo próprio time e divulgação interna ou externamente, pode ajudar a fazer com que os membros da equipe se sintam mais relevantes para a cultura da empresa. Além disso, o RH poderia utilizá-la para entender seus comportamentos e personalidades, agindo internamente com base nelas.

Alto-falantes

Sim, parece um pouco exagerado, mas acredite, costuma funcionar. Definir um momento em que a música tocaria com intensidade e volume controlados, como um horário de almoço, por exemplo, contribuiria para a elevação do espírito de equipe e alívio do stress.

Conclusão

É importante lembrar que desafios ainda podem ser enfrentados na elaboração e execução de uma trilha sonora no ambiente de trabalho, principalmente devido à sua adequação e organização, de forma que, esta contribua com a produtividade do time.

A música ainda é algo subjetivo e não são todos que irão se sentir confortáveis ao com sua utilização, enquanto que para outros, ela pode ser a melhor companhia de tarefas. No entanto, com respeito coletivo e diálogo, a música pode ser a chave para alavancar a produtividade e astral de todos.

Gostou deste conteúdo? Continue acessando nosso blog!

Papo de Cultura Podcast
(Visited 248 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *